Andar de skate é um esporte assim como futebol, natação e judô. E para praticá-lo é necessário se preparar antes, durante e depois. Todos sabemos que andar de skate faz muito bem para a saúde. Por ser um esporte radical, muitas vezes o foco da preparação são os equipamentos de segurança, como capacete, joelheira e etc. Como todo esporte, andar de skate exige uma boa preparação física do skatista. E uma boa preparação começa quando fazemos alongamentos para andar de skate.

No post de hoje, conheça as principais dicas para se alongar corretamente antes de praticar o skate. Acompanhe!

Importância de alongar antes de atividades físicas

O alongamento é fundamental antes de qualquer esporte, pois tem como objetivo devolver ao músculo o tamanho normal dele, já que, como passamos muito tempo sem nos exercitar ou sentados, o músculo tende a encurtar. Veja outros benefícios do alongamento:

  • redução de tensões musculares, relaxando o músculo;
  • melhora da coordenação motora, pois deixa os movimentos mais “soltos”;
  • prevenção de lesões;
  • elevação da temperatura corporal, ajudando no aquecimento;
  • melhora da circulação sanguínea;
  • acerto da postura corporal;
  • precaução quanto ao encurtamento do músculo.

Alongamentos para andar de skate

Agora que já vimos alguns dos benefícios de se alongar, vamos conferir 4 dicas importantes de alongamentos para andar de skate:

1. Alongamento das pernas

As pernas, principalmente panturrilhas, são muito trabalhadas ao andarmos de skate. Por isso, um bom alongamento é fundamental. Até porque não é nada legal sentirmos aquela cãibra durante o esporte. Por isso, o alongamento é tão importante.

O trabalho na panturrilha pode ser feito utilizando uma escada ou o meio-fio (guia) da calçada. Basta se posicionar colocando metade da frente do pé sobre a extremidade (ponta da escada ou meio fio) e “esticar” o músculo.

2. Alongamento dos pulsos

Os pulsos se envolvem bastante quando fazemos algumas manobras, e até mesmo naquele tombo inesperado. Alongar esta parte do corpo é uma ótima forma de prevenir uma lesão que pode tirar você de ação por um bom tempo. E é simples de ser feito. Dobre a mão com a palma para cima segurando com a mão contrária. Depois faça o movimento para baixo. 

3. Alongamento dos ombros

O ombro também sofre bastante com as manobras de skate. Assim como os pulsos, costumeiramente sofre grandes impactos nas quedas. E cair do skate com o ombro mal alongado é quase certeza de uma lesão. Como podemos evitar isso? Alongando corretamente.

Para alongar o ombro basta girar o braço no sentido horário e anti-horário. Isso faz com que todos os músculos e tendões da região se aqueçam.

4. Alongamento do pescoço

O pescoço é uma parte do corpo bem sensível, e ao andar de skate, se o alongamento não foi feito da maneira correta, aquele “mau jeito” pode surgir e atrapalhar as próximas saídas. Girar o pescoço em 360 graus e alongá-lo para os lados, para frente e para trás são algumas das formas de evitar lesões andando de skate.

Estes são alguns dos alongamentos mais importantes que devemos ter como o hábito antes de andarmos de skate. Isso não quer dizer que alongar as outras partes do corpo como quadríceps (coxas), lombar ou antebraços não seja necessário. É bom termos em mente que quanto melhor fizermos os alongamentos para andar de skate, melhor será nosso desempenho em cima do shape.

Gostou do conteúdo? Ele foi útil para você? Então, aproveite e compartilhe com os seus amigos nas redes sociais!