Andar de skate é uma atividade que atrai cada vez mais pessoas! Porém, um problema de muitos amantes da prancha de quatro rodinhas é encontrar pistas de skate ideais — sem fissuras, lisas, com corrimões, rampas e obstáculos.

Mas esse cenário está mudando: com a expansão do esporte no cenário nacional, foram construídos diversos parques de skate, com todas as características desejadas pelos praticantes! Quer conhecer esses locais? Então não deixe de ler nosso artigo, listamos aqui as 5 melhores pistas de skate do Brasil!

1. Praça Frederico Ballvê – IAPI

Localizada na cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, a Praça Frederico Arnaldo Ballvê, com mais de 7.000 m² de extensão, é umas das mais frequentadas do país por skatistas. Isso se deve à pista de street skate que ela possui — é a maior pista pública dessa modalidade no Brasil!

É o park skate mais famoso de Porto Alegre, além de ter sido uma das primeiras pistas públicas do país. Já realizou eventos importantes para esse esporte — em 2012, foi palco do Circuito Gaúcho Amador de Street Skate.

Devido à reforma recente pela qual passou, a pista possui todos os requisitos procurados pelos skatistas, como obstáculos, rampas, escadas com corrimão, passeios externos e internos, calçadas e palcos. É toda feita de concreto, sem fissuras ou rachaduras no chão, permitindo manobras de qualidade.

2. Tatu Skate Park

Eleita a melhor pista pública do Brasil, a Tatu Skate Park está localizada no Parque Madureira, no Rio de Janeiro. Tem uma extensão de 3.859 m², sendo considerado um dos melhores parques de skate da América Latina.

Do tamanho de três campos de futebol, o complexo permite que sejam praticadas diversas modalidades do skate, como banks, bowl, downhill e street, agradando a todos os praticantes desse esporte. Além das pistas, a Tatu conta também com biblioteca virtual, brinquedos, ciclovia, campos de futebol, quadras poliesportivas, entre outras atrações.

É uma das maiores e mais modernas pistas de skate já construídas! Foi inaugurada em 2012 e já foi palco de grandes torneios internacionais, como a primeira etapa do circuito mundial de Bowl. Uma curiosidade é a origem do nome da pista, que é uma homenagem a um dos grandes nomes do skate carioca, Jorge Luiz Souza, o “Tatu”.

3. Mogi Skate Park

A pista está localizada na cidade de Mogi das Cruzes, no complexo Professor Hugo Ramos. Foi inaugurada em 2012, com espaço para prática de patins e skate. Para frequentar o local, é necessário fazer um cadastro.

O complexo conta com aulas para iniciantes e horário reservado para skatistas veteranos, maiores de 35 anos. A Mogi Skate Park é considerada uma das melhores pistas do Brasil, especialmente pelas regras de utilização, que proporcionam maior segurança e organização ao local.

Além de ter um horário fixo para funcionamento, o local conta com manutenção constante, que proporciona elevada qualidade à pista. Vale ressaltar que o acesso somente pode ser feito com a carteirinha, que é adquirida no cadastro. Menores de idade devem ter também uma autorização assinada pelos pais.

A pista conta com diversos equipamentos para a prática do skate, especialmente na modalidade street, com rampas, obstáculos e corrimões. Possui ainda um espaço em forma de piscina, destinado para manobras, e dois bowls. O piso do local é de concreto polido, evitando fissuras e rachaduras na pista.

4. Parque das Mangabeiras

Inaugurada em 2009 na capital mineira, a pista do Parque das Mangabeiras apresenta uma das melhores estruturas do país! Localizada na maior área verde da cidade de Belo Horizonte, conta com as opções para a prática de street e banks.

Para melhorar a estrutura do local, no fim do ano de 2014, foi inaugurado o espaço Half Pipe — a pista tem 4 metros de altura e é considerada a mais moderna da América Latina. Foi uma estrutura desenvolvida por reivindicações dos skatistas, que não tinham um local para praticar essa modalidade.

O grande diferencial da pista é o material de que ela é feita: ecoblock. Esse produto é um tipo de madeira impermeável e biossintética, apresentando elevada resistência e durabilidade, permitindo também maior conservação do skate.

A pista de skate do Parque das Mangabeiras tem ainda um regulamento de uso, que os praticantes devem respeitar. Dentre as regras, estão o uso de equipamentos de proteção, preservação do complexo, uso do local para outras atividades, entre outras. A pista tem um horário fixo de funcionamento e pode ser utilizada para a prática de patins e skate.

5. Skate Park do Cocó

Inaugurada em 2010, na cidade de Fortaleza, a pista tem uma área de 1.200 m², sendo o complexo mais completo do Ceará. Está localizada no Parque Ecológico do Cocó, permitindo, assim, que os atletas tenham contato total com o meio ambiente ao andar de skate.

A pista se divide em tribanks e uma ampla e completa área de street, com funboxes e savanas de diversos tamanhos. Tem ainda outras atrações para os skatistas, como quarters, corrimões, traves, rampas retas e palcos de diferentes alturas.

Um grande diferencial do Skate Park do Cocó é sua estrutura: feita de concreto, com acabamento em granilite. Além dos diversos obstáculos, tem banks que atraem muitos praticantes do skate. Como já dissemos, essa é a pista mais moderna do estado do Ceará e, por isso, a preferida dos praticantes de esportes radicais.

Atletas de diversos municípios frequentam o local, que pode ser utilizado para a prática de skate, bicicleta e patins. Vale ressaltar que a pista já foi palco de torneios importantes, como o Ceará World Cup, em 2012, e também já recebeu atletas reconhecidos, como Rodil Ferrugem, Kelvin Hoelfer e Sandro Dias, o “Mineirinho”.

Conhecer as melhores pistas de skate do Brasil é uma ótima maneira de encontrar locais modernos e ideais para praticar o esporte! São espaços com diversos equipamentos para manobras e uma estrutura diferenciada, melhorando ainda mais a qualidade dessa atividade!

Gostou de conhecer algumas das melhores pistas de skate do país? Então curta nossa página no Facebook e fique por dentro de todas as nossas atualizações!