O parkour é uma prática que vem ganhando um número crescente de adeptos no Brasil. Fácil de praticar e sem a necessidade de ser feita em um lugar específico, a atividade se mostra uma ótima alternativa para quem busca lazer praticando alguma atividade física. Por não exigir equipamentos de alto custo para a prática, qualquer pessoa que tenha vontade pode praticar.

Mas você conhece o parkour? Sabe como surgiu? Venha descobrir com a gente mais sobre essa incrível modalidade! 

Como surgiu o parkour?

Raymond Belle, foi um guerreiro socorrista durante a Guerra do Vietnã e herói do corpo de bombeiros de elite de Paris. Inspirou seu filho, David Belle, a criar o parkour baseado nas histórias de seus feitos heroicos como forma de homenageá-lo.

Como surgiu o nome parkour?

Parkour é um nome inspirado na palavra francesa parcours, utilizada para denominar o treinamento militar francês conhecido como Parcours du Combattant (Percurso do Combatente). Então, a modificação da palavra surgiu para dar nome à atividade. Os praticantes são conhecidos como traceurs. 

Qual o objetivo do parkour?

A modalidade é um exercício que tem como ideal desenvolver habilidades que possibilitem uma melhor movimentação e controle do corpo por quem o pratica.

Noção espacial, aumento de força, ganho de resistência e agilidade, precisão, equilíbrio são algumas características que podem ser desenvolvidas com o parkour, sempre a partir da ideia de superação dos obstáculos existentes na sua rotina como muros, corrimãos e bancos de praças.

A ideia é que nenhuma dificuldade impossibilite o praticante de seguir à diante em seu percurso e que tudo seja superado com os movimentos do corpo. 

Como iniciar no parkour?

Se prepare fisicamente

Assim como toda modalidade física, o parkour exige uma boa preparação física. É necessário também possuir força e explosão muscular para superar algumas barreiras mais difíceis. Por isso, melhorar a capacidade aeróbica e resistência pode te ajudar a se adaptar e realizar mais facilmente os movimentos.

Se prepare mentalmente

Estar bem preparado mentalmente também é importante. Como alguns trajetos são mais difíceis do que outros, estar ciente das suas capacidades evita que acidentes inesperados possam acontecer. Nesse quesito, a preparação psicológica te ajuda a responder mais rapidamente na busca por novos caminhos, além de tomar as melhores decisões sobre enfrentá-los ou não.

Enquanto vai se preparando, comece do básico. Encontre obstáculos mais simples para ir ganhando confiança. Faça os percursos mais devagar para ir “pegando a manha” e procure sempre evoluir entre uma sessão e outra. David Belle, criador do parkour costuma dizer: “Primeiro faça. Depois faça bem. Depois faça bem e rápido.” Siga o mestre!

Quais são os principais movimentos do parkour?

Quando vemos os praticantes, logo notamos que alguns movimentos são recorrentes durante os trajetos percorridos. Os principais movimentos realizados durante o parkour são: 

Corrida

A corrida é um dos movimentos bem básicos do parkour. Você precisará correr para mudar de obstáculos, ganhar velocidade para subir em muros, impulso para pular e várias outras atividades. Encaixar treinos regulares de corrida pode te ajudar a melhorar esse movimento.

Pular e cair

Outro movimento bem recorrente são os pulos. E todo pulo vem seguido de uma queda. O pulo é usado para passar em fendas, buracos e superar os empecilhos do caminho.

Tic tac

O tic tac é o movimento que envolve o salto e uma escalada na parede para conseguir ganhar mais altura para chegar no lugar desejado. Esse movimento te permite chegar a lugares que não seria possível apenas com um salto.

Rolamentos

Assim como todo salto é seguido por uma queda ou aterrissagem, os rolamentos garantem que esse “pouso” seja feito de uma forma que diminua os riscos de uma lesão causada pelo impacto de saltos maiores ou de lugares mais altos, espalhando o impacto pelo corpo.

Volteios

O volteio é quando utilizamos as mãos para auxiliar na passagem de um obstáculo que não seria possível apenas utilizando um salto. Esse é um movimento que pode ser feito de diferentes formas, variando de acordo com o obstáculo que é encontrado.

A partir da virada

Trata-se de um movimento que envolve o salto para transpor uma barreira enquanto gira o corpo em 180 graus durante a execução.

Quais são os benefícios do parkour?

Além de trabalhar corpo e mente, no parkour você aprende a agir em diferentes situações e lugares. Tal necessidade te possibilita lidar com alguns medos. Além disso, os treinos exigem dos praticantes diversas habilidades dependentes do corpo. Elementos que trazem diversos benefícios para quem pratica o parkour.

Trabalhe os seus medos

O medo é um fator psicológico e tem um papel muito importante para os praticantes de Parkour. Enquanto atua como agente de proteção impedindo que façamos algo prejudicial, também é um agente de limitação.

Nos treinos, os medos são trabalhados com calma e segurança. Com as atividades sendo realizadas de forma regular, é possível conhecer melhor a sua mente, seu corpo e vencer os desafios a cada novo movimento.

Melhora do corpo

No Parkour, o corpo é a principal ferramenta. Os traceurs realizam várias atividades que modelam o corpo e aprimoram as capacidades físicas. Por isso, os treinos são ricos em exercícios físicos que desenvolvem força, resistência e agilidade.

Fazer mais amizades

A facilidade com que a modalidade consegue agrupar pessoas para praticá-la juntas é uma das características que fez o parkour ganhar seguidores pelo mundo. No Brasil mesmo, é comum acharmos na internet comunidades e grupos de parkour. E encontrar grupos de praticantes pelas ruas.

Raramente veremos algum traceur fazendo um percurso sozinho. Por isso, é comum conseguirmos encontrar novas amizades enquanto praticamos o parkour. Quem não gosta de praticar uma atividade com uma companhia, não é mesmo?

Quais os equipamentos necessários para praticar parkour?

Como comentado mais acima, o parkour é uma modalidade que tem um baixo custo de equipamento, ou seja, não se faz necessário investir grandes quantias em acessórios específicos para começar a treinar. 

Para poder fazê-lo, basta um bom par de tênis e roupas leves. Algumas pessoas fazem uso de luvas, já que as mãos são bastante utilizadas para fazer as acrobacias e, até que fiquem calejadas, podem ficar um pouco machucadas.

Gostou do post? Então siga-nos no Facebook e Instagram e não perca nenhuma novidade!