Está em busca de esportes que lhe tragam novos desafios? Então você precisa conhecer o Parkour! Esse esporte é uma modalidade que exige esforço mental e físico, com saltos, rolamentos, pulos e agilidade nos movimentos. 

O Parkour alia corpo e mente por meio da transposição de obstáculos como modo de fuga. É um esporte completo e não possui restrições quanto a sua prática, sendo necessário apenas respeitar os limites do corpo.

Se interessou pelo assunto? Quer saber como praticar Parkour? Então venha com a gente!

Tenha cautela

Como é um esporte que exige habilidade física e mental, é preciso se preparar antes de começar a praticar o Parkour. As aptidões físicas e mentais devem ser melhoradas, dividindo os treinos em técnicos e físicos. Todas as manobras desse esporte exigem um nível de concentração e força, para que possam ser executadas corretamente. Por isso, não tenha pressa! A evolução técnica deve ser lenta, para que o seu corpo se acostume com os movimentos e para que você vá se aperfeiçoando cada vez mais.

Respeite seus limites

Como o Parkour exige um nível mais elevado de esforço físico, é preciso estar preparado para começar a praticá-lo. De nada adianta você iniciar as manobras se não possuir condicionamento para isso! Assim, é importante se exercitar e trabalhar os músculos. Com o treinamento adequado, não será um desafio realizar os movimentos e você poderá evoluir constantemente.

Use roupas e equipamentos corretos

Como é um esporte que possui um elevado número de manobras, as roupas usadas pelos praticantes do Parkour devem ser leves, além de evitar que a pele fique exposta. Os tênis precisam ser retos e com amortecimento, para que os impactos dos saltos não sejam prejudiciais. Além disso, é essencial que equipamentos de segurança sejam utilizados, pois protegem o corpo durante as quedas, inevitáveis no início, e propiciam ao praticante do Parkour condições de se arriscar mais durante as manobras.

Afinal, como praticar Parkour?

Agora que você já sabe como se preparar para começar a praticar o Parkour, pode dar início aos movimentos básicos. Mesmo sendo os mais simples, eles são essenciais para todas as demais manobras desse esporte.

Corrida

Apesar de parecer um movimento óbvio, a corrida no Parkour exige resistência e força, pois, além da longa distância a ser percorrida, é preciso ter poder de explosão e ganhar impulso para realizar os saltos.

Pular

Esse é o principal movimento do Parkour. Os saltos devem ser sempre bem calculados e realizados com precisão, evitando problemas, como lesões. É preciso ter equilíbrio e concentração, diminuindo os riscos de quedas bruscas.

Rolamento

É um movimento crucial para que a aterrissagem seja segura. O rolamento distribui as forças do impacto da queda para outras regiões do corpo, diminuindo as chances de se machucar.

Volteio

Esse movimento utiliza as mãos como auxiliares, facilitando a passagem por locais que são altos demais para pular. Os volteios podem ser realizados de diferentes maneiras, de acordo com a capacidade do praticante.

Percebeu como praticar Parkour pode ser fácil? Quer conhecer mais sobre esse e outros esportes? Então nos acompanhe nas redes sociais!