Curte esportes com muita emoção e adrenalina? Então o skate é, sem dúvida, uma modalidade que você não pode deixar de praticar! Também conhecido como longboard, o skate é figurinha conhecida dos grandes centros urbanos, sempre nos pés dos meninos e meninas com estilo e atitude.

Mas, para andar de longboard nas ruas e se dar bem, é preciso seguir algumas dicas — e, claro, praticar muito! Para ficar por dentro do assunto, veja a seguir um pequeno guia para não fazer feio nas ruas e pistas de skate pelo país. Confira!

Antes de tudo, comece a praticar!

Já comprou seu primeiro longboard? Então comece a praticar, principalmente em pistas próprias para a prática do skate. O ideal é evitar o longboard nas ruas nesse primeiro momento, pois é preciso estar bem treinado para não causar ou sofrer acidentes.

Se você conhece algum amigo que já pratica o esporte, peça algumas dicas e ajuda na hora de se equilibrar no longboard e de aprender as primeiras manobras. Comece devagar, mas praticando sempre.

Aprenda a cair e não se envergonhe por isso

Qual skatista nunca caiu de seu longboard? Qual nunca voltou para casa todo ralado? As quedas fazem parte do processo de aprendizado e, portanto, não são um problema em si — desde que você aprenda o jeito certo e mais seguro de cair!

A melhor técnica é, quando perceber que vai cair, evitar aparar a queda com o braço para não causar uma contusão mais séria, e, então, rolar para o lado. Essa dica é importante e vale tanto para aprendizes quanto para profissionais do skate.

Invista em bons equipamentos de segurança

Justamente por conta das quedas que falamos no tópico anterior, mesmo sendo um grande profissional do skate, você vai continuar caindo por um bom tempo, e vai precisar de equipamentos de segurança, como cotoveleiras, joelheiras e capacete.

Não abra mão desses acessórios! Quando falamos de andar longboard nas ruas, estamos falando de um esporte radical que requer segurança por ser perigoso, já que pressupõe velocidade e manobras arriscadas.

Saiba como começar a andar nas ruas

  • Primeiro, repare bem: você é canhoto ou destro? Isso é importante por influenciar qual o pé que você usará para dar o impulso no chão: se for o direito, você é destro, se for o esquerdo, é canhoto;
  • equilibre-se corretamente no skate, de forma que seus pés fiquem entre os eixos do shape do longboard. A partir daí, e com prática, você poderá tentar outras posições;
  • como você está começando, ande sempre em ruas planas. Conforme for aprendendo e pegando mais confiança, pode começar a arriscar algumas descidas suaves;
  • aprenda a derrapar e parar, para não acontecer de você perder o controle da velocidade do seu longboard. Por isso é tão importante começar em ruas planas, pois, quando estiver bem preparado, pode tentar algo mais desafiador — sempre com segurança;
  • saiba como trocar shapes e cuidar de seu skate, pois as muitas quedas acabarão com ele, e você precisará sempre ter peças de reposição e saber fazer esses consertos sozinho;
  • evite fazer manobras logo nas primeiras vezes. Espere estar bem seguro quanto ao seu equilíbrio, para, só depois disso, tentar algo mais arriscado.     

Lembre-se: tenha paciência e curta o momento! Vá devagar e constante, tentando uma manobra aqui e outra ali, sem pressa, até estar seguro e capacitado!

Gostou de nossas dicas? Ainda tem alguma dúvida, ou tem algum conselho para acrescentar? Então diga para gente nos comentários!