O carnaval é uma das épocas mais aguardadas do ano pelos brasileiros. O feriado – quase sempre prolongado – permite que tenhamos alguns dias de folga do trabalho para descansar e aproveitar a semana de folia.

As cidades litorâneas estão entre os principais destinos aqui no Brasil durante esta época do ano. Uma ótima oportunidade de aproveitar o final do verão com muita praia e festa. Quem não gosta, não é mesmo? E para te ajudar, preparamos este artigo com 5 praias para você passar o carnaval. 

1. Praia de Copacabana – Rio de Janeiro

Copacabana é uma das praias mais conhecidas do mundo. Situada na Zona Sul da cidade do Rio de Janeiro, suas areias e orla atraem milhares de turistas durante todo o ano. E no carnaval não é diferente. Os bloquinhos e bandas arrastam pessoas que vêm de todo o Brasil.  No conhecido posto 5, você pode aproveitar ao som do bloco Chora Me liga. No posto 9, a folia ficará por conta do bloco “Empolga às 9h”.

2. Praia do Jabaquara – Paraty

A Praia do Jabaquara está localizada na cidade histórica de Paraty, no litoral sul do estado do Rio de Janeiro. A cidade é conhecida pela enorme variedade de praias e ilhas. Ao todo, a baía de Paraty abriga, aproximadamente, 60 praias e 65 ilhas de águas cristalinas. Próxima do centro histórico, na praia do Jabaquara, você encontra dois blocos tradicionais para se divertir. 

Arrastão do Jabaquara

O Arrastão do Jabaquara completa 10 anos neste carnaval, e faz com muito estilo a mistura da arte com folia. O bloco desfila com bonecos gigantes feitos em papel machê ao som de marchinhas típicas desta festividade, trazendo muita alegria para crianças e adultos que gostam de pular carnaval atrás de blocos, mas não curtem micaretas.

Bloco da Lama

O Bloco da Lama surgiu em 1986, quando dois adolescentes resolveram brincar na lama do manguezal na Praia do Jabaguara. Os jovens saíram lambuzados pelas ruas do centro histórico e fizeram muito sucesso. Assim surgiu um dos blocos mais inusitado do carnaval brasileiro.

No ano seguinte, o grupo cresceu e foi para as ruas representando uma tribo pré-histórica carregando cipós, caveiras e ossadas, aos gritos de uga, uga, rá, rá! No final da festa, o bloco encerra com um banho no rio ou no mar, e deixa uma mensagem de paz para que o carnaval da cidade dos barcos seja uma festa de alegria.

Existem outros blocos carnavalescos em Paraty, como Os Meninos do Pontal, Tribo do Samba, Mangueira, Vamos que Tô e Paraty do Amanhã, além de outros menores, que juntamente com as baterias afinadas, sambas-enredos e tradicionais marchinhas, são responsáveis por arrastar centenas de foliões para a brincadeira.

3. Praia do Forte – Cabo Frio

A praia do forte está localizada na cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos no estado do Rio de Janeiro. Conhecida como “Caribe Brasileiro”, a praia possui 7,5 quilômetros de extensão com água cristalinas e dunas com areia branquinha. O carnaval de 2017 será marcado pelos que blocos com trios elétricos que estarão concentrados em vários pontos da região.

4. Praia do Porto das Dunas – Aquiraz 

A Praia Porto das Dunas está localizada no município de Aquiraz, e é umas das praias mais conhecidas estado do Ceará. Localizada apenas a 20 km da capital Fortaleza, a praia  vai receber o Carnaval PDD (Porto das Dunas).  A festa no mar é uma ótima escolha para aqueles que gostam de curtir a folia ao som de sertanejo, forró e funk.

Neste ano de 2017, o evento terá atrações como Wesley Safadão, Aviões do Forró, Simone e Simaria, Matheus e Kauan e o funkeiro Mc João, além de outros artistas renomados garantindo diversão durante todo o feriado. 

5. Praia dos Açores – Florianópolis

Praia dos Açores é uma opção perfeita para quem busca dias de sossego e um feriado de carnaval mais tranquilo e longe da folia. Localizada em Florianópolis, Santa Catarina é encravada entre as praias do Pântano do Sul e da Solidão, a praia possui 3 km de extensão. 

Com águas azuis com ondas leves, o local é rodeado pelos morros do Pântano, do Trombudo e do Córrego dos Naufragados da Costa de Dentro, oferecendo uma vista ideal para os amantes da natureza com uma linda paisagem com belas trilhas ecológicas.

Divirta-se, mas sempre com segurança

Passar o feriado de carnaval na praia também requer muito cuidado para não se envolver em algum acidente ou prejudicar os dias festivos. Por isso, veja algumas orientações para você aproveitar com mais segurança e tranquilidade nas festas perto do mar:

1. Cuidados ao entrar na água

Assim que você chegar à praia, é importante procurar conhecer o local. Por isso, converse com um guarda-vidas e pergunte qual o lugar mais seguro para nadar e os riscos no local. Na hora de entrar no mar, procure por áreas em que a água atinja abaixo da cintura. Além disso, mantenha-se distante de pedras e costeiras, pois elas propiciam a formação de correnteza e tornam o socorro mais difícil.

Lembre-se de nunca entrar na água após ingestão de bebidas alcoólicas. Também evite nadar ou brincar no mar após uma refeição, pois esta condição aumenta o risco de congestão.

Outra dica boa, é guardar seus principais pertences, como documentos, celular, chave e dinheiros em uma bolsa que seja a prova d’agua. Assim você pode facilmente entrar na água sem se preocupar.

2. Cuidados com crianças

Se for viajar com a família, atenção total com as crianças presentes. Informe-se com os guarda-vidas sobre a pulseira de identificação, preencha todos os dados e coloque no braço da criança. Esse acessório facilita a localização em caso de um possível sumiço dos pequenos.

Agora que você já conhece as melhores praias para passar o carnaval se divertindo, você pode ler nosso artigo que te apresenta os melhores hostels do Brasil. Ele te mostrará as mais conceituadas hospedagens em terras tupiniquins, onde você encontrará todo o conforto, segurança e comodidade para aproveitar as suas viagens.