O skate é um esporte que envolve a arte de se locomover pela área urbana sobre um shape. Pode parecer simples ao observar, mas subir em um desses exige concentração, técnica e equilíbrio, e as manobras só começam a acontecer depois de muito treino. Mas, aprender andar de skate é um desafio possível que precisa apenas de dedicação.

No post de hoje, vamos listar 6 dicas importantes para começar bem no seu novo esporte. Tênis no pé e skate nos braços: é hora de dar os primeiros passos!

1. Escolha um modelo com shape grande

O shape é a base do skate ou longboard. Quando for comprar a peça, pise na parte da frente e na de trás para conferir sua resistência.

Os shapes menores exigem muito mais equilíbrio, portanto, optar por um de tamanho maior pode ser uma boa dica para começar. Escolha um modelo com a borda mais larga ou que seja mais comprido.

2. Não se esqueça do equipamento de segurança

O skate é um esporte radical. Isso significa que ele oferece riscos e certamente você sofrerá algumas quedas durante sua prática. Para prevenir machucados mais graves, compre um equipamento de segurança antes de começar: joelheiras, cotoveleiras, luvas e um capacete são essenciais para garantir um começo sem sustos.

3. Veja qual será sua postura

O modo como você vai andar de skate pode ser diferente caso você seja canhoto. Suba na base e veja com qual pé você se sente mais confiável para deixar na frente. Se você deixa o pé esquerdo, você andará na posição chamada regular. Se deixar o pé direito, a posição é chamada goofy.

4. Tenha paciência e aprenda a cair

É fato que você vai cair muito durante as primeiras tentativas de subir no skate e também ao tentar uma nova manobra, mas essa é a graça do esporte. Portanto, não se arrisque tentando descer ladeiras e abusando da alta velocidade. Comece devagar, com paciência, até pegar o jeito do seu skate e começar a dominá-lo.

Também é importante saber cair. Ao sentir que você vai se desequilibrar, salte da prancha o mais rápido possível para evitar cair de mau jeito.

5. Treine muito

Somente com muito treino você vai conseguir evoluir e fazer as manobras mais legais. Então, tire um tempinho todos os dias para subir no skate e treinar. Também é importante trabalhar o equilíbrio. Usar um spin (uma prancha com uma bolinha embaixo) e tentar se equilibrar sobre ele pode ser um ótimo treinamento para se dar bem no skate.

6. Tente o Ollie como sua primeira manobra

A manobra base do skate é chamada Ollie. A partir dela você consegue treinar as demais e evoluir na prática. Para essa manobra, mantenha o pé dianteiro em 45 graus e coloque o peso na parte da frente da prancha. Depois, retire o pé traseiro da base e, com um único movimento, empurre-a contra o chão com o pé que estava suspenso. Coloque o pé de trás novamente na traseira da base e volte o pé frontal para a posição normal.

Aprender andar de skate é um desafio que exige concentração, equilíbrio e muita paciência. Com muito treino, você pode começar a fazer Ollies mais altos e, a partir daí, começar a treinar manobras mais radicais. E aí, vai tentar?

Gostou das nossas dicas para começar andar de skate? Curta nossa página no Facebook, receba nosso conteúdo em primeira mão e fique sempre atualizado!

banner-converse-abacaxi