Carnaval é sinônimo de samba, certo? Sim, mas essa tradição não está presente em todos os blocos de rua que fazem a festa acontecer pelos quatro cantos do país.

Muito além do repique e da sonoridade característica dessa época do ano, há blocos que tocam rock and roll. Isso mesmo! O som das guitarras, da bateria e do baixo, aliado a toda a força do estilo, é uma opção para quem não é tão fã das marchinhas carnavalescas.

Mas esses grupos também abrem espaço para parcerias que fazem uma verdadeira miscelânea musical, com toques de maracatu, frevo e reggae. Enfim, o que não falta é motivo para dançar!  

E se você quer participar dessas folias irreverentes e totalmente autênticas, selecionamos 5 blocos que elevam o tom do rock em pleno carnaval. Quer conhecê-los? Então continue a leitura! 

5 imperdíveis blocos que tocam rock 

1. Sargento Pimenta (RJ)   

Unir o mundo do carnaval aos sons clássicos dos Beatles: essa é a proposta do Sargento Pimenta, que anima a segunda-feira de carnaval, no Aterro do Flamengo (Rio de Janeiro), a partir das 15h.  

Reunindo mais de 60 mil foliões, o bloco já é tradicional e está em sua sétima edição na cidade maravilhosa, sempre tocando apenas os sucessos do quarteto britânico, como  Don’t Let me Down,Yesterday, Lucy in the Sky, Hey Jude e Revolution, entre tantas outras canções.

Fundado pelos amigos Gustavo Gitelman, Alexandre Ades e Alan Spector, o grupo foi formado em referência ao disco Sgt Pepper’s, considerado por muitos críticos como um dos principais na história do rock. E a principal motivação foi o figurino carnavalesco existente na capa da obra.

Os amigos chamaram mais músicos e chegaram a uma formação de 13 pessoas, fazendo a festa dos beatlemaníacos e amantes do rock. Uma ótima pedida para o seu carnaval, com um clima de muito amor e colorido nas fantasias. 

2. Tô de Bowie (SP)

Um trocadilho bem sugestivo com o sobrenome do camaleão do rock, David Bowie, é o nome do bloco que anima as ruas nos arredores da Praça Princesa Isabel, no centro de São Paulo.

O grupo toca somente canções do ídolo pop falecido no ano passado. Criado também por um grupo de amigos fãs do artista inglês, reúne uma média de 40 mil foliões na terça-feira de carnaval — a maioria vestida com características de Bowie, que frequentemente mudava de visual, sendo bem ousado em suas performances.

Com isso, muitas máscaras e tintas nos cabelos, na barba, no rosto e por todo o corpo marcam o figurino de quem curte o som do Tô de Bowie. O famoso raio que ilustrou tanto o cantor sempre está presente no rosto dos fãs, que também abusam dos adereços, como chapéus.  

Versões no embalo do carnaval de músicas famosas, como Life on Mars, tomam conta dos bownianos de plantão em mais um momento de nostalgia, enaltecendo o rock em plena festa do samba. 

3. Toca Rauuul (RJ e BH)     

O lendário roqueiro baiano que revolucionou a música no Brasil é o homenageado deste bloco pra lá de irreverente.

Em alusão a um bordão muito repetido nos bares e shows Brasil afora, o Toca Rauuul anima os foliões da Praça Tiradentes (no centro do Rio de Janeiro) no domingo de carnaval, a partir das 16h, com concentração prevista para as 14h.

Sucessos como Metamorfose Ambulante, Eu Nasci há 10 mil Anos Atrás, Mosca na Sopa, Gita, Cowboy Fora da Lei, Tente Outra Vez, Meu Amigo Pedro, entre tantos outros, embalam os amantes do rock nacional, reunindo cerca de 5.000 pessoas. 

O bloco surgiu, em 2011, justamente em uma apresentação do Sargento Pimenta. Criado por Bruno Pederneiras e alguns amigos, a ideia inicial foi fundar um bloco em que todos os foliões pudessem cantar as canções, principalmente por serem em português e muito conhecidas pelos quatro cantos do país.

Fãs de Raul Seixas vão fantasiados e relembram os grandes momentos do roqueiro que fez história — apesar de ter falecido ainda novo, em 1989 — e deixou uma vasta produção musical, composta por belas canções com críticas e muitas sacadas de rimas que conquistaram diferentes gerações.

Toca Rauuul em Belo Horizonte  

Além do Rio de Janeiro, neste ano o bloco também se apresentará na capital mineira, como já fez em Ouro Preto, onde as ruas históricas dão espaço para um carnaval muito animado e repleto de jovens universitários.

Em Belo Horizonte, o grupo estará ao lado do Abre de Sésamo. Os palcos serrão montados na Avenida Brasil e na Praça da Liberdade, na região centro-sul da cidade. 

4. Alcova Libertina (BH)   

Os clássicos do rock and roll marcam o desfile da Alcova Libertina, que sai às ruas da capital mineira no domingo de carnaval.  Reunindo cerca de 40 mil fãs do estilo musical, o bloco se apresenta na Avenida dos Andradas. 

No repertório, canções de Led Zeppelin, Amy Winehouse, Elvis Presley, Raul Seixas e Mutantes se misturam com a pegada da folia. 

O grupo frequentemente faz críticas políticas no palco, principalmente valorizando os demais blocos que saem às ruas de Belo Horizonte, sendo a maioria sem patrocínios. A Alcova Libertina faz arrecadações coletivas para bancar o desfile e conta com grande apoio dos foliões. 

O bloco surgiu em 2011, com um grupo de artistas que atua no Ateliê de Artes Alcova Libertina, no bairro Santa Tereza. Para arrecadar fundos, além da ajuda dos foliões, os integrantes promovem apresentações em bares e casas de shows da cidade. 

5. Bloco Cru (RJ)

Mais um bloco com o rock no repertório, o Cru sai na segunda-feira de carnaval, a partir das 17h, na Praça XV, no centro do Rio de Janeiro. 

Canções do AC/DC, Rage Against the Machine, Kiss, Secos e Molhados, entre muitos outros grupos, marcam presença no bloco, que surgiu em 2009 como uma alternativa para quem curte o estilo musical.

Hoje, o grupo reúne mais de 40 mil foliões que curtem a combinação entre as sonoridades do samba e a batida forte do rock and roll. 

Portanto, se você quer uma diversão diferente neste carnaval, embalada pelo rock, não deixe de aproveitar um desses blocos que tanto fazem sucesso pelas principais capitais do país. 

São todos irreverentes, autênticos e totalmente sintonizados com as mais diversas culturas, como um bom carnaval deve ser! 

E aí? Gostou de descobrir quais são os blocos que tocam rock? Quer sempre ficar por dentro do mundo jovem? Então não deixe de seguir nossas redes sociais (Facebook e Instagram)!