A escalada é um esporte muito procurado por pessoas que gostam de superar desafios. O objetivo principal é chegar ao topo do paredão!

O esporte trabalha o corpo, principalmente os membros superiores e inferiores, e pode queimar até 900 calorias por hora. Mas ele também propõe um trabalho psicológico muito interessante, focando em pensamento estratégico e controle mental.

Se você se interessa por essa prática, aprenda agora um pouco mais sobre ela e conheça os 7 melhores lugares para escalar no Brasil!

Uma breve contextualização

Existem vários tipos de escalada — e eles requerem ambientes, condições climáticas e equipamentos diferentes. É possível praticar em rochas naturais (escalada outdoor) ou em paredões preparados para o esporte, como é o caso da escalada indoor.

Além disso, existem 2 grandes grupos de subida mais conhecidos:

  • livre, em que o escalador utiliza as nuances naturais da pedra para subir;
  • artificial, em que agarras são inseridas na rocha para apoiar a subida.

As duas categorias citadas podem ser subdivididas em grupos com estilos diferentes de escalada. O boulder, por exemplo, dispensa o uso de material e é praticado em pedras baixas. O desafio nesse caso é o grau de dificuldade para atravessar a pedra.

E outro estilo é o top rope, subida que requer o apoio de uma segunda pessoa para liberar a corda e garantir a segurança do escalador. Essa é uma das modalidades mais fáceis de se praticar.

Ao contrário do que muitos pensam, escalar é um exercício seguro e pessoas de várias idades são adeptas, até mesmo crianças. E tanto os circuitos fechados quanto o estilo ao ar livre também podem ser muito seguros e prazerosos, principalmente se você curte natureza.

O ideal, claro, é sempre buscar a orientação de um instrutor, mesmo que você seja um esportista nato! Separamos uma lista de sugestões com as duas categorias e os melhores lugares para escalar no Brasil. Acompanhe!

Escalada indoor

1. Casa de Pedra — São Paulo (SP)

Se você mora em São Paulo ou vai visitar a cidade, a Casa de Pedra é uma boa pedida para escalar e dar uma boa desestressada. O espaço fica na Vila Pompeia e é considerado o maior ginásio de escalada do Brasil.

As paredes mais altas chegam a 14 metros e é possível praticar três das principais categorias do esporte indoor: o top rope, a escalada guiada e o boulder, com a proteção de colchões.

2. Rokaz — Belo Horizonte (MG)

O Rokaz é uma academia especializada em escalada indoor, que oferece um minicurso para iniciantes com a opção de pagamento pela diária ou o pacote mensal, como acontece em academias tradicionais. Os equipamentos são alugados e há paredões de diversos níveis de dificuldade.

As pedras de escalada são alteradas de tempos em tempos, para garantir mais diversão e desafio a quem frequenta o lugar. Também há os três tipos de escalada citados anteriormente: boulder, top rope e escalada guiada.

3. Campo Base — Curitiba (PR)

Se estiver em Curitiba, o ginásio Campo Base tem muitas opções de vias para escalada indoor e também oferece opções de pacotes para treino.

Assim como na maioria das academias, ele também possui as três categorias já citadas e grande parte das vias possui de 12 a 13 metros, com exceção da área de boulder, que chega a 3,5 metros de altura e pode ter mais de 45º de inclinação!

Escalada outdoor

1. Pão de açúcar — Rio de Janeiro (RJ)

Se você já visitou esse que é um dos pontos turísticos mais famosos do Rio de Janeiro, pode ter se deparado com aventureiros praticando a escalada por ali. O local oferece diversas vias, com maior ou menor grau de dificuldade.

O Costão, por exemplo, é a melhor via para iniciantes e pessoas com pouca experiência, enquanto a Via dos Italianos e a Chaminé Stop são mais avançadas e requerem mais técnicas de escalada. Independentemente da escolha, a vista da chegada ao topo é muito gratificante.

2. Chapada Diamantina — Bahia

Visitar a Chapada Diamantina já é, por si só, um passeio que vale muito a pena. O local tem um visual de tirar o fôlego! Mas, se você busca por escalada outdoor, esse é um dos destinos que devem entrar para a sua lista.

A região é repleta de paredões que oferecem vias para iniciantes e escaladores experientes — e o melhor é que, na maioria das vezes, você encontra uma cachoeira pertinho de você para se refrescar ao final da escalada.

3. Serra do Cipó — Minas Gerais

Minas Gerais aparece mais uma vez em nossa lista, agora com a escalada em pedras naturais. A Serra do Cipó não poderia ficar de fora, pois é um destino bastante procurado (e um dos melhores para praticar escalada no Brasil).

O Morro da Pedreira é o cume mais conhecido da região e possui vias com graus de dificuldade distintos. A Lapinha, localizada na região e muito conhecida por sua gruta, também possui ótimos trajetos para escalada.

A melhor maneira de chegar ao local é saindo da capital mineira, Belo Horizonte, de carro.

4. Pico Ibitirati — Paraná

Voltando ao sul do Brasil, o Pico Ibitirati é muito procurado por amantes e profissionais do esporte que estão dispostos a enfrentar 600 metros de subida. É comum levar mais de 10 ou 15 horas até o topo, mas também há a possibilidade de fazer trajetos mais curtos e aproveitar a vista!

Os montanhistas costumam subir o Ibitirati e seguir para o famoso Pico Paraná. Um ponto de atenção é em relação à condição climática, que é sempre uma surpresa. Se escolher esse destino, é preciso se preparar para o frio e a chuva.

Uma boa dica, se você for um iniciante, é começar pela prática indoor para perceber os desafios da escalada e como o seu corpo reage aos estímulos da subida. E, depois, aproveite o visual natural que as rochas ao ar livre proporcionam. Assim como em qualquer outro esporte, quanto mais você praticar, maior será sua evolução.

Agora que você conhece os melhores lugares para escalar no Brasil, basta escolher o destino que for mais a sua cara!  Se você gostou das dicas de hoje, não deixe de assinar nossa newsletter e receber mais conteúdos como este!