Em sua origem, o skate foi criado em substituição às pranchas de surf, para que os surfistas continuassem a treinar mesmo sem ondas. Com o passar do tempo, a prática adquiriu outras finalidades: uns usam para atingir velocidade, outros para fazer manobras radicais. Para cada objetivo há um modelo diferente a ser usado. Se você está em dúvida sobre qual tipo comprar, aprenda no post de hoje como escolher o skate ideal e começar sua aventura!

Como escolher o skate ideal

Primeiramente, para escolher qual skate comprar, é necessário saber para que cada um serve: os shapes (que é a prancha do skate) mais largos dão mais estabilidade e são usados para passear ou atingir maiores velocidades, enquanto os menores são mais adequados para manobras.

Além disso, a altura também é um fator que influencia: os shapes mais longos (de 17,8 cm, 18,5 cm e 19,5 cm ou maiores) são recomendados para pessoas mais altas, pois possuem maior espaço para os pés, facilitando o uso e as manobras. Esses são indicados para pessoas acima de 1,15m, 1,34m e 1,60m de altura, respectivamente.

Cruiser

Ligado às origens do esporte, os skates do tipo Cruiser foram criados em meados dos anos 70 e 80 com a intenção de fornecer a sensação do surf, só que nas ruas. Por isso, são utilizados para passeios casuais. Possuem o eixo grande e rodas maiores e suaves, em torno de 55 a 66 mm, por esse motivo não são indicados para manobras.

Cruiser conta ainda com a versão mini (aproximadamente 58 centímetros), que é bem prática e cabe até na mochila. Suas rodas também são maiores e mais macias, o que garante um bom desempenho no asfalto e não travam em buracos e obstáculos. Também é bom para curvas fechadas.

Longboard

Proporcionando a mesma sensação de surf do Cruiser, os modelos Longboard são os maiores modelos de skates atualmente. Suas rodas grandes (mais de 70 mm) permitem que alcancem velocidades elevadas e ajudam a manter a estabilidade. São perfeitos para o asfalto.

Mas, se o objetivo é descer ladeiras, o modelo recomentado é o Downhill Slide, que possui rodas mais duras – para derrapar facilmente – e cantos arredondados. Se deseja atingir velocidade, deve-se comprar o Downhill Speed, que possui os shapes mais rebaixados e rodas com dureza mediana.

Shortboard

Dentre os skates mais comuns, está o Skate Street ou Skateboard. Suas rodas são pequenas e duras (50 mm), fazendo com que o skatista tenha uma aceleração maior, ideais para passar os obstáculos e fazer diversas manobras. Em contrapartida, possuem uma aceleração máxima menor, não sendo indicados, portanto, para altas velocidades e longas distâncias.

O shape destes modelos pode variar, é menor que 84 centímetros e a largura varia entre 19 e 21 centímetros. Vale lembrar que os mais estreitos são melhores para as manobras de street.

Neste post, vimos um pouco sobre os principais tipos de skate: suas características, história e para que são usados. Com essas informações, você saberá como escolher o skate ideal para praticar a atividade de sua preferência.

Não se esqueça de usar sempre os equipamentos de segurança!

Gostou do texto? Curta nossa página no facebook e receba novas atualizações!

banner-hocks-sonora