O Carnaval de BH cresceu como nunca nos últimos anos. A cidade, que antes era considerada um refúgio para quem não quer curtir a folia e apenas descansar, é agora um dos destinos mais requisitados da época.

Os diversos blocos de rua, desfiles e shows agitam a capital mineira para os foliões, atraindo centenas de turistas e criando grandes oportunidades de emprego, com muita alegria e animação. Confira o artigo de hoje para saber como essa festa cresceu em BH e quais são os principais blocos de rua para aproveitar a temporada.

Boa leitura!

Como o Carnaval de BH se reinventou

Nos anos 80 surgiram os primeiros foliões em Belo Horizonte. Mais precisamente em 1987, quando operários que trabalhavam pela cidade se fantasiaram e desfilaram em carros na região central.

Anos depois, a alta sociedade da capital também começava a aproveitar os dias de folia em grandes bailes e desfiles. A partir daí, foram formadas escolas de samba e blocos caricatos, promovendo desfiles na Avenida Afonso Pena.

Com o passar dos anos, o Carnaval em BH foi perdendo força e, por isso, a cidade foi considerada como um local para descanso. No entanto, a partir de 2009 a festa se reinventou e hoje se destaca como um dos maiores carnavais do Brasil.

A comunidade foi a grande responsável pelo renascimento da festa em BH. Famílias, grupos de amigos e de músicos se juntavam para curtir a temporada em pontos estratégicos, com muita música e dança.

Praças, bares e ruas foram tomadas por um pequeno número de pessoas que, com o poder das redes sociais, se transformou ao longo dos anos em uma multidão. Esses pequenos encontros se transformaram em eventos, se espalhando pela internet e ganhando visibilidade como alguns dos melhores blocos de rua.

A partir daí a folia não parou de crescer. Hoje Belo Horizonte conta com centenas de blocos, o tradicional desfile das Escolas de Samba e Blocos Caricatos, shows e muitas atrações. Para este ano são esperados mais de 2 milhões de pessoas.

Oportunidades de emprego

Você acha que Carnaval é só folia? O crescimento da folia de BH trouxe muitas oportunidades de emprego para a população. Com o alto número de pessoas que vão às ruas, diversos bares, restaurantes, hotéis e hostels contratam funcionários temporários para atender à demanda.

As próprias ruas também são transformadas em pontos de comércio. Credenciados pela Prefeitura, muitas pessoas trabalham como ambulantes vendendo bebidas, comidas e adereços durante os dias de festa.

Surgem também outras oportunidades para lojas e autônomos que comercializam fantasias e acessórios para curtir o Carnaval. Os foliões encontram uma diversidade de arcos artesanais, máscaras e roupas criadas especialmente para a data.

Muitos deles planejam seus trajes por meses e encomendam tudo de pequenos empreendedores da capital, que abusam da criatividade e criam fantasias incríveis.

Blocos de rua

Em Belo Horizonte não há regras: se há um pequeno grupo reunido com batuque e animação, já podemos considerar isso um bloco de rua. Eles são as grandes atrações da festa na capital e foram os responsáveis pelo crescimento da folia, reunindo agora foliões de todas as cidades, estados e países.

Como já mencionamos, os bloquinhos foram formados pela própria comunidade. Músicos, amigos que adoram uma farra e estabelecimentos que reúnem frequentadores foram os primeiros a pegar nos instrumentos para revitalizar o Carnaval de rua de BH.

Existem os blocos que saem pelas ruas arrastando uma multidão e outros que convocam os foliões para a festa mas não saem do lugar. Esses são geralmente concentrados em praças e ruas que são fechadas especialmente para o evento.

Não se engane pensando que é só nos dias de Carnaval que esses blocos agitam a capital. Logo no início de janeiro a maioria deles anuncia seus ensaios convidando os foliões para colaborar com as festas e fazer bonito nos dias oficiais de Carnaval.

Conheça os principais blocos de rua de BH:

Chama o Síndico

Esse bloco é dedicado aos artistas Jorge Ben e Tim Maia. Criado em 2012 por um grupo de amigos que ensaiavam os grandes sucessos, rapidamente ele cresceu reunindo foliões e os mais diversos instrumentos musicais, como surdos, baixos, guitarras e sopros.

Baianas Ozadas

O bloco principal da segunda-feira de Carnaval é também um dos maiores de BH. Foi em 2012 que as “Baianas Ozadas” se juntaram para trazer à capital um pouco da cultura baiana. Todos os integrantes vão vestidos a caráter e os foliões seguem a moda, colorindo as ruas de branco por onde o bloco passa.

A música que contribui para a festa é composta pelos grandes hits do axé.

Então, Brilha!

Purpurina amarela e rosa são as cores oficiais do bloco que atrai centenas de foliões na manhã de sábado. O ponto de encontro é a Rua dos Guaicurus.

O bloco nasceu em 2010, quando um grupo de amigos se juntou para ir ao Carnaval do Rio de Janeiro fantasiado com as cores, brilhos e estrelas, que hoje são os principais elementos do “Então, Brilha!”. Ao final do desfile, o bloco se dispersa na Praça da Estação, onde a tradicional Praia da Estação dá continuidade à festa.

Juventude Bronzeada

Jovens, adultos e crianças se concentram no bairro Floresta para cantar o hino oficial do bloco “Bateu no coração, era amor, era a Juventude Bronzeada do Belô”. O “Juventude Bronzeada” é embalado por uma bateria conhecida como “Unidos do Cenoura e Bronze” e formada por cantores e músicos profissionais. Em cima de uma pick up eles se destacam no Carnaval de BH com os sucessos do axé dos anos 90, do samba e do reggae.

É por isso que a folia em Belo Horizonte tem atraído foliões de todas as partes do país! Muitos preferem descartar as festas mais tradicionais, como no Rio de Janeiro e em Salvador, para vir à capital mineira, que conta com atrações para todos os gostos e estilos — e o melhor, todos os blocos são todos gratuitos!

E você, já decidiu onde vai passar a temporada? O Carnaval de BH pode ser um dos destinos para você se divertir ao som de muita música e boas companhias. Compartilhe esse post nas suas redes sociais e convoque os amigos para curtir a folia com você!