Se existe um lado positivo da destruição causada por Napoleão Bonaparte na Europa, esse se refere a moda masculina que, sem ele, ficaria consideravelmente diferente.

Ainda que a principal razão impulsionadora das Guerras Napoleônicas de 1803 a 1815 tenha sido sobrepujar o Primeiro Império Francês, o conflito também teve grande influência sobre o estilo militar.

E esse legado ainda pode ser visto nos guarda-roupas dos homens dos dias de hoje, sendo que a contínua influência dos militares sobre vestuário masculino se mantém. Afinal, muito do que os homens usam na atualidade tem origem nas vestimentas militares.

De calçados, coletes, jaquetas de bombardeiro e sobretudos, é impossível não relacionar a história da moda masculina ao uniforme militar. Quer entender como? Acompanhe os tópicos e seguintes e saiba mais!

As origens do estilo militar

Consideremos o terno, por exemplo. Embora não seja muito perceptível, esse traje moderno tem inspiração no fardamento dos exércitos franceses e russos da era napoleônica.

Isso porque, para o exército francês, um dos uniformes consistia em um casaco aberto azul e branco, um colete branco, calças de mesma cor e botas ou sapatos com polainas.

Já para os russos, era um casaco verde-escuro, de gola dupla, calças brancas, botas e polainas no inverno e sapatos no verão. E foram essas duas configurações que deram origem ao primeiro modelo de terno.

A expansão do estilo militar

Evidentemente, passou-se um longo período até que a influência militar se consolidasse da forma como vemos hoje, começando nas fileiras das campanhas de Napoleão a infiltração da estética militar em roupas civis.

Graças à Europa ter sido atormentada pela guerra durante duas décadas, muitos alfaiates continentais e ingleses aperfeiçoaram a arte da costura em seus soldados. Posteriormente, as técnicas e os estilos encontraram sua própria maneira nos trajes civis.

Além disso, muitos dos soldados que retornaram à vida civil resolveram manter os aspectos de seus uniformes militares, bem como as memórias em suas roupas.

E, embora a Inglaterra fosse a referência da alfaiataria masculina durante esse período, foram os fardamentos dos exércitos franceses e russos que exerceram a principal influência na moda masculina.

A razão foi simples: todos reverenciam um vencedor. Os franceses dominaram o continente até 1812. Depois, a França abandonou Moscou e o exército russo se tornou o “macho alfa” da indumentária.

Com isso, o “DNA” de ambos os exércitos se tornou os genes dominantes da moda masculina do século XIX, ressoando até o presente.

A era vitoriana

Durante a Era Vitoriana, o casaco de gola com um ou dois gomos — precursor do paletó moderno — foi modelado para imitar o corte reforçado feito sob medida do brasão do oficial de cavalaria da época napoleônica.

As calças também foram muito popularizadas durante esse período. Embora não se saiba exatamente quem inventou a calça, sua popularidade é atribuída aos oficiais de cavalaria russos, franceses e prussianos, que usavam as calças abotoadas de lado.

O terno moderno e seus componentes

No início do século 20, essa combinação de sobretudo, colete e calças se tornou a combinação do terno moderno. E, é claro, há um componente do traje atual que permaneceu praticamente inalterado desde os dias de Napoleão: o sapato de vestido azul.

Foi durante os primeiros anos da guerra que o general prussiano Gebhard Leberecht von Blucher notou que seus soldados sentiam dificuldade em colocar suas botas.

Para solucionar esse problema, ele encomendou a um sapateiro que desenhasse uma meia bota com duas abas de couro unidas por cordões; E esse foi o desenho que deu origem ao sapato moderno.

Outro item que não mudou muito desde as antigas batalhas europeias é o sobretudo. Originalmente, no entanto, ele era um grande casaco de lã, projetado para se encaixar sobre o uniforme de um soldado.

Devido aos rigorosos invernos, os casacos russos cobriam até pouco acima do tornozelo, enquanto que o tipo francês ia até o joelho.

Duas outras características ainda existentes dos uniformes napoleônicos, embora em capacidades diferentes, são os cintos e as jarreteiras.

O cinto moderno é derivado dos cintos de couro de larga espessura, originalmente usados por oficiais de cavalaria russos e prussianos como decoração e como uma maneira de apoiar seus sabres.

Quanto às jarreteiras, embora tenham finalidade puramente decorativa para fins civis, durante as Guerras Napoleônicas funcionavam para distinguir os soldados por seu regimento.

Influência Militar na Era Moderna

Os trajes civis também têm grande influência no fardamento militar mais recente. A camiseta, por exemplo, foi originalmente lançada pela marinha americana no período da Guerra Hispano-Americana.

Essa mesma guerra também lançou a tendência das calças chinos. Quando os soldados americanos foram alocados nas Filipinas, eles começaram a usar uma calça de algodão leve feita na China, daí o nome “chino”.

Há ainda a jaqueta de voo MA-1, também conhecida como a jaqueta de bombardeiro, Lançada para a Força Aérea dos EUA, foi usada também por pilotos da Marinha durante o início dos anos 1950.

Dicas de estilo militar

Bem, agora que você já conhece um pouco da história do estilo militar, veja abaixo três peças que você deve ter em seu guarda-roupa:

Botas táticas

A atual geração de botas se parece mais com o tênis modernos do que com as antigas e desajeitadas botas de combate. Mas isso não deve ser encarado como um prejuízo às raízes do acessório, e sim como uma maneira de manter o estilo militar sem abrir mão do conforto.

Casaco de campo M-65

A jaqueta icônica M-65 é item indispensável, tanto quanto a jaqueta o MA-1, citada anteriormente. O visual agressivo desse casaco é inconfundível e, além de esbanjar muito estilo, é um modelo muito funcional em termos de proteção quanto ao frio e abrasão.

Boné tático

Por fim, o boné tático é uma ótima alternativa para que se matem dois coelhos com uma cajadada só: existem aqueles que se assemelham mais a um boné casual, e outros que, claramente, denotam sua origem militar.

Ou seja, existem opções para todos os gostos!

E aí, o que achou dessas dicas? Já conhecia todo o histórico e a influência que o estilo militar promoveu — e ainda promove — na moda masculina? Agora, aproveite para assinar a nossa newsletter e se mantenha a par de todas as novidades que postamos regularmente!