Com a disseminação do cuidado com a saúde como uma tendência — o que, francamente, é ótima notícia —, as pessoas perderam o receio de importar para outros ambientes looks que seriam usados na academia ou na quadra. A aderência dos grandes nomes da moda ao estilo esportista apenas reforçou ainda mais essa novidade.

Contudo, o estilo esportista é muito mais do que usar uma camisa de futebol, calça jeans e um par de tênis de corrida qualquer. Mas se isso não é estilo esportista, então o que é?

Como qualquer estilo, há alguns padrões de cuidado que tornam esse modo de se vestir tão marcante. No post de hoje vamos falar tudo que você precisa saber sobre essa tendência e como você pode aplicá-la em seu dia a dia. Confira!

Breve histórico sobre a moda esportiva

Em um primeiro momento, pode-se pensar que o estilo esportista trata-se apenas do uso de roupas de academia no dia a dia: regatas, shorts ou tênis de corrida para proporcionar maior conforto nas atividades cotidianas. Na verdade, é mais do que isso: várias marcas têm produzido peças casuais com inspiração na estética esportiva.

Praticidade

A origem desse movimento todo é justamente a praticidade. Essa origem é atribuída às calças legging, utilizadas para a prática de todo tipo de esporte, pelo conforto e flexibilidade que elas proporcionam.

Assim, algumas mulheres perceberam que seria muito mais prático sair de casa vestindo uma legging e uma camisa mais confortável, porém apresentável, ao invés de carregar uma bolsa de academia para se exercitarem após seus compromissos. Observando isso, as calças legging explodiram nas passarelas e puxaram todo o resto.

Fala-se dessa origem no ano de 2014. Mas, na verdade, é muito mais uma ressurgência. A moda esportiva teve seu auge também por volta dos anos 80 e 90.

Primeira onda do estilo esportivo

Você já deve ter reparado que o pessoal dos Estados Unidos gosta muito daquelas jaquetas de colegial: peito de uma cor, mangas geralmente brancas, um símbolo na frente e algo escrito atrás. Essas jaquetas eram (e ainda são) usadas pelos esportistas que jogavam pelos colégios em que estudavam.

Jogar pelo colégio sempre foi um símbolo de status nos EUA, e geralmente quem saía por aí usando uma jaqueta dessas era popular e respeitado.

Com os altos preços do ensino superior americano, é interessante ser esportista para ter acesso a bolsas de estudo, afinal sempre foi importante para as universidades serem bem representadas nas quadras. Isso torna a coisa toda bem competitiva, e quem consegue chegar lá costuma ser bem-visto.

Com a disseminação da cultura esportiva nos colégios, a jaqueta colegial, ou varsity, virou também parte dessa cultura, sendo uma peça desejável. Isso foi importante para que ela saísse dos colégios e tomasse as ruas, puxando consigo vários outros artigos esportivos, como fez hoje em dia a calça legging.

Anos 80 e 90: peças emprestadas de esportes

Assim, ao longo de grande parte dos anos 80 e 90, visuais inspirados nas jaquetas varsity, em camisas de futebol americano com suas grandes estampas de números e camisetas tipo raglan importadas do baseball tomaram as ruas. Regatas de basquete também vieram com força, impulsionadas pela cultura do rap do início dos anos 90.

Ao longo da década de 90, essas peças perderam sua força e de seu status de estilo, deixando aos poucos as lojas de roupas casuais. Quem quisesse uma para compor seu visual, poderia ir a uma loja de artigos esportivos.

Com o tempo, a mistura de peças esportivas com casuais passou a ser vista como de mau gosto, ou, na melhor das hipóteses, ousada.

Estética do skate

Durante toda essa época, e até hoje, a estética skatista sempre permeou a moda, com adeptos skatistas ou não. Algumas ondas de popularização da moda de skate surgiram com o tempo, e ela voltava para o underground depois.

Os tênis de skate, desenvolvidos especificamente para resistirem bem à prática da atividade, de longe, representam a peça mais trazida para o estilo casual. Confortáveis o suficiente para a prática de um esporte, e discretos para a utilização em ambientes profissionais, de estudos ou pessoais, seu favoritismo é claro.

Marcas como Vans, Adidas e Nike fizeram um trabalho cuidadoso de fornecer aos skatistas modelos de tênis funcionais e confortáveis, e, ao mesmo tempo, discretos e estilosos para o público geral.

Durante o início dos anos 2000, os skatistas eram ícones de estilo. Suas roupas mais largas, estampas inspiradas na cultura de rua e no grafite, tênis e bonés ganharam o público não praticante do esporte.

O estilo skatista ficou em alta por bastante tempo, por mais que grande parte de seus adeptos sequer o associasse à sua origem no skate. Foi por volta dos anos 2008 e 2010 que peças mais bem ajustadas, em cores sóbrias — inspiradas pelo rock clássico — ou vibrantes — inspiradas pelo happy rock — tomaram as vitrines e o favoritismo do público geral.

Apesar disso, os queridinhos tênis de skate nunca perderam seu status. Até mesmo antes do renascimento da moda esportiva, eles ainda compunham trajes casuais estilosos e seguiram em alta durante todo esse tempo.

Renascimento da moda esportiva

Parcialmente inspirado pela praticidade, e parcialmente pelo desejo dos estilistas de trazerem de volta peças de décadas passadas, o estilo esportista retornou com tudo. A estética retrô tem sido um ponto chave de várias tendências de moda recente, e tem sido representada com força nas peças esportivas.

A seguir vamos falar um pouco mais sobre como essa tendência tem funcionado agora: suas características marcantes, principais peças e alguns outros fatos interessantes.

Tendência do estilo esportista

O culto ao corpo dos anos 2010

Não se tem registro de época em que cuidar do corpo tenha sido uma parte tão importante de nossa cultura como hoje. Nos dias atuais, as exigências estéticas são muito maiores, e a acessibilidade cada vez maior de academias, produtos de beleza e comidas saudáveis tornam o processo todo mais fácil.

Portanto, com essa facilidade toda, quem não iria querer adotar esses hábitos? Na mídia e nas redes sociais somos bombardeados com imagens e informações que valorizam o esforço para se alcançar um corpo esteticamente belo, e com toda essa exposição, é comum que nós internalizemos essa necessidade, o culto ao corpo, até mesmo de forma inconsciente.

A divulgação de um padrão físico desejável aliada a claros benefícios à saúde ajuda na disseminação cada vez maior de atividades para atingir esse padrão, bem como artigos relacionados. Academias estão virando grandes negócios, comidas balanceadas ganhando as prateleiras, e, claro, as roupas esportivas se desenvolvem junto.

A correria do dia a dia

Simultaneamente, as necessidades profissionais passaram a tomar muito mais tempo das pessoas. Não é raro levar trabalho para casa, responder a e-mails em horas mirabolantes, receber toda sorte de demandas urgentes e ainda ter que arrumar tempo para cursar uma faculdade ou uma pós-graduação.

Um mercado cada vez mais qualificado se torna mais competitivo, e, para que um profissional se destaque, ele deve fazer por merecer. Isso pode significar muitas horas de trabalho e conciliação com os estudos.

Então, quando encaixar os exercícios físicos? Com toda essa correria, se a pessoa deixar de lado o cuidado com a saúde, ela está pedindo para ter um surto de stress, não?

Claro que sim! Por isso, tem sido cada vez mais comum encaixar atividades físicas entre compromissos, ao longo do dia, ou buscar academias próximas ao local de estudos ou trabalho para otimizar o tempo.

Assim, a perda de tempo que poderia ocorrer ao passar em casa, trocar de roupa e, possivelmente, ser tentado a se jogar na cama e ficar por lá, é eliminada. Você aproveita o pique para emendar o trabalho ou estudos com exercícios e depois chega em casa e descansa disso tudo de uma vez. Otimização de tempo nota 10!

O problema dos trajes e sua solução

Mas sair de casa para trabalhar/estudar e se exercitar exige uma bolsa só para guardar as roupas, não? Não se você sair de casa usando alguma ou todas essas peças, e mantê-las durante seu compromisso.

Lembra da calça legging que mencionamos no início do texto? Ela foi uma das primeiras peças a ser socialmente aceita no ambiente profissional. Aos poucos as pessoas passaram a introduzir mais peças: tênis, calças de moletom, jaquetas mais frescas. E como qualquer tendência de estilo, o crescimento dessa foi exponencial.

O esporte levado para outros ambientes

Alguns ambientes profissionais permitem que seus funcionários usem trajes mais despojados. E foram esses ambientes os pontos-chave para o desenvolvimento do estilo esportista fora das quadras e academias.

Com o tempo, mais e mais pessoas passaram a sair nas ruas com roupas mais esportivas para irem ao trabalho ou à faculdade, visando, no final do dia, a praticar algum esporte. Algumas vezes, pode não ter sido o esporte o foco principal, mas o conforto que essas peças proporcionam.

A atenção dos estilistas

De olho nessa tendência, estilistas mais preocupados com visuais funcionais e úteis para o dia a dia passaram a adotar as peças esportivas em seus portfólios. Ao longo de 2015 e especialmente de 2016, o estilo denominado athleisure — athlete (atleta) + leisure (lazer) — ganhou as passarelas, as vitrines, e as contas do Instagram de celebridades influentes.

A impressão que se tem é que, do dia para a noite, grandes marcas voltaram sua atenção para o desenho de peças que misturavam o conforto das roupas esportivas tradicionais com os cortes e caimentos sofisticados da alta costura.

Com isso, surgiram peças cada vez mais versáteis, esteticamente agradáveis e funcionais para exercícios físicos, com seus tecidos tecnológicos e modelagens específicas.

Principais representantes atualmente

A explosão do athleisure pelo mundo é clara: a Adidas e a Nike reformaram suas peças com o casual em mente, e junto delas a Under Armour, a Puma, que desenvolveu uma linha com a Rihanna, e o também músico Kanye West com sua linha Yeezy.

A alta costura não ficou de fora, com Riccardo Tisci da Givenchy, Louis Vuitton e Undercover também apostando na tendência.

No Brasil, o estilo esportista tem sido fortalecido pelos estilistas da Animale, com sua linha Move, e pela Reserva, atentos à necessidade de produzirem roupas estilosas para o ambiente esportivo, e que também são funcionais para o dia a dia. São moletons leves e tecidos bem ajustados ao corpo, com cores discretas e versáteis.

Já a colaboração da também brasileira Farm com a Adidas é um pouco mais ousada, com estampas marcantes em peças consagradas no design esportivo.

A moda esportiva e as celebridades

Um indicativo de que uma moda pegou é ver pessoas influentes e referência de estilo seguindo-a. Ou uma moda pega porque pessoas influentes e referência de estilo a seguem? É um dilema que não vem ao caso.

O que importa é que vários famosos por aí já adotaram o estilo esportista e podem ser inspiração para nós, aqui, no mundo real.

Rihanna e Kylie Jenner, ambas colaboradoras da Puma, mostram bem como combinar peças atléticas e casuais. Beyoncé também demonstrou ser adepta da tendência e lançou sua própria linha. Também adeptas, por exemplo, são Selena Gomez e a modelo Gigi Hadid.

Do lado masculino, por mais controverso que ainda possa ser, é inegável que Justin Bieber seja uma referência de estilo, e praticamente lançou a calça de moletom como uma peça casual masculina.

Além dele, cantores como The Weeknd e John Mayer já podem ser vistos nos palcos combinando tênis de corrida, casacos ou calças esportivas com outras peças casuais.

Como usar a moda esportiva

Você, leitor, deve ter passado o texto inteiro se perguntando “mas e eu? Como posso me vestir no estilo esportista?”, e agora é o momento em que respondemos. Veja a seguir algumas das principais peças e composições, masculinas e femininas, que você pode usar para seguir essa tendência e se destacar na multidão.

Bomber jacket

Lembra aquelas jaquetas de colegial que mencionamos no início, falando de como a moda esportiva começou? E como elas ganharam as ruas, com estilos variados? No estilo esportivo atual elas voltaram com tudo, inspiradas diretamente na apropriação da moda esportiva pela moda casual.

O modelo segue o mesmo: mangas um pouco mais largas, bolsos na frente e cintura um pouco mais alta. Além disso, os punhos das mangas e a cintura costumam ser de uma cor diferente e de um tecido elástico, que se ajusta ao corpo.

Dentro do modelo, as variações são quase infinitas: pode ser toda de uma cor só ou ter as mangas de cor diferente; estampas nas costas ou não; combinação de tecidos como algodão e couro ou tecidos sintéticos. Patches e estampas costuradas também têm sido muito encontradas com a peça.

É uma peça versátil, que vai muito bem em ambientes casuais, com a boa e velha calça jeans e tênis, bem como em ambientes de esporte, junto de uma calça de moletom para rapazes ou legging para moças.

Calça de moletom

A calça de moletom que você acha nas vitrines e nas lojas agora não é qualquer calça de moletom. A calça que, antes, era associada a pijama ou a atividades físicas em frio rigoroso, agora é sinônimo de estilo.

As marcas têm investido em tecidos mais finos e leves que tornam essas calças mais versáteis durante épocas não tão frias do ano. Além disso, o corte e o caimento mudaram consideravelmente, com ajuste nas bocas e uma modelagem mais próxima do corpo, bem como bolsos funcionais.

A grande maioria das marcas tem apostado em modelos de calças de moletom lisas e com cores sóbrias, mas também podem ser encontradas com estampas e temas esportivos, sem que a peça perca sua discrição.

A calça de moletom pode ser utilizada com basicamente qualquer tipo de camiseta para um toque esportivo sutil. A combinação mais clássica envolve tênis esportivos, especialmente de corrida, mas tênis casuais e de skate, de cano baixo ou cano alto, também valem, e dão um toque a mais de casual, que torna o estilo esportivo interessante.

Mulheres podem se beneficiar da calça de moletom em trajes mais profissionais, combinando-a com sapatos, tênis casuais ou de corrida, botas, ou até mesmo salto alto. Elas caem bem com camisetas cropped, camisas de padrão xadrez e podem ser combinadas até com blusas de corte mais sofisticado. Basta usar a criatividade.

Bermuda de moletom

A bermuda de moletom foi importada do boxe, e é uma interessante peça para compor o estilo esportista masculino. Geralmente feitas de um moletom mais leve, elas podem ser utilizadas em diversas modalidades de esportes como um sinal a mais de estilo, pois não são tão vistas nas academias e quadras ainda.

Além disso, como estamos falando de estilo esportista no cotidiano, não podemos deixar a bermuda de moletom de lado para compor seu look do dia a dia.

Muitos adeptos do athleisure costumam combinar a bermuda com um casaco também de moletom, geralmente da mesma cor. No entanto, várias são as combinações possíveis dentro dos princípios do estilo esportivo.

Você pode combinar uma bermuda de moletom com uma camiseta normal, com uma camisa xadrez ou com uma regata, especialmente long line. Elas caem excepcionalmente bem com tênis casuais e de skate, de cano baixo e de cano alto.

Tênis de corrida

O uso de tênis de corrida com roupas casuais sempre foi um tanto polêmico. Hoje em dia, por outro lado, a concepção sobre eles tem mudado e passaram a compor visuais não esportivos.

Os preferidos do público são os New Balance, que são mais discretos e compõem visuais bem estilosos. Algumas pessoas mais ousadas em seu estilo têm combinado também seus tênis de molas e cores vibrantes com um look casual, mas esses devem ser usados com mais cuidado.

Enquanto tênis vibrantes combinam melhor com calças de modelo mais esportivo, de moletom ou não, os mais discretos harmonizam bem com calças jeans, cáqui, jogger e outros modelos não voltados ao esporte, bem como vestidos e saias mais despojados.

Tênis de skate

O tênis de skate, por outro lado, desde que fosse mais discreto, nunca foi alvo de muita polêmica no que diz respeito a trajes casuais. Com a volta do estilo esportivo, eles seguem em alta.

Combinam com um visual completamente casual — camiseta e calça jeans — e com trajes mais esportivos, como uma calça de moletom e uma regata ou top cropped. São uma das peças mais versáteis da moda esportiva.

Camiseta raglan

A camiseta raglan, caso você não saiba, é aquela que tem o peito de uma cor e as mangas de outra, mais ou menos como a jaqueta varsity. Ela veio do baseball, ficou completamente casual por um bom tempo, e agora retomou suas origens esportivas.

A raglan, mesmo que lisa, é um traje que remete ao esporte, e, portanto, ao estilo esportista. Mas atualmente estampas de tema esportivo têm aparecido nas raglans, como números e nomes de times americanos.

Calça legging

Novamente a calça legging, provavelmente a peça feminina mais versátil de todas. Cai bem com camisetas comuns para o dia a dia, com camisas mais sofisticadas e com roupa para exercícios. Quanto aos calçados, basicamente qualquer um combina com ela.

O único cuidado a ser tomado ao combinar uma calça legging com outras peças é a cor. Como a maioria delas é preta, a preocupação é menor ainda.

Legging, top cropped e tênis cano alto

Um look mais esportivo do que só a legging, que tem conquistado o dia a dia. O tênis de cano alto ajuda a misturar os ambientes de esporte e casual, para que não pareça o tempo todo que você está na academia.

Um tênis de skate mantém o visual esportivo, mas com um toque casual que torna a combinação interessante.

Combinação acima com camisa ou casaco

Usar um traje esportivo completo e acrescentar uma jaqueta ou uma camisa que abotoa dá o toque casual decisivo. Ela confere elegância ao visual para que ele combine com o ambiente casual, mantendo o estilo e o conforto das peças esportivas.

Estampas esportivas

Peças que remetam a trajes esportivos estão bastante em alta. Camisetas e jaquetas com números grandes, nomes de time ou de cidades estrangeiras se relacionam ao estilo esportivo, transportando-o para o casual.

Atualmente, com o crescimento do estilo esportista, esse tipo de estampa tem sido colocado em basicamente qualquer peça, como camisas, bonés, calças e vestidos que imitam o estilo de camisetas de basquete, hóquei e futebol americano.

Portanto, para adotar o estilo esportista, procure peças de corte mais sofisticado, tecidos leves e possivelmente estampas esportivas, e combine-as com peças do dia a dia. Tênis e casacos casuais combinam excepcionalmente bem com peças esportivas, e tênis esportivos com roupas casuais, proporcionando a quebra de expectativa que torna o estilo interessante.

Siga-nos em nossa página no Facebook e nosso perfil no Instagram para ficar por dentro das últimas novidades em moda e estilo de vida!