A lenda dos 27 envolve músicos e musicistas famosos que morreram aos 27 anos, frequentemente por abuso de álcool e drogas, homicídio ou suicídio.

Neste post, você vai conhecer a história de um dos integrantes desse clube: o talentoso guitarrista Jimi Hendrix. Acompanhe e saiba mais sobre essa história!

Infância e juventude

Nascido em 27 de novembro de 1942, na cidade de Seattle, nos EUA, James Marshall “Jimi” Hendrix era um garoto delicado e tímido. A sua infância foi cheia de problemas familiares, principalmente a separação dos pais e a morte da mãe em 1951 e 1958 respectivamente.

Seu primeiro instrumento foi um ukulele e, depois, Jimi comprou uma guitarra por 5 dólares.

Em 1959, alistou-se no exército como paraquedista para ir ao Vietnã, mas nunca entrou em confronto. Hendrix dizia que o barulho do vento assoviando no paraquedas era uma inspiração para seu som.

Carreira multifuncional

Hendrix foi guitarrista, compositor, cantor e produtor.

Antes de se alistar no exército, tocou em bandas locais. Após ser dispensado por uma fratura no tornozelo, passou a tocar em conjuntos de apoio de blues e soul, como Little Richards, B.B. King e Curtis Knight.

Em 1966, criou sua primeira banda: Jimmy James and the Blue Flames. Foi nessa época que Jimi conheceu Frank Zappa, que mostrou a Hendrix o pedal de “wah-wah”.

The Jimi Hendrix Experience

Mais tarde, na Inglaterra, Hendrix formou a banda The Jimi Hendrix Experience, com Mitch Mitchell e Noel Redding. Com a ajuda de Chas Chandler, que os descobriu ainda nos EUA, conseguiram um contrato.

Suas apresentações em Londres trouxeram grandes fãs, entre eles Eric Clapton, o grupo The Who, os Beatles e Jeff Beck. Dessa forma, Hendrix conseguiu formar uma parceria com o selo Track Records.

Com esse selo, regravou a música “Hey Joe”, do músico Billy Roberts, e o single tornou-se praticamente um molde para os grupos de rock daquele período.

Em 1967, The Jimi Hendrix Experience lançou o primeiro disco, chamado “Are You Experienced?”. Ele trazia, entre outras, as músicas “Remember”, “Fire”, “Third Stone From The Sun” e “Red House”, que continham elementos de pop-rock, psicodelia, baladas e blues.

Ainda em 1967, foi levado ao hospital após queimar o braço ao colocar fogo na sua guitarra — performance que se tornaria sua marca registrada.

Depois, foi lançado o segundo álbum, “Axis: Bold as Love”, com músicas como “If 6 was 9” e “Little Wing”, que continuavam mostrando sua maestria na guitarra.

Nessa época, graças à fadiga e ao abuso de álcool e drogas, Jimi foi preso em Estocolmo após um ataque de raiva em um hotel.

Em 1968, saiu o terceiro álbum, chamado Electric Ladyland, um álbum duplo mais eclético e experimental com blues em “Voodoo Child”, jazz em “Rainy Day, Dream Away”/”Still Raining, Still Dreaming” e uma das mais famosas versões de “All Along the Watchtower”, de Bob Dylan.

A gravação desse disco foi bastante problemática, pois Hendrix se sentia limitado. Ele, então, resolveu voltar para os EUA e criar um estúdio para ter liberdade para desenvolver suas músicas.

Em dezembro do mesmo ano, Chandler pediu demissão. Hendrix havia se tornado indisciplinado, errático e incoerente pelo uso de drogas, querendo fazer diversas sessões de gravação, nunca encontrando a perfeição.

Muitas faixas desse álbum mostram Jimi indo além do que o trio já fazia. Essa expansão de horizontes musicais ocasionou no fim da banda, em 1969. Em maio, logo depois, o artista foi preso em Toronto, por tentar embarcar no avião com heroína em seus pertences.

Gypsy Suns and Rainbows e Band of Gypsys

Em 1969, Hendrix formou outra banda, Gypsy Suns and Rainbows, especialmente para se apresentar no Woodstock. Esse show foi feito sem ensaios e, além disso, dizem que Hendrix estava sob efeito de muito LSD.

O show foi marcado por uma apresentação instrumental do hino dos EUA, com uma versão distorcida e acompanhada por ruídos de guerra, produzidos por Jimi em seu instrumento. A invenção desses efeitos na guitarra foi inovadora.

A banda acabou e Jimi formou um trio, Band of Gypsys, acompanhado de Buddy Miles e Billy Cox. Eles fizeram quatro show na noite do Réveillon. Os shows foram gravados e continham apresentações de diversas músicas, incluindo “Machine Gun”, seu épico anti-guerra.

No começo de 1970, sua associação com Miles terminou — segundo Hendrix, eles não conseguiam se entender. Então Hendrix passou a trabalhar com Mitch Mitchell no seu projeto Rainbow Brigde.

Em agosto e setembro, provou da insatisfação e do desapontamento do público, com vaias e zombarias em meio a uma atmosfera de baderna nos shows.

Morte repentina

Em 18 de setembro de 1970, Jimi Hendrix estava na Inglaterra com a namorada, Monika Dannemann.

Lá, ele foi encontrado na cama de um hotel, desacordado após ter tomado nove pílulas para dormir, asfixiado em seu próprio vômito.

Morreu no hospital, com 27 anos, e foi mandado para ser enterrado nos Estados Unidos.

Legado

Jimi Hendrix tinha um estilo único, por ser canhoto e tocar uma guitarra para destros virada ao contrário, com cordas para canhoto. Esse fato influenciou muitos guitarristas canhotos.

A Fender Stratocaster era a guitarra preferida de Jimi. Ele a usava quase sempre, e o fato de ter tanta habilidade em usar a alavanca de tremolo para fazer acordes e notas sem desafinar a guitarra fez com que a Fender fosse imortalizada. Dizem que Jimi conseguia fazer partes rítmicas e solos ao mesmo tempo.

Hendrix sempre procurou melhorar sua performance no palco e criar novos efeitos na guitarra. Foi um dos primeiros a utilizar o pedal wah-wah e explorou todas as possibilidades, tornando-se um mestre notável.

Após sua morte, álbuns póstumos foram lançados e até um filme documentário sobre a vida de Hendrix foi produzido em 1972.

Até hoje, diversos jovens são influenciados a tocarem e comprarem seus discos. Discos esses que ainda têm muito valor de mercado, com várias prensagens diferentes — o que prova que a juventude ainda está atrás de seus trabalhos.

Gostou de saber um pouco mais sobre esse ídolo? Compartilhe-o nas redes sociais e mostre para todos que Jimi Hendrix tem um valor inestimável e eterno!