Não tem jeito de fugir da necessidade de falar inglês hoje em dia: quando não é para viajar pelo mundo sem precisar fazer mímica, a exigência aparece na entrevista para o estágio, nas aulas da faculdade e até nas redes sociais, não é verdade?

Pois então que tal conhecer 5 dicas matadoras para estudar inglês sozinho? Continue lendo e saiba como treinar o idioma da Rainha sem precisar nem mesmo sair de casa!

Tire um tempinho só para estudar

Você com certeza já deve ter ouvido dizer que a prática leva à perfeição, certo? Sendo assim, uma das coisas mais importantes para ficar craque no inglês é ter disciplina no estudo.

Para isso, procure separar um tempo toda semana para estudar, mesmo que seja rápido: tire 15 minutinhos para isso toda manhã, aproveite o tempo no transporte público ou dedique-se durante uma hora inteira, uma vez por semana. O importante é se focar no inglês regularmente para continuar aprendendo sem se esquecer do que você já sabe!

Organize seu material

Outro ponto essencial no aprendizado é a revisão, e aí tentar estudar com anotações que você fez em post-its soltos, guardanapos da cantina da faculdade e notas no smartphone vai ser bem complicado, não concorda?

Deixe em uma sacola ou em um cantinho na sua casa um caderno ou bloquinho específico para o inglês, junto com dicionários, livros didáticos e outros materiais. Da mesma forma, procure organizar suas anotações de modo que você encontre aquilo que precisa (vocabulário, gramática, etc.) rapidamente. Usar canetas em cores diferentes pode ajudar nessa hora!  

Pratique habilidades diversas

É claro que os seus objetivos pessoais com o inglês podem fazer com que você dê mais atenção à compreensão e produção oral do que à escrita e leitura por exemplo, mas o ideal é que você tente praticar pelo menos um pouquinho de cada uma dessas quatro habilidades.

Procure variar entre exercícios de escuta e fala, assim como interpretação de texto e redação. Além de dinamizar os estudos, esse método proporciona um aprendizado mais completo da língua!

Conte com várias fontes de estudo

Pensando ainda em aprender habilidades diferentes, vale a pena alternar entre o aprendizado com um livro (há, inclusive, aqueles feitos especialmente para estudar inglês sozinho: os de self-study) e outros métodos mais divertidos, como assistir a séries e filmes em inglês, escutar músicas, ver vídeos no YouTube, etc.

Fique com o caderninho e o dicionário ao lado para fazer anotações e tirar dúvidas, mas tome cuidado para não abusar das legendas em português e transformar o estudo em procrastinação, viu?

Use a tecnologia para aprender

Mais uma dica bacana para estudar inglês sozinho é usar a internet para ajudá-lo. Além de ser fonte de materiais em inglês (como vídeos e músicas), você também pode usar o smartphone para aprender em apps como o Duolingo ou consultar dicionários on-line.

Contar com um aplicativo de anotações para levar para qualquer lugar também é uma boa ideia, e até mesmo os apps de agenda podem ser úteis para que você consiga tempo para aprender. O Google Agenda, por exemplo, permite que você crie metas de estudo e encontra horários livres para isso no seu calendário toda semana, sabia?

Gostou das nossas dicas para praticar inglês sem complicação? Então que tal compartilhar este post nas suas redes sociais e aproveitar para ler também nosso material com 6 dicas para organizar seus estudos? Temos certeza de que ele também vai ajudá-lo!