Com o estilo esportista em alta nos últimos tempos, tem sido bastante usual incorporar peças de moletom a looks que, a princípio, não pareciam combinar com o estilo despojado que o tecido reflete. No entanto, a moda atual vem mudando esses paradigmas.

Assim, o moletom virou um recurso essencial no guarda-roupa de quem gosta de cuidar do próprio estilo e se manter na moda. Ele está presente nas clássicas calças, nos (ainda mais clássicos) casacos e até em peças mais arrojadas, como blusas sem manga ou bermudas.

No post de hoje, você vai descobrir sobre como incorporar o moletom em suas composições do dia a dia, inclusive com alguns exemplos. Confira!

O moletom e o estilo esportivo

Trajes esportivos empregam o moletom como tecido desde sempre — tanto é que ele sempre foi associado a esportes e atividades físicas. A flexibilidade do tecido, o frescor dos modelos mais leves e o conforto que algumas peças mais pesadas proporcionam justificam o sucesso.

No entanto, até pouco tempo atrás o ambiente esportivo não se misturava com o casual. Se alguém usasse um moletom em um ambiente que não fosse esportivo, era visto como desleixado e sem noção de estilo a ponto de usar um “pijama” em público.

O estilo esportista chegou forte no vestuário e mudou tudo isso. O culto à saúde e a disseminação das práticas de atividades físicas demandaram que as marcas desenvolvessem roupas confortáveis para exercícios e que, ao mesmo tempo, pudessem ser usadas durante uma rotina profissional corrida.

Com isso, os modelos até então folgados e despretensiosos que o moletom oferecia foram ganhando toques de alta costura, e, assim, conquistando o ambiente casual com peças com cortes melhores e em versões mais leves.

Veja a seguir como a combinação de moletom com o estilo casual dá muito certo!

Casaco de moletom

Jaquetas e blusas fechadas de moletom são provavelmente as peças de roupa mais resistentes ao longo dos anos. Sempre tiveram seu lugar no guarda-roupa e nas ruas, sendo as favoritas para proteger do frio e se aconchegar em casa.

Os modelos atuais têm feito sua parte para afastar a má fama de roupa sem estilo do moletom, trazendo modelagens mais leves para dias não tão frios, cortes mais ajustados e cores e estampas mais sóbrias.

Veja alguns exemplos de looks:

Casaco de moletom e traje casual

Tanto masculino quanto feminino, o traje casual pode ser incrementado com um casaco de moletom em dias mais frios. Experimente, por exemplo, um casaco de zíper e capuz mais fino bem ajustado junto de uma calça jeans, uma camiseta de malha e um tênis casual ou de skate.

Há também modelos com gola mais alta bastante elegantes, e outros fechados que lembram suéteres. Nenhum desses tem erro quando combinados com um traje casual estiloso.

Casaco, vestido e tênis

A combinação de um vestido de corte simples e ajustado com um casaco aberto de moletom e tênis deixa o visual feminino muito descontraído e cheio de informação de moda.

O tênis, nesse caso, pode ser de corrida, de skate ou casual — os de cano médio e longo ficam muito mais interessantes.

Moletom com roupa social masculina

Você se lembra daqueles casacos mais leves e sofisticados? Eles caem muito bem com roupas sociais. Você pode usá-los dentro de um traje social completo ou com apenas uma peça mais formal.

Em dias mais frios, vestir um moletom por baixo do paletó é uma opção estilosa e bem funcional.

Além disso, modelos de casaco sem capuz caem bem com camisas sociais, sejam eles abertos ou fechados. O colarinho da camisa saltando pela gola do casaco dá uma elegância no look profissional mais despojado — ou mesmo para uma combinação de camisa, calça e sapatos sociais.

Casaco de moletom e legging

Um dos visuais esportivos consagrados entre o público feminino. A versatilidade dele permite que a mulher vá do ambiente casual para o esportivo sem perder o conforto.

Casacos abertos, fechados, com ou sem capuz — vale qualquer um, desde que tenha um bom corte e não possua estampas e detalhes muito extravagantes.

Calçados podem ser desde botas e sapatos casuais a chinelos e tênis de corrida.

Calça de moletom

Se o casaco de moletom era uma peça discriminada no ambiente casual, a calça era ainda mais. Mas, graças à moda esportiva, isso mudou: as roupas ficaram mais finas, ajustadas e elegantes — portanto, compatíveis com o ambiente casual, como os looks abaixo mostram.

Calça de moletom no traje social feminino

Modelos mais finos de calça de moletom podem se mostrar peças bem elegantes para o ambiente profissional quando combinados com blusas sofisticadas e sapatos sociais, de salto ou sapatilhas. Botas e blazers também têm seu lugar.

Peças mais justas e com uma tira elástica nas canelas para maior ajuste são as melhores para essa proposta.

Calça e casaco de moletom

Acredite se quiser: a combinação de casaco e calça de moletom forma um look bem estiloso. Se ambos foram da mesma marca, mesma cor ou mesma coleção, o efeito fica ainda melhor.

Calçar um tênis de corrida sem meias dá uma impressão interessante de que você está propositadamente utilizando roupas esportivas no dia a dia e que tem uma boa noção de estilo.

Calça de moletom casual

Sabe aquele traje básico camisetacalça jeanstênis? Você pode incrementá-lo com uma calça de moletom bem moderna e criar uma quebra de expectativa interessante em seu look — além do conforto, claro.

O moletom funciona muito bem com um tênis de corrida, mais até do que calças convencionais, como jeans. Além disso, tênis casuais e de skate, de cano baixo e mais alto também compõem bem com a peça.

Então, contanto que você arrume uma peça de moletom discreta, bem ajustada e — para ninguém sofrer no clima do Brasil — de uma modelagem mais fresca, pode substituí-la por praticamente qualquer peça casual, e até mesmo acrescentá-la em ambientes mais sociais.

Agora que você sabe como usar moletons em seus looks, não dê mais bobeira e veja nossas peças para andar por aí cheio de estilo!