Nos últimos tempos, com certeza que você chegou a ver um monte de homens usando botas dos mais diversos tipos. Elas sempre estiveram presentes na moda, principalmente para o visual roqueiro, mas agora elas caíram nas graças da moda masculina compondo vários estilos.

A tendência streetwear já ganhou os mais comportados também, então as botas casuais ganham passe livre para a maioria dos looks. Elas são peças unânimes, é quase possível dizer que para usar uma bota com um look é só calçá-la e sair estiloso.

Ainda assim, você pode aproveitar melhor as botas em algumas ocasiões e looks. Quer saber mais como andar estiloso com elas? Então continue lendo!

Por que você precisa de um par de botas casuais?

As botas possuem diversos modelos e já estão em uso há muito tempo. Mas elas se consolidaram no estilo casual há pouco tempo, e não dão sinais de que vão sair de cena tão rápido.

A moda masculina é marcada por ser mais minimalista, então alguns detalhes fazem toda a diferença em um look. Como as botas são diferentes dos calçados tradicionais, elas conseguem trazer esse charme.

Diversos famosos já as adotaram em suas combinações para o dia a dia. Drake e Kanye West calçam botas em produções com uma pegada mais urbana. Se você prefere um estilo mais roqueiro, pense no visual de Alex Turner, que incorpora os sapatos muito bem.

Além disso, as botas são ultraversáteis. É difícil pensar em algo com o que elas não combinam, provavelmente só com o surfwear, que exige peças mais descontraídas e praianas, enquanto as botas são mais invernais. Porém, com tamanha diversidade, elas podem ser combinadas com looks para um clima mais frio ou quente.

Você pode usar botas com bermudas e camisetas, ou então com jaquetas e calças. Vale tudo com elas, basta ver se fica harmônico com as outras peças.

Quando usar e em quais modelos investir?

Como já dito, as botas ficam bem com quase tudo, porém elas acabam ficando restritas ainda a um visual mais descontraído. Por isso, considere o seu lifestyle na hora de adotá-las em certos momentos.

Se o seu emprego for extremamente formal, pode ser melhor deixá-las para os fins de semana. Mas se as suas tarefas permitirem maior liberdade criativa, aposte com força nesses calçados. Você pode usá-los até mesmo com terno.

Como as botas são bem cobertas e normalmente feitas de materiais que esquentam bastante, evite utilizá-las em dias muito quentes e atividades em que você vai suar mais. Se já é desconfortável sentir calor, os materiais como o couro podem ainda ficar com um odor desagradável e fazer perder sua durabilidade com esse uso.

Somente alguns modelos são recomendados para a prática esportiva, como trilha. Entretanto, as botas voltadas para esse mundo costumam ter designs específicos demais, que acabam não podendo ser incorporadas casualmente.

Os modelos que estão mais em alta ultimamente são esses:

1. Desert boots

Elas são os sapatênis do mundo das botas. São os modelos de botas mais casuais, com aspecto mais suave e que aderem melhor ao pé.

Na maior parte das vezes, elas possuem cadarços, solados menos grossos e cano curto. Por isso, são mais fáceis de serem combinadas a produções diárias.

2. Coturnos

Esses calçados acabaram retornando com as tendências militar e punk em alta, as quais já fazem parte do look caricato dessas vertentes.

Essas botas possuem um aspecto mais rude, devido ao seu tamanho grande e solados bastante grosseiros. Assim, são ideais para um visual mais agressivo.

3. Chelsea boots

Esse modelo é inspirado nos sapatos de montaria e já está presente no vestuário faz um bom tempo. Agora, as chelsea boots ganham os pés dos mais estilosos em versões diferentes.

Elas não possuem cadarços, somente um elástico para aderir à canela, e normalmente são feitas em tons terrosos. Aposte em cores inusitadas e combinações ousadas para um look fora do comum.

4. Yellow boots

Apesar do nome, elas possuem outras cores também. O amarelo vem da origem desse modelo, que era utilizado pelos lenhadores.

Por isso, você pode aproveitar a tendência lumber e investir nessas botas. Certamente, você deve ter visto o clipe de Hotline Bling, do Drake, então apostar nelas com um look urbano pode ficar o máximo.

Como aproveitar melhor as botas no visual?

Com tamanha variedade de modelos, é claro que há várias maneiras de usar esses calçados também. Por isso, vamos dar algumas dicas de como você pode tirar seu look do comum com suas botas e se tornar o mais estiloso da galera.

1. Full jeans

Na maior parte das vezes, as botas em um estilo mais casual são em tons de marrom. Essas cores ficam perfeitas quando combinadas com jeans. Por isso, invista em uma camisa ou jaqueta e calça nesse tecido, com um par de botas.

Para deixar o look mais ousado, você pode dobrar a barra da calça para deixar a bota em evidência ou então investir em peças rasgadas. O ideal é que as calças estejam mais ajustadas ao seu corpo, já que o visual vai seguir a paleta jeans.

2. Básico

Se você é fã de um visual mais minimalista e despojado, a produção clássica é composta por um bom par de calças jeans, uma camiseta branca e um par de botas. Essa combinação fica perfeita para quem gosta de um visual com pegada mais rocker, podendo misturar com camisas de bandas.

Você pode brincar com os modelos de camisetas e calças mais ousados, com rasgos e cortes inusitados, incorporar jaquetas de couro ou jeans e investir com vários modelos de botas diferentes.

Considerando o quanto o streetwear está em alta, é possível combinar os calçados com moletons e peças mais esportivas também, tipo a bermuda de moletom.

3. Militar

Você pode ainda investir em looks militares. O verde, característico da tendência, combina com quase tudo e está super em alta. Você pode seguir uma combinação mais caricata, com botas no modelo coturno e peças mais largas nos tons corretos.

Já para um look mais urbano, utilize em peças rasgadas e rebeldes combinadas a outras com estampa camuflada. As botas podem vir de qualquer forma, mas é legal usar alguns modelos mais pesados ou gastos para seguir essa tendência ao pé da letra.

4. Lumber

Provavelmente, é a combinação mais tradicional com botas. Uma camisa xadrez, preferencialmente de flanela, calças jeans e os calçados. É um visual clássico e você pode acrescentar toques esportivos para dar uma mudada, como os rappers andam fazendo.

Além disso, você pode considerar também um clima mais étnico e misturar estampas tribais e inspiradas nas culturas nórdicas. Isso cria um visual perfeito para as estações mais frias.

Como você pode ver, vale a pena investir em um bom par de botas, com o qual você pode criar inúmeras combinações. Só lembre-se de considerar o equilíbrio do look e, se tiver ficado legal, vá na fé e mande bem com seu estilo.

Se você curtiu saber mais sobre esses calçados e como você pode usá-los, dê uma conferida em nossos modelos de botas casuais!