Razões não faltam para aproveitar o carnaval no Rio de Janeiro. Todos os anos, mais de um milhão de turistas, incluindo foliões do mundo inteiro, visitam a cidade maravilhosa em busca de diversão e novas experiências.

No entanto, além dos tradicionais desfiles da Marquês de Sapucaí, o Rio oferece programações para todos os gostos.

Para quem não tem samba no pé, o carnaval carioca proporciona entretenimento e lazer até aos que desejam descansar neste verão. Já para os foliões, existem diversas atrações, com estilos musicais variados e desfiles contagiantes de escolas de samba.

De fato, o Rio continua lindo, principalmente em época de carnaval. Mas, para que não restem dúvidas, selecionamos 8 motivos para você fazer as malas e conhecer a festa mais animada do mundo! Confira:

1. Blocos de rua pelos bairros

Os blocos de rua são opções de divertimento gratuito e podem ser encontrados em quase todos os bairros do Rio de Janeiro, tornando o carnaval por lá referência nos quatro cantos do mundo.

Em 2017, serão cerca de 450 blocos e bandas responsáveis por levantar o astral dos turistas e foliões com suas marchinhas e estilos musicais variados.

Contudo, se você estiver com dúvidas ou um pouco perdido, procure o bairro da Lapa, o Carioca da Gema e o Rio Scenarium, locais conhecidos por seus famosos blocos de rua, considerados também os melhores da festa carioca.

2. Desfiles na Marquês de Sapucaí

O mundo inteiro para quando as escolas de samba começam seus desfiles no sambódromo da Marquês de Sapucaí.

E não são apenas os estrangeiros que marcam presença na arquibancada: os próprios brasileiros fazem questão de prestigiar suas escolas do coração, como Mocidade Independente, Beija-flor, Portela, Mangueira e tantas outras que trazem samba, beleza e enredos inesquecíveis.

Os desfiles são considerados, dessa forma, uma das principais atrações do carnaval no Rio, representando diferentes culturas com suas fantasias e seus enredos.

3. Praias paradisíacas e relaxantes

Quer aproveitar o verão carioca de outra maneira? As praias são o cartão-postal do Rio de Janeiro, tornando-se também um dos principais atrativos da cidade. Elas fazem sucesso em qualquer época do ano, mas é justamente nos dias de folia que ganham uma beleza natural maior.

Para os visitantes, o grande desafio é decidir em qual praia ficar, já que existem muitas opções espalhadas pelo município.

Mas se você deseja pegar um sol, relaxar ou simplesmente repor as energias, pode começar a programação conhecendo os lugares mais famosos, como a Praia do Arpoador, a Barra da Tijuca, o Posto 9 (em Ipanema) e Grumari, entre tantos outros que fazem o sol brilhar mais.

4. Infraestrutura completa para os turistas

Acessíveis para todos os bolsos, os hotéis ficam superlotados nesta época do ano. Mas para quem se programa com antecedência, fica mais fácil encontrar a hospedagem perfeita.

Assim, além da variedade dos serviços de hotelaria, os turistas encontrarão restaurantes com boa gastronomia e excelente atendimento, além de banheiros públicos distribuídos pela cidade.

Sem falar no aumento da segurança, que é reforçada em todos os locais para garantir uma festa mais segura a todos.

5. Recepção calorosa dos cariocas

Durante os dias de carnaval, você encontrará sorrisos por toda parte. Seja nos desfiles da avenida ou até nos restaurantes, os habitantes da cidade são famosos por sua hospitalidade e generosidade.

Mas vale lembrar que esse clima não é percebido somente nos períodos de festa, pois em qualquer época do ano os cariocas mantêm uma simpatia que chama a atenção de todos que visitam o Rio de Janeiro em busca de aventuras e momentos inesquecíveis.

6. Uma festa para todas as idades

Um dos maiores eventos do Brasil certamente teria espaço para os pequenos. Se você não quer deixar os filhos em casa ou faz questão de levá-los para aproveitar o feriado prolongado, saiba que o Rio de Janeiro também oferece atrações incríveis destinadas ao público infantil.

Desse modo, se você não deseja participar dos desfiles com a família, pode curtir uma praia ou marcar presença em eventos culturais espalhados pela cidade, incluindo bailes de fantasias, blocos de ruas, etc. Assim, todos podem curtir a folia!

7. Centros comerciais e lojas

Visitar o Rio de Janeiro e sair com as mãos vazias não dá! Se você adora comprar presentes, veio ao lugar certo, já que durante todo o carnaval é possível encontrar centros comerciais que vendem marcas cariocas exclusivas.

Já pensou em renovar o guarda-roupa para aproveitar o verão brasileiro? Basta dar uma volta pelas lojas e descobrir o universo da moda disponível em cada esquina!

Se você é daquelas pessoas que sempre leva uma lembrancinha para os amigos e parentes, todavia, vai gostar de saber que elas podem ser adquiridas em qualquer lugar.

8. Inúmeras opções do carnaval no Rio de Janeiro

Decidiu de última hora curtir o carnaval na capital carioca? Não se preocupe — mesmo para quem não montou uma programação com antecedência, existem diversas opções bacanas na cidade maravilhosa.

Sempre há espaço para os que querem conhecer os famosos pontos turísticos, como o Pão de Açúcar, o Cristo Redentor e o Morro da Urca.

Além disso, se você pretende relaxar e fugir da agitação, o Rio disponibiliza diversas atividades culturais no bairro da Lapa. Há também alguns museus que atraem inúmeros visitantes e, portanto, merecem sua atenção, como o Nacional, o de Belas Artes e o da Imagem e do Som.

Gostou de saber mais sobre esses programas alternativos? Mas ainda não acabou! Para os fãs da natureza, essa cidade reserva lindas vistas e trilhas alucinantes no Morro Dois Irmãos, lugar perfeito para visualizar o Leblon, Copacabana, Ipanema e todo o carnaval.

Outra ideia é visitar o Jardim Botânico ou o Parque da Lage para respirar ar puro e relaxar, em um programa bem tranquilo.

Como você percebeu, razões não faltam para passar o carnaval no Rio de Janeiro. Seja para curtir os dias de folia ou descansar, a capital carioca está sempre de braços abertos para te receber.

Já visitou a cidade maravilhosa no período de folia? Conhece outro motivo para completar essa lista? Deixe seu comentário!