Todo mundo que se liga em design já se pegou pensando em como aquele grande produto foi criado ou como um diretor de arte chegou a um conceito matador. Graças à Netflix, agora é possível pelo menos se ter uma ideia de como eles acontecem. É que o serviço de streaming tem no seu catálogo (que está cheio de produções incríveis, diga-se de passagem) a série Abstrato: A Arte do Design.

Nesse documentário, artistas por trás de incríveis trabalhos mostram um pouco do seu processo criativo, seus desafios e suas conquistas. Imperdível!

Produção da série

A série foi pensada para que o espectador tivesse acesso ao universo particular de cada artista. São oito profissionais de áreas diferentes do Design. Cada um ganhou seu episódio e um tratamento artístico de acordo com o tema em que trabalha. O ilustrador Christoph Niemann, por exemplo, ganhou animações com seus desenhos, que interagiam com as imagens reais, mostrando um pouco da sua forma de pensar.

A série contou com nomes importantes para a produção e direção, como Morgan Neville (diretor de A Um Passo do Estrelato) e Scott Dadich (editor da revista Wired). Eles visitaram casas, locais de trabalho, lugares importantes e demais cenários que facilitassem a ilustração das histórias contadas nas entrevistas.

Desenvolvimento da narrativa

Cada artista tem seu processo, pois cada um se vê em uma missão diferente. Eles são motivados por diversas causas e possuem maneiras muito distintas de ver e pensar a arte. Para traduzir isso, muitas técnicas são usadas para contar as histórias das peças que só vemos quando estão prontas, que não temos noção de quanto tempo demorou para ser pensada, feita e disponibilizada. São muitas questões a serem levadas em conta na hora da concepção.

No caso do designer da Nike, Tinker Hatfield, seu objeto de trabalho é o pé humano e todas as operações que o envolvem: esporte, dança, estilo, conforto, precisão etc. A série mostra que é preciso ir muito além de criar um produto: é necessário resolver problemas e se comunicar com as pessoas.

A Netflix foge do padrão de entrevistas maçantes — o que afasta muita gente do gênero documentário — e usa e abusa da edição criativa para dar vida às ideias dos artistas. Também, com tanta gente talentosa envolvida, não poderia ser diferente!

A série é fonte de inspiração

A série explica de maneira lúdica muitos tópicos que também são tratados nas escolas de design. Além de inspiração, Abstrato: A Arte do Design serve como material de apoio trazendo a experiência de profissionais conceituados e uma produção impecável que dialoga o tempo todo com a ideia central do documentário.

O interessado pode esclarecer várias dúvidas sobre carreira, ver de outra forma técnicas que são estudadas na faculdade, conhecer a história da profissão e da arte. Tudo isso de maneira divertida, descontraída e poética.

Para que você acompanhe a série melhor, fizemos um guia de episódios contando um pouco sobre a ideia de cada um. Vamos lá?

Guia de episódios: Abstrato – A Arte do Design

EP 1. Christoph Niemann: ilustrador

Dono de muitas capas da super conceituada revista de arte New Yorker, o alemão Christoph Niemann passeia pela Big Apple enquanto conta sua história e seu envolvimento especial com a cidade, que inspirou várias de suas obras. Muito acanhado, ele evita a exposição da vida pessoal e permite a câmera acompanhar somente seus locais de trabalho.

O especial do episódio de estreia é que o entrevistado fala sobre as filmagens, mostrando sua relação com o diretor, tornando a série muito mais próxima do espectador. É realmente uma aula de arte e de design.

EP 2. Tinker Hatfield: designer de calçados

O bacharel de arquitetura e ex-atleta Tinker Hatfield sofreu uma fratura no tornozelo. O que poderia ser o fim se transformou em uma busca incansável para achar soluções de beleza e performance para atletas no mundo todo. Hatfield utilizou os conhecimentos adquiridos na faculdade para projetar sucessos da Nike, como o Air Jordan e o Nike Air Max, criando os primeiros calçados multiesportes do mundo.

EP 3. Es Devlin: cenógrafa

O pano de fundo de um espetáculo pode falar muito sobre ele e é isso que Es Devlin faz: utiliza todos os elementos possíveis e inimagináveis para dialogar em um outro nível com as obras das quais participa. De concertos e óperas a pop music, sua intervenção participa diretamente com o artista.

Esse episódio traz sacadas sensacionais, como a entrevista em fundo preto em contraste com a sua fala sobre luz. A construção do episódio tem tudo a ver com a identidade do entrevistado.

EP 4. Bjarke Ingels: arquiteto

Uma das características de um artista é a quebra de padrões e conceitos, trazendo inovações e mudando a forma das pessoas pensarem e interagirem. O arquiteto dinamarquês Bjarke Ingels transformou sua profissão em um desafio contra as convenções e as dimensões tradicionais da arquitetura.

Vale prestar atenção na fala de Ingels e nas técnicas que o diretor usa para transmitir a personalidade do arquiteto. Nesse episódio, ficam claros os recursos de ficção utilizados em toda a série para contar histórias reais. Muito interessante!

EP 5. Ralph Gilles: designer de automóveis

Responsável global pelo design da Fiat, Chrysler Ralph Gilles tem uma difícil missão: dar alma a um carro. Em um episódio muito bonito e intimista, o diretor desmitifica a frieza da indústria automotiva enquanto mostra os traços do futuro trazidos pelas mãos do designer.

EP 6. Paula Scher: designer gráfico

Nova York é mais uma vez o ponto de partida por trás da inspiração. Através do mundo de Paula Scher, aprendemos a arte das palavras e como um bom nome em um bom formato pode significar tanto para marcas e empresas.

Ela é responsável pelas logos do Windows, Microsoft, Moma (Museu de arte moderna) e várias outras marcas, além intervenções usando muitas letras e cores incríveis. É altamente recomendável para quem pensa em seguir na carreira de diretor de arte.

EP 7. Platon: fotógrafo

Conhecido por fotografar líderes mundiais, Platon captura a imagem do general estadunidense Collin Powell enquanto fala da sua relação com pessoas célebres e comuns, como isso afeta sua posição artística e os relatos da história mundial por meio de fotografias icônicas. Mais uma aula de imagens e de edição que vale a pena ficar de olho.

EP 8. Ilse Crawford: design de interiores

“Design não é apenas o aspecto visual”, filosofa Ilse Crawford em sua primeira fala no último episódio da série. A designer enfrenta dilemas da profissão e explica a necessidade de pensar os espaços e suas funções para que a convivência prolongada não se torne um problema, mas, sim, uma aliada. Mais uma vez vale a dica para se pensar a função do design na vida das pessoas.

Abstrato: A Arte do Design é essencial para quem se interessa pelo assunto. Traz histórias e informações de maneira única, sendo bonito, leve e intenso. Você também não precisa assistir na ordem, podendo ir por área de interesse ou por artistas. Só não deixe de ver todos para compreender a profissão de maneira bem completa.

Se você gostou dessa dica, compartilhe com seus amigos nas redes sociais para que eles também possam conhecer um documentário tão enriquecedor! Boa sessão!