Tenho certeza que você já viu diversas tatuagens tribais por aí, não é mesmo? Elas tiveram um impacto enorme no fim dos anos 90 e continuam fazendo sucesso até então. Agora, o estilo que está bombando são modelos inspirados nos Maori, povo nativo da Nova Zelândia.

A história deles com o moko, nome dado as suas tatuagens, é milenar e repleta de significados marcantes, que estão inspirando o mundo todo com sua estética e profundidade. Quer saber mais sobre o estilo dos Maori? Então continue lendo!

Primeiramente, quem são os Maori?

Maori, no dialeto deles, significa povo original. É assim que os nativos da Nova Zelândia passaram a se denominar com a chegada dos europeus lá. Inclusive, o termo Aotearoa, que nomeia o país, vem deles. Sua tradução é ‘terra da longa nuvem branca’, inspirada pela neve nas montanhas.

Eles representam cerca de 14% da população neozelandesa e tem uma cultura fascinante. Se você curte rugby, confira o time All Blacks, cujos jogadores (todos de descendência Maori) praticam uma haka (dança tribal que mostra raça e vigor a visitantes e inimigos) antes de seus jogos.

Outra tradição bacana é o Hangi, que é um churrasco super diferente por ser preparado debaixo da terra.

Seu reconhecimento também vem de sua bravura, demonstrada em suas batalhas e também simbolizadas em suas tattoos. Hoje em dia, eles são referência em ecoturismo no país e é possível ir em cerimônias deles nos Maraes, locais de encontros abertos à visitantes.

As tatuagens em sua cultura

Mais do que um adorno estético, os Maoris se tatuavam criando símbolos de reconhecimento social pelos seus feitos e sua linhagem. Por isso, suas tatuagens são tão cheias de significado, já que dizem respeito às suas identidades pessoais.

O moko era exclusivo às pessoas mais influentes e com maior poder social. Inclusive, era considerado vergonhoso uma pessoa com status não ter marcas que revelassem seus méritos ou linhagem.

Os selecionados começavam a ser tatuados na passagem da adolescência para a fase adulta. Ao longo de sua vida, novos elementos eram acrescentados de acordo com seu crescimento pessoal e social.

Além disso, as tatuagens não eram exclusivas somente aos homens e havia uma separação entre os locais que recebiam a arte entre os gêneros. Eles tatuavam no rosto, nas pernas e até mesmo no bumbum, ao passo que elas eram marcadas em seu queixo, pescoço e costas. Atualmente, elas são feitas nos braços, pernas e costas, exceto no rosto.

O método de fazê-las era bem mais difícil e exclusivo do que é hoje, devido ao processo e a aquisição dos materiais serem mais complexos. A pele era cortada em detalhes minuciosos para que a tinta entrasse com cortes feitos por pedras afiadas, facas, dentes de tubarão e uhi, um ancinho com ponta feita de osso de albatroz.

As tintas também eram bem naturais. Chamadas de oko, eram utilizadas misturas feitas com madeira queimada ou com fluídos de borracha queimada e insetos misturados. O material era tão exclusivo que eram tidos como relíquias familiares e chegavam a ser enterrados junto aos mortos.

Por esse motivo, as tatuagens eram bem mais dolorosas. Para quem estivesse sendo tatuado aguentar a dor, havia cantos e apoio da tribo. Assim, elas eram realizadas em meio a rituais e cerimônias. Era um ato de orgulho receber a tatuagem sem demonstrar sofrimento.

Até mesmo o processo de cura era complicado, exigindo repouso e aplicações de ervas, uma vez que o procedimento era mais agressivo.

Com todo esse clima exótico, é claro que os europeus ficaram encantados com as tatuagens dos nativos ao chegar na Nova Zelândia. Em momentos de guerra, as cabeças tatuadas chegaram até a se tornar itens de colecionador na Europa.

Repletos de significado, seria inevitável que os desenhos do povo Maori se tornassem uma grande inspiração com o passar do tempo. Eles podem trazer em si elementos de amor muito fortes, como família, paz, força e conhecimento com base em uma tradição anciã.

Os significados das tatuagens dos Maori

  • Espiral: Esse símbolo, chamado de koru por eles, representa novos começos, crescimento e harmonia. O design da espiral é baseado nas folhas das samambaias, típicas na natureza rica do país.

  • Arraia: Esse ser representa a sabedoria na cultura Maori. Elas são animais elegantes e se locomovem delicadamente, porém possuem ferrões em suas caudas. É daí que vem o ditado: “É sábio quem deixa a arraia em paz”.

  • Anzol: As tatuagens com esse ícone são tidas como amuletos de boa sorte e prosperidade, baseando-se na alimentação deles, repleta de peixes. Também denominado hei-matau, o anzol representa força, determinação e boa saúde, incluindo boas energias para uma jornada segura no mar. Nada melhor para um surfista, certo?

  • Palmeiras e coqueiros: Também com o significado de felicidade, os coqueiros e palmeiras representam a serenidade por crescerem em solo árido, onde não se espera que haja prosperidade. Além disso, a atração com o sol carrega as árvores de boas energias.

  • Pássaros: Assim como na cultura ocidental, o pássaro é sinônimo de liberdade para os Maori. Eles acreditavam que o voo tornava as aves livres e independentes, como a alma após a morte. A espécie mais usada é a andorinha, que volta para casa no verão, tendo um sentido mais familiar e aconchegante.

  • Lagartos: Esses animais são tidos como seres ligados aos deuses na cultura polinésia. Acredita-se que eles evitam doenças, inimigos e azar. Além disso, os lagartos já estão presentes em diversas tatuagens tribais e são ótimos para serem customizados.

  • Dentes de tubarão: Os modelos com esses adornos representam coragem, força e poder na pele. Além disso, suas formas pontudas ficam bem estilosas quando combinadas a outros elementos.

  • Sol: A estrela representa riqueza e poder em quase todas as culturas que se pode imaginar, e é o mesmo para os Maoris. Porém, as tatuagens tribais com sol ganham maior apelo, devido aos seus traços ousados e representando entidades com feições de rosto.

Além disso, outros elementos que compõem as tattoos trazem outros significados. Os nós, em versões individuais ou múltiplas, se referem a um laço eterno e lealdade.

Para deixar seu efeito ainda mais impactante, diversos elementos podem ser combinados para formarem um maior. Essa técnica é chamada de Kowhaiwhai.

Os traços também podem incluir padrões com atribuições diferentes, envolvendo força, prosperidade, saúde e coragem.

A fama das tatuagens Maori: quem adotou o estilo?

Por carregar tantos significados e apresentar um estilo único, as tatuagens Maori acabaram conquistando muitos famosos. Conheça alguns deles:

Robbie Williams

O músico e performer inglês, ex-integrante do Take That, tem várias ondas que descem pelo seu bíceps esquerdo. Essa tatuagem simboliza proteção e as voltas que a vida dá.

Ben Harper

Ao viajar para a Nova Zelândia em 2000, o músico norte-americano decidiu tatuar suas costas, tronco e braços como símbolo de renovação. Suas tatuagens foram feitas por Gordon Hatfield, aclamado tatuador Maori.

Mike Tyson

Após ler sobre como as tatuagens Maori eram costumeiramente feitas no rosto, fica mais fácil de entender a decisão do ex-pugilista. Sua tatuagem – que virou até mesmo parte do enredo dos filmes da série Se beber, não case! – representa seu status de guerreiro, como uma forma de imortalizar sua carreira no boxe.

Rihanna

A única mulher da lista e ícone do streetwear fez sua tatuagem Maori na mão enquanto estava na Nova Zelândia em 2013, mas realizou seu desejo da maneira mais tradicional possível: com o tatuador utilizando cinzel e martelo!

Ainda que as tatuagens dos Maori estejam bem relacionadas aos modelos tribais, elas são bem diferentes e mais difíceis de fazer. Por isso, procure sempre um especialista com boas referências e que tenha experiência em técnicas e designs adequados. Afinal, vai ficar marcado para sempre na pele.

Seus amigos também curtem tattoos e vão se amarrar nas dos Maori? Compartilhe com eles em suas redes sociais!