As tendências da moda estão sempre em constante mudança. No entanto, uma delas veio para ficar e se tornou um grande hit para o universo masculino: as meias estampadas.

Afinal, usá-las é uma forma de trazer cor para o visual, ressaltar o seu estilo e dar uma diferenciada nas composições do dia a dia, seja para a faculdade, seja para o trabalho, por exemplo.

Mas, se você acha que é só vestir qualquer meia com estampas que fica tudo certo, está muito enganado! É preciso aprender a misturar cores, combinar peças do vestuário e sempre buscar uma harmonia visual para não deixar o seu look sobrecarregado.

Para ajudá-lo nessa tarefa, reunimos quatro passos essenciais. Confira!

1. Aprendendo a fazer composição de cores

A variedade de cores nas meias estampadas permite que você faça novas experimentações e transforme o seu visual a cada dia.

Contudo, é preciso saber como fazer uma boa composição para não errar quanto às escolhas e acabar chamando atenção indesejada para os seus pés, não é verdade? Por isso, o primeiro passo é aprender a usar a regra de cores complementares e análogas.

Na primeira, você usa dois tons que estão em lados opostos no círculo cromático e que, apesar da oposição, se complementam criando uma combinação harmônica visualmente. É o que acontece com o vermelho e o verde, o azul e o laranja etc.

Já as cores análogas são aquelas que estão próximas e possuem uma tonalidade de base entre si, responsável por gerar uniformidade, como é caso de laranja, amarelo-laranja e vermelho ou de azul, verde e azul-verde.

Outra dica é combinar as cores da meia com outras peças e acessórios do vestuário. Pode ser camisa ou camiseta, chapéu, e por aí vai.

Se preferir, você também pode apostar em looks monocromáticos, que oferecem uma zona de conforto maior para quem não se sente confiante o suficiente a ponto de explorar tonalidades mais fortes e vivas.

Não faltam modelos de estampas que usam uma paleta de cores monocromáticas que ajuda a quebrar a rigidez do visual, deixando-o muito mais estiloso.

2. Conhecendo os tipos de estampas

Para aprender a usar meias estampadas e não fazer feio, é fundamental que você conheça, além da combinação de cores, os tipos de estampas existentes e como inseri-las no seu visual do dia a dia.

Por exemplo, existem os modelos clássicos, que são mais fáceis de usar, especialmente para quem está começando a investir nessas peças, justamente por serem mais sutis, discretas e terem tonalidades menos chamativas.

É o caso do poá, da risca de giz, do pied de poule, do pied de coq, das listras, do xadrez e suas variações — como o vichy, o burberry, o tartan, o madras, o argyle e o buffalo.

E existem aquelas padronagens que possuem formas, tamanhos, desenhos e grafismos diferentes, proporcionando um look diferenciado, com mais cores e estilo próprio. São elas: o camuflado, o liberty, o tribal, o étnico, o floral, o geométrico e o missoni.

Estas últimas estampas refletem muito um visual mais espontâneo e divertido, em que a harmonia entre os tons é previamente pensada para que seja estabelecida na composição e reflita o seu astral e humor.

3. Fazendo a diferença com as meias estampadas

Uma vez tendo entendido sobre cores e tipos de estampas, é chegada a próxima etapa: onde e quando usar meias estampadas? É aqui que talvez você tenha a maior surpresa: as possibilidades são infinitas!

É assim porque, na grande maioria dos casos, o que definirá o ambiente é o quanto ousado é o seu visual. Nós vamos explicar melhor.

Por exemplo, para a faculdade, o trabalho ou o encontro com a namorada, você pode investir nos modelos que remetem a um visual mais formal, porém não menos estiloso, como poás, xadrez e listras. Outra razão para a escolha dessas padronagens é que elas podem ser monocromáticas ou ter cores mais escuras.

Já para um look mais despojado e casual — como o streetwear —, que é ideal para um encontro com os amigos, ir ao cinema, ir a um show ou festa, fazer uma viagem ou mesmo treinar novas manobras sobre o skate, vale a pena investir em novas cores e explorar as padronagens geométricas, étnicas e tribais.

Você ainda pode juntar a tendência das meias estampadas com outra que vem ganhando cada vez mais adeptos, especialmente por causa do clima quente do verão: a da bermuda e meia cano médio, porque o item ganha ainda mais destaque e vira peça-chave no vestuário.

4. Evitando o  uso de meias estampadas

Como você leu há pouco, a proporção de ocasiões e estilos que casam com as meias estampadas é bastante extensa. Contudo, também há aquelas situações em que optar por usá-las pode ser considerado um ato de mau gosto, como é o caso dos funerais ou velórios.

Outros dois exemplos são os eventos sociais e os casamentos. Acontece que, em sua maioria, é indicado um dress code específico, que deve ser seguido à risca, já que são cerimônias que exigem um estilo mais tradicional e elegante.

Geralmente, o traje masculino varia entre terno, costume, black tie ou smoking. E, independentemente de qual for, todos exigem que as meias sejam mais clássicas, ou seja, lisas e preferencialmente de seda ou microfibra.

Além disso, é indicado que nessas ocasiões elas estejam no mesmo padrão de cores da vestimenta e do calçado. Portanto, é bom evitar usar estampas e atrair olhares curiosos devido ao contraste muito grande entre elas e o vestuário, não é mesmo?

As meias estampadas são um acessório indispensável no guarda-roupa masculino, pois seu uso permite transformar até mesmo um look mais básico em produção mais estilosa, criativa e moderna. Por isso, siga todos os passos que descrevemos ao longo deste texto e aprenda como utilizá-las no seu cotidiano para dar um toque diferenciado ao seu visual!

Gostou de saber mais sobre como usar meias estampadas? Então, que tal conferir alguns dos nossos modelos para você incrementar o seu visual e ficar ainda mais estiloso?