O carnaval do Brasil é uma festa única e que traz consigo a alegria dos foliões que passam quatro dias consecutivos se divertindo, cantando e dançando nos blocos de rua, avenidas, trios elétricos e camarotes distribuídos por todo o país.

No entanto, para curtir a festa com saúde até o final, é importante seguir algumas dicas para o carnaval a fim de não ter surpresas no meio do caminho.

Se você está procurando essas dicas para passar pelo carnaval e ficar apenas com lembranças boas e divertidas desse feriado prolongado, continue a leitura deste post. Aqui você vai saber tudo o que precisa para festejar com segurança, garantindo um carnaval com alegria e saúde. Acompanhe!

1. Prepare-se para a festa

Você sabe que o carnaval é a soma de 4 dias de muita diversão, às vezes acompanhada por bebida em excesso e comida em falta. Por isso, alguns dias antes da festa, é importante começar a preparar o corpo para a folia que vem a seguir.

Durante a semana que antecede o carnaval, durma ao menos 8 horas todos os dias, beba de 2 a 3 litros de água diariamente e faça exercícios físicos moderados se você já estiver acostumado a praticá-los. Caso contrário, aposte em caminhadas leves, apenas para preparar o corpo para o que vem por aí.

2. Tenha sempre preservativos

Leve consigo um estoque de preservativos para onde for. O carnaval é uma festa que une milhões de pessoas e a sedução está liberada, mas sempre com proteção. A relação sexual feita com camisinha não apenas previne uma gravidez indesejada como te protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

O preservativo é o grande segredo para curtir o carnaval da maneira que você preferir sem ter novidades indesejadas no futuro, deixando apenas os bons momentos na memória.

3. Não se esqueça de se proteger do sol

Se você vai curtir a folia durante o dia, é muito importante não se esquecer da proteção contra os raios solares. Passe protetor solar no corpo todo (dê uma atenção especial para a região do rosto) e reaplique-o nas áreas expostas sempre que você lembrar.

Falando em rosto, não se esqueça dos acessórios imprescindíveis para curtir o carnaval no sol: um bom chapéu ou boné e os óculos de sol te ajudam a proteger os olhos e a região à sua volta, que é sensível e pode sofrer consequências drásticas caso não seja bem cuidada.

4. Hidrate-se

Hidratação é a palavra de ordem para passar pelo carnaval com saúde e sem ficar com aquela ressaca típica da quarta-feira de cinzas. A dica para não sofrer com os efeitos do álcool é intercalar aquela cervejinha gelada com uma garrafa de água. Assim, seu corpo permanece hidratado e tem menos chances de sofrer aquela embriaguez que te impede de lembrar o que aconteceu no dia anterior.

Se você não bebe, a dica também é válida: o sol em excesso também pede muita hidratação. Por isso, a grande dica é sempre estar com uma garrafa de água à mão e beber bastante desse líquido durante os 4 dias de folia.

5. Use roupas confortáveis

As roupas também podem influenciar no seu conforto para curtir o carnaval. Dê preferência para peças de algodão ou tecidos que absorvam o suor e deixem o corpo transpirar. Evite jeans, peças muito apertadas e acessórios que possam incomodar seus movimentos, especialmente nas multidões.

Muitas vezes, o calor que a roupa provoca junto às altas temperaturas já típicas do Brasil nessa época do ano pode resultar em pressão baixa, desmaios e indisposição, coisas que você jamais quer sentir no carnaval, não é?

6. Tenha cautela com a alimentação

Você está na rua, curtindo aquele bloquinho divertido e bate aquela fome. Nessa hora, lembre-se bem da dica a seguir: cuidado na ingestão dos alimentos. Não é incomum que alguns ingredientes usados na preparação desses lanches estejam contaminados, já que estão sujeitos às milhares de bactérias presentes naquele ambiente.

Dê preferência para comprar produtos já embalados e industrializados, de vendedores que possuam credenciais para comercializar alimentos e bebidas no espaço onde você estiver. Além disso, faça um kit na sua bolsa com água e alguns snacks caso a fome bata e você não tenha nada por perto para comprar.

Alimentar-se bem e com alimentos de origem confiável durante a festa é imprescindível para evitar desnutrição, desidratação e até uma infecção causada por comida contaminada.

7. Respeite seu corpo

A festa está ótima e você não quer ir embora, porém está com muito sono e seu corpo já dá sinais de esgotamento. Nesse caso, não tente lutar contra o que você está sentindo: a melhor maneira de aproveitar a festa é respeitar o seu corpo e parar quando ele dá sinais de que não aguenta mais a folia.

Durma, descanse e beba água para que no próximo dia você possa ir à festa tão animado e disposto quanto no dia anterior!

8. Não exagere na bebida alcoólica

Claro que você não precisa ficar sem beber nada, mas tome cuidado com a quantidade de bebida que você ingere durante a festa. A cerveja, por exemplo, é diurética e pode causar problemas como a desidratação e, nos casos mais graves, pode levá-lo ao hospital para receber a hidratação por meio do soro.

Por isso, não se esqueça da dica acima de tomar bastante água entre uma latinha e outra.

9. Cuidado com os energéticos

Para aguentar a folia, é comum que as pessoas optem por tomar bebidas energéticas. Porém, é importante também não abusar desse líquido, já que elas contém cafeína que, em excesso, pode atrapalhar o sono mais tarde e ainda provocar arritmias cardíacas e gastrite.

As dicas para o carnaval parecem básicas, mas no meio da folia é comum esquecer que alguns hábitos podem tornar a festa mais agradável e impedir que você tenha algum problema no meio da curtição. Fique sempre atento aos sinais do seu corpo, não esqueça os itens essenciais como comida, preservativo e água, coloque o seu abadá e curta ao máximo essa festa anual que é feita para se divertir e se esbaldar nas avenidas!

E então, já sabe onde vai curtir o carnaval? Se você já combinou tudo com seus amigos, compartilhe esse post em suas redes sociais e deixe-os por dentro de tudo o que fazer para curtir a festa com segurança!