Para os amantes do skate, não há nada melhor do que tirar uma tarde de sábado para fazer algumas manobras com a turma. Além de ser um programa radical, a prática do esporte faz bem para a saúde, tanto mental quanto corporal. Porém, a saúde do seu companheiro também merece atenção. Conservar o skate também é necessário para não perder programas como esse.

O skate está sujeito a grandes impactos e exposto a diferentes ambientes. Tudo isso tem um efeito sobre ele que, ao longo do tempo, vem a danificá-lo. Embora o seu desgaste seja algo normal, é muito desagradável parar no meio do “rolê” porque uma peça do seu skate quebrou.

Quando ele já está muito gasto, algumas pessoas optam por comprar novas peças ou até mesmo um novo skate. Porém, algumas técnicas e dicas podem ser utilizadas para conservá-lo por mais tempo. São dicas simples, mas que garantirão maior longevidade ao seu skate e evitarão que você tenha de comprar um novo.

Rodas

A escolha dos modelos, bem como a manutenção das rodas em bom estado, depende muito da modalidade para qual o seu skate é apropriado (entenda quais são os tipos de skate). Para o skateboard, a modalidade mais comum, as rodas devem ser mais duras e menores, com cerca de 50 mm de raio.

Evite andar em locais cujo terreno seja mais irregular e possua muitas saliências. Em superfícies como essas, o skate pode trepidar bastante, prejudicando principalmente o miolo das rodas. Isso faz com que os rolamentos percam a firmeza no interior das rodas, interferindo na execução de manobras e dificultando o controle do seu skate.

É importante também notar quando as rodas estão ficando gastas mais de um lado do que do outro. Esse desgaste é comum, visto que o skatista vai concentrar o seu peso em um lado do skate. Em situações como essa, a dica é fazer um rodízio com as rodas para equilibrá-las.

Mas atenção! Esse rodízio deve ser feito em formato de X, isso é, a roda que está no eixo dianteiro esquerdo deve ir para o eixo traseiro direito.

Rolamentos

Principal responsável pela velocidade do skate e pela rotação perfeita das rodas, o bom estado dos rolamentos também depende muito do local onde você pretende andar. Evite sempre o contato do skate com a terra, com a areia, com a poeira e com a água.

As partículas de poeira e terra podem invadir o interior do rolamento e danificá-lo, perdendo a sua lubrificação original de fábrica. Com o tempo, isso pode travar os rolamentos, causando a perda de velocidade ou até mesmo estourá-lo. Já a água, além de tirar a lubrificação do rolamento, pode oxidá-lo.

Portanto, é importante sempre fazer uma limpeza dessa peça para conservar o seu skate. Sempre que voltar para casa, retire os rolamentos e limpe-os utilizando um pano seco e um solvente.

É importante também lubrificar essa peça periodicamente para que o seu skate não perca velocidade. Mas tome cuidado para não lubrificá-lo demais, pois isso também pode danificar o rolamento.

Não se esqueça também de apertar de forma moderada as porcas das rodas. Nem muito solta, nem muito apertada — a menos que o seu skate possua um espaçador.

Shape

O cuidado com a água não é apenas para os rolamentos. Aliás, a água é uma grande inimiga da madeira, e o cuidado com o shape é importante não só para a conservação do skate, mas também para a segurança do skatista.

Embora algumas dessas peças tenham fibra de vidro ou de carbono no seu interior, a água pode infiltrar na madeira e amolecer essas fibras, abrindo e danificando o shape mais facilmente. Além disso, a água pode apodrecer a lixa, deixando a superfície da tábua mais lisa.

Portanto, se for limpar o seu skate, utilize apenas um pano seco. O mesmo deve ser usado se por acaso ele se molhar. Nada de colocá-lo para secar ao sol, pois o cuidado com o shape não deve ser apenas com a água, mas também com o sol. Quando o skate fica exposto ao calor, a sua resina e a madeira ficam mais frágeis, quebrando com maior facilidade. Se o skate estiver molhado, também a madeira irá empenar.

Faça chuva ou faça sol, o seu skate deve estar seguro das ações da natureza.

Tênis para conservar o skate

Um dos itens fundamentais para a conservação do seu skate é o tênis que você utiliza. Existem diversos modelos, de várias marcas e para todos os estilos, porém os tênis possuem uma função importantíssima que vai além da estética.

Além de ajudar a manter o bom estado do seu skate, o calçado ideal protege o pé da pessoa tanto em caso de impactos quanto em caso de quedas. Portanto, alguns fatores devem ser levados em conta para escolher o seu tênis de skatista.

Os tênis devem conservar principalmente a lixa do seu skate. A escolha do calçado próprio para a prática do esporte pode não só conservar a lixa, mas também o próprio tênis, além de oferecer uma melhor aderência para a execução de manobras.

Utilize sempre tênis com as solas feitas de goma ou de borracha e com a superfície lisa. Embora o material ofereça um atrito de maior resistência, a sola reta irá impedir que esse atrito gaste a lixa.

Evite também andar de skate com o tênis molhado ou sujo de barro, terra ou areia. Além de danificar a lixa e até mesmo o shape, essas sujeiras diminuirão o atrito do solado com o skate, podendo causar acidentes.

Dedicar uma atenção especial para o seu skate é fundamental. Além de mantê-lo bem cuidado, a sua manutenção oferece maior segurança para o skatista na prática do esporte. Conservar o skate é a garantia de que você poderá utilizar o seu companheiro em uma próxima oportunidade em bom estado, evitando gastos desnecessários com novas peças.

E então, achou interessantes as dicas de como conservar o seu skate? Assine a nossa newsletter e fique por dentro de mais informações como esta, periodicamente.