Quando se trata de seguir as tendências da moda nem sempre é fácil encontrar uma que harmonize com o seu estilo e lhe permita diversificar no dia a dia, não é verdade? Mas um dos grandes hits do ano tem mostrado que o que antes era um dilema para muitos homens pode ser a peça-chave de um visual maneiro e cheio de atitude: a combinação entre bermuda e meia cano médio.

Mas isso não significa que é só vestir os dois de qualquer jeito e sair por aí. É preciso aprender como mixar as duas peças e fazer com que conversem com o resto da composição para que não haja excesso de informação no seu look.

Para ajudar nessa missão, preparamos um guia com 4 dicas infalíveis para você experimentar todas as suas opções e não errar. Confira!

1. Diversifique as estampas e cores das meias

A variedade de meias cano médio pode ser tanto uma opção para mandar bem na produção como também se revelar o calcanhar de aquiles do seu look. Por isso, aprenda a trabalhar com a diversidade de cores e estampas.

No primeiro caso, é essencial que você saiba como usar tons complementares, que são cores bem diversas, mas que criam uma combinação harmônica – como o verde e o vermelho, o azul e o laranja ou o amarelo e o violeta – e cores análogas, que estão próximas dentro do círculo cromático e oferecem uma cartela com a mesma tonalidade básica capaz de criar uma uniformidade visual.

Já nas estampas é mais prático. Você apenas precisa balancear o tamanho delas com o seu estilo para que não destoem ou não chamem atenção pela falta de harmonia com as demais peças.

Uma dica interessante é ir testando com que calçado, bermuda, camisa ou camiseta as suas meias combinam mais, pois determinadas estampas – como poás, figuras geométricas, xadrez, listras e riscas de giz – assentam melhor com o estilo formal ou com o casual mais sério como ir à faculdade ou a um encontro com a namorada.  

Por outro lado, os modelos tribal, floral, camuflado, liberty e com desenhos são ideais para um visual mais divertido e despojado, perfeito para ir ao cinema, andar de skate, sair com os amigos para o boteco ou ir a shows, situações em que o seu humor e astral devem se refletir nas suas escolhas.

2. Faça composições monocromáticas

Você ainda está começando a usar meias cano alto e prefere não arriscar muito e ficar em uma zona de conforto em que as chances de errar são mínimas? Então, opte por produções monocromáticas.

Isso porque o uso de cores sólidas se fortaleceu como uma tendência para o vestuário masculino por valorizar aquelas peças básicas que todo homem tem em seu guarda-roupa. Logo, compor diversos visuais é muito mais prático e cômodo para quem quer estar bem-arrumado, mas sem passar horas atrás da roupa ideal.

Aqui não há muito como errar. Afinal, são peças minimalistas que conversam entre si porque compartilham da mesma paleta de cores. Contudo, tons escuros levam vantagem na hora de combinar com as meias. Por exemplo, você pode usá-las estampadas ou lisas coloridas para quebrar a rigidez do preto, azul-marinho, marsala ou cinza monocromáticos da sua produção.

Mas, se preferir também pode usá-las da mesma cor do look, especialmente em visuais black & white onde a meia cano médio harmoniza com a bermuda, o calçado e os acessórios e apenas a camisa é branca.

3. Use bermuda e meia nos tamanhos corretos

A bermuda é uma peça clássica do vestuário masculino e é excelente para aqueles dias mais quentes. Porém, muitos homens não sabem comprá-la no tamanho ideal para si e escolhem versões com um comprimento que, às vezes, chega até a canela. O resultado não poderia ser outro: você fica com a aparência mais desleixada, parece mais cheio e também menor do que realmente é. Terrível, não é mesmo? 

Mas também há aqueles que acabam errando e comprando modelos que ficam na altura da coxa, o que também não é legal e não valoriza sua imagem, a não ser que você esteja indo para a praia.

O ideal é que nas suas próximas compras você escolha bermudas que fiquem exatamente acima do joelho. Caso a barra ainda passe um pouco, você pode dobrá-la sem problema. Assim, você realça o físico e alonga suas pernas.

Paralelamente a isso, é importante equilibrar o comprimento da bermuda com o tamanho das suas meias. Afinal, se a primeira estiver muito curta, elas ficarão com muito destaque e atrairão atenção desnecessária, o que pode comprometer o seu visual. Já no caso das bermudas alongadas, também haverá problemas, pois suas pernas que já estarão visualmente encurtadas parecerão ainda menores com o modelo cano médio.

4. Combine com outras peças e com o calçado

Outra dica bem simples e fácil de aplicar esse look no seu cotidiano é a combinação da meia com outras peças que fazem parte do seu look. Por exemplo, você pode usá-la com a mesma tonalidade ou estampa de acessórios como os óculos, o chapéu, o boné ou o relógio.

Além disso, um macete muito importante para garantir a harmonização entre bermuda e meia é o uso do calçado correto, pois, quando combinado de maneira certeira com o par que você escolheu para vestir, é possível equilibrar toda a produção. Por esse motivo, evite tênis de academia e sandálias, que não funcionam como o modelo cano médio. 

Outras opções facilmente encontradas no guarda-roupa de muitos homens também devem ser deixadas de lados, como as alpargatas, os mocassins e os modelos Oxford, que ficam melhor com a meia para dentro do calçado. O indicado são os tênis, sejam eles de tecido, lona ou couro sintético, que lhe permitem explorar melhor a variedade de composições.

Com este nosso guia, você certamente vai acertar ao aplicar as diferentes estampas, cores e variações da combinação entre bermuda e meia cano médio no seu dia a dia criando visuais diferenciados e repletos de estilo. 

E aí, gostou das nossas dicas? Então as compartilhe com seus amigos nas redes sociais!