As drogas e o cinema tem uma relação bem íntima, sendo várias as cenas, cômicas e trágicas, protagonizadas por personagens entorpecidos. Mas está para nascer algum artista que tenha explorado de forma mais genial e engraçada o tema das drogas e da cultura hippie como a dupla Cheech & Chong.

Leia a seguir um pouco sobre os comediantes e, caso já os conheça, relembre alguns de seus melhores momentos nas telas!

A origem de Cheech & Chong

Cheech Marin e Tommy Chong se conheceram no Canadá em meados dos anos 60. Por lá, os dois começaram uma produtiva carreira no ramo da comédia.

Inicialmente, a dupla começou a ter sucesso compondo CDs de músicas engraçadas e fazendo performances em shows de stand up. O sucesso veio rápido: comédias voltadas ao público jovem, que, na época, estava bem inserido na cultura hippie (e nas drogas), eram justamente o que o mercado precisava..

Mas a dupla humorística foi ganhar o mundo mesmo quando começou a mexer com longas-metragens, no final dos anos 70. Quando começaram, parecia que não iriam parar mais.

Filmografia

Cheech & Chong fizeram a façanha de lançar sete filmes completos no espaço entre 1978 e 1985.

Os filmes seguem a temática que consagrou a dupla: comédias simples e situações cômicas que envolvam o máximo de quantidade de drogas possível. Confira abaixo a lista com as obras:

1 – Queimando Tudo (1978)

O primeiro de todos, quando a dupla mostrou para o mundo sua comédia bobagenta e sem conteúdo. E o mundo adorou.

O filme conta como Cheech conheceu Chong, este último vestido de mulher à beira da estrada para atrair caronas, e o primeiro, enganado pelo plano engenhoso. Ao longo do filme, os personagens são apresentados: Cheech, um simpático maconheiro latino, e Chong, um hippie que não trazia nenhum orgulho para sua família rica e tradicional.

O ponto-chave do filme é o transporte de uma van feita de maconha dos Estados Unidos ao México, e as tentativas frustradas da polícia de impedir esse transporte.

Ambos os personagens são icônicos e são caricaturas dos respectivos atores, sendo praticamente impossível diferenciar uns dos outros.

2 – Cheech & Chong Atacam Novamente (1980)

O segundo filme da série segue a fórmula simples do primeiro: coloque dois malucos drogados em qualquer situação e veja o circo pegar fogo.

Desta vez, há a participação do primo de Cheech, Red (também interpretado por Cheech), que vai para Hollywood junto de Chong, com muita droga nos bolsos e nada na cabeça. Uma premissa simples, mas que vira uma obra de arte da comédia trash nas mãos dos humoristas.

3 – Altos Sonhos (1981)

Em Altos Sonhos, Cheech e Chong decidem empreender no ramo dos sorvetes. O filme conta a história de como a dupla fica milionária vendendo um sorvete que causa sensações e efeitos colaterais nunca antes vistos. De outro lado, os policiais do primeiro filme retornam para, mais uma vez, tentar prender os malucos.

No desenrolar da história, percebemos que os sorvetes vendidos agradavam tanto porque eram feitos de um tipo experimental de maconha. Nada que já não fosse esperado de Cheech e Chong.

4 – Pintou Sujeira (1982)

Em “Pintou Sujeira”, a dupla de personagens, encalhados e desempregados, é encarregada de dirigir uma limusine até Las Vegas, dando carona a dois magnatas árabes incrivelmente estereotipados e interpretados também pelos dois.

Uma série de porcarias acontecem ao longo do caminho, incluindo a descoberta de que a limusine estava repleta de dinheiro sujo dos ricos árabes.

5 – Ainda Doidões (1983)

O filme conta a história de um festival em Amsterdã que não deu muito certo. A dupla, interpretando a si mesmos, foi convidada a participar desse festival, e, chegando lá, recebem a notícia de que atores famosos haviam sido convidados, mas deram um bolo na organização.

Assim, eles são persuadidos a fazer uma performance ao vivo no festival. O filme é praticamente uma gravação de seus shows de stand up, e é uma ótima referência aos trabalhos realizados pelos comediantes antes de se aventurarem no cinema.

6 – Os Irmãos Corsos (1984)

Uma adaptação da obra de mesmo nome do escritor Alexandre Dumas. Parece sério, não? Mas não se engane! O filme segue com o mesmo tom debochado peculiar de Cheech & Chong, enfiando-os numa história de época.

O filme trata de dois irmãos, Louis e Lucien, gêmeos siameses separados ao nascimento, que sentem as dores e os prazeres que o outro sente. A paródia conta como os dois irmãos conseguem zoar completamente com a Revolução Francesa.

7 – Get Out of my Room (1985)

Um documentário de mentira contendo entrevistas com os astros Cheech e Chong e o making of de seu último CD, “Get Out of my Room”, além do making of de quatro dos clipes que acompanhariam o CD.

Dando um tempo

1985 foi o ano em que a série de filmes de Cheech & Chong finalmente acabou. Houve uma separação da dupla, seguida da exposição cada vez maior de Cheech Marin e sua requisição para participar em filmes grandes e projetos solo. A separação foi conflituosa e durou anos.

Ambos acabaram seguindo por rumos diferentes, trabalhando ao longo dos anos 90 em vários papéis no cinema e na televisão, mas sem dividir os cenários ou palcos.

O processo de reunião

Apesar de alguns contatos e uma ou outra aparição juntos ao longo dos anos 90, foi apenas no início dos anos 2000 que uma reunião começou a acontecer. Em 2000, ambos os atores dublaram um episódio de South Park e, aos poucos, foram manifestando a vontade de voltarem a fazer apresentações e bobagens do tipo.

Em 2003, com os planos já em movimento para novos shows, Tommy Chong foi preso em uma operação do FBI por fabricar e vender bongs por meio de uma empresa que possuía. Passou nove meses em cana e voltou à liberdade motivado a trabalhar mais. Curiosidade: seu companheiro de cela era Jordan Belfort, o próprio Lobo de Wall Street.

De fato, várias foram as aparições de Cheech e Chong na TV nos anos seguintes. Sempre foram uma presença de honra graças ao status de clássico cult que toda sua obra foi ganhando ao longo dos anos.

Reunião: agora sim!

Atendendo ao apelo dos fãs, há 30 anos esperando uma história original saída das mentes doentias e drogadas de Cheech & Chong, a dupla confirmou recentemente que está produzindo uma continuação de “Queimando Tudo”.

Ainda não temos muitas informações sobre o longa, mas certamente tem potencial. Além disso, os comediantes seguem fazendo turnê de seu show de stand up pelos Estados Unidos, com apresentações marcadas até o fim do ano e certamente muitas outras por vir.

Cheech & Chong influenciaram, com seu humor bobo e despretensioso, gerações de comediantes que vieram depois. Atualmente, o drug comedy é praticamente um gênero consolidado dentro da comédia, contando com grandes nomes como “Queimando as Pontas”, “Se Beber, Não Case” e toda a série de filmes de Harold & Kumar, claramente inspirados pela dupla dos anos 70.

Agora que você tem essa despretensiosa biografia de Cheech & Chong nas mãos, passe a bola e mostre para seus amigos no Facebook a vida e obra desses comediantes!