Se você é um apaixonado por hiking ou por trekking, fique sabendo que a maior parte das trilhas brasileiras reserva cenários espetaculares e guardam belezas naturais inigualáveis. Algumas delas são extremamente especiais e merecem ser destacadas, devido ao encanto que provocam em aventureiros de todo o mundo.

Neste post, listamos oito paraísos ecológicos que você não pode deixar de conhecer. Aventure-se por essas trilhas com a certeza de recompensas inesquecíveis durante o trajeto! Confira: 

Chapada Diamantina (BA) 

O Vale do Pati, localizado no Parque Nacional da Chapada Diamantina, reserva algumas das mais recompensadoras trilhas brasileiras. Ideal para os amantes do trekking  com percursos variados entres subidas, descidas, paredões, rios e cachoeiras , a Chapada é um dos locais preferidos de quem curte muita aventura na natureza. Não deixe de visitar o Cachoeirão, uma queda d’água com mais de 90 metros de altura, cujo poço forma uma fantástica piscina natural. 

Petar (SP)

O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR) abriga mais de 300 cavernas e galerias subterrâneas na maior porção de Mata Atlântica preservada do país. O parque é bastante procurado para a prática de hiking, trekking e explorações cavernosas, afinal, nesse quesito, lugar melhor no Brasil não há! 

Visconde de Mauá (RJ) 

Pense em uma área preservada em que há a possibilidade de se praticar os mais variados esportes radicais. Visconde de Mauá, no Rio de Janeiro, é uma reserva de proteção ambiental que possui algumas das mais belas trilhas brasileiras, repletas de cachoeiras, piscinas naturais, rios, mirantes, formações rochosas e paisagens espetaculares. Com trilhas de fácil acesso, sobra adrenalina para quem curte rapelrafting, trekkinghiking, camping e muito verde. 

Aiuruoca (MG)

“Casa de Papagaio”, no dialeto indígena, Aiuruoca é considerada um dos santuários sagrados brasileiros, devido ao seu elevado grau de irradiação e vibração energética. Pisar nessa porção de natureza intacta  cercada por rios, montanhas, cachoeiras, matas virgens e bosques de araucárias , é extremamente revigorante e convidativo para explorar as trilhas e desfrutar o meio ambiente e energia locais. 

Monte Roraima (RR)

Este aqui é para quem curte trekking de verdade! Em um dos pontos mais altos do Brasil – com cerca de 2.875 m de altitude – a exploração do Monte Roraima se divide em trilhas brasileiras e trechos que passm pelos territórios da Guiana Inglesa e da Venezuela, onde se inicia a jornada. Com percursos com níveis de dificuldade entre moderado e difícil, a aventura pode durar de 6 a 8 dias e exige bastante preparo físico dos exploradores. 

Chapada dos Veadeiros (GO)

A Chapada dos Veadeiros é um dos locais mais procurados pelos aventureiros de plantão! Em um dos maiores símbolos do ecoturismo brasileiro, é possível encontrar todo tipo de trajeto de aventura, desde trilhas de 10 km (ida e volta)  como a Trilha dos Saltos ou a espetacular Trilha dos Cânions , até mesmo percursos extremamente desafiadores  como a Trilha das Sete Quedas, com 23 km de extensão e uma diversidade exuberante de cenários pelo caminho.

Aparados da Serra (SC / RS) 

Na divisa dos dois estados, o Parque Nacional Aparados da Serra possui paisagens pra lá de especiais. O grande barato de percorrer suas trilhas é que o percurso pode ser feito tanto pelo topo dos cânions como por dentro deles. Nossa sugestão é explorar a Trilha do Rio do Boi, que passa pela fenda do Cânion do Itaimbezinho, com mais de 5 km de extensão e quase 1 km de profundidade.  

Chapada dos Guimarães (MT) 

Percorrer as trilhas da Chapada dos Guimarães de bike, em passeios curtos de 2 ou 3 horas, ou mesmo a pé, em trekkings de mais de 3 dias, proporciona experiências fantásticas a quem se aventurar por lá. Com paisagens inesquecíveis, como a Trilha da Cachoeira do Véu da Noiva (uma das mais altas do Mato Grosso) e suas grutas de águas azuis cristalinas, a Chapada não pode ficar de fora do seu roteiro.

Agora que você já sabe onde ficam algumas das mais encantadoras trilhas brasileiras, arrume sua mochila, monte seu roteiro e pé na estrada! E caso tenha alguma outra dica sobre algum lugar fascinante, deixe seu comentário abaixo e compartilhe conosco. Até a próxima e boa viagem!