Não é preciso esperar a chegada oficial do verão para investir em chinelos e sandálias, afinal, em terras brasileiras, sempre sobra um agradável calor para as demais estações do ano. Mas, levando em conta a informalidade desses calçados, você sabe como e em que ocasiões usá-los?

Para dar aquela ajuda amiga, selecionamos algumas dicas para você não errar e ainda conseguir usar os seus modelos preferidos de chinelos e sandálias em looks que tenham tudo a ver com o seu estilo. Confira!

Quando usar chinelos e sandálias?

Em geral, os homens gostam de se sentir confortáveis e, se não têm certeza de que algo no visual está combinando, preferem não arriscar ou gostam de pedir a opinião da namorada e até mesmo da mãe. E, quando o foco está nos calçados abertos, muitas dúvidas podem surgir.

No quesito ocasiões, podemos definir os chinelos e as sandálias como itens mais casuais para o dia a dia. A partir dessa definição você já pode ter uma boa noção de quando usá-las, preferindo os momentos mais descontraídos.

Na faculdade, no passeio no shopping com a namorada, no rolê de domingo com os amigos, no parque ou na praia você pode usar sem medo! Já para o trabalho, vai depender muito da formalidade do seu emprego. Se você trabalha em um banco, escritório de contabilidade ou de advocacia, exemplos que exigem uma postura mais alinhada, nem pense nessa ideia!

Mas se você trabalha em um ambiente mais tranquilo e sem exigências, como em uma agência de publicidade, sinta o clima do lugar e vá usando seus sapatos preferidos aos poucos. Se você perceber que não tem problema, aproveite!

Busque sempre por inspirações para criar seu próprio look!

E quando não usar?

Quando se trata de sandálias, elas são um pouco melhor aceitas do que os chinelos, pois têm aquela alça que prende em volta do calcanhar, dando um ar mais arrumado.  Como falamos ali em cima, por exemplo, para o trabalho, mesmo que a sua chefia não seja muito exigente, também não é profissional você parecer desleixado.

Então, mesmo que o clima do local seja mais liberal, aposte nas sandálias e deixe os chinelos para os momentos de lazer. Uma ideia legal também é tentar incentivar outros colegas a usar o estilo, criando um dia no mês ou na semana em que todo mundo se liberta dos sapatos fechados. Algo como uma “casual friday”, que poderia vir a ser a “sexta-feira do chinelo”.

Outros momentos em que você se sentiria bastante deslocado usando esses modelos de calçados: festas fechadas e eventos culturais mais refinados, como teatro, casamentos e outros compromissos do tipo.

Na balada também fica difícil sair com os dedos de fora, já que nunca se sabe quando alguém pode pisar no seu pé – e se alguém pisar, torça para não ser alguém com salto alto fino. Em lugares mais formais você se sentiria um pouco deslocado, bem como um casamento que pede por trajes sociais.

Mas, para a alegria dos descolados, os casamentos na praia ou em torno de piscinas estão cada vez mais badalados. E, nesse tipo de festa, conforme indicar o estilo no convite, é bem possível que você possa ir no conforto da sua sandália sem problema algum.

Com que peças combinar?

Por combinarem com o calor, é natural recorrer aos calçados abertos na hora de usar aquela bermuda que você adora. E assim está certo! Mas, cada vez mais homens vêm usando a combinação de calça com chinelo, que pode acabar sendo um visual mais “arrumadinho” dentro do universo despojado.

Se a calça for skinny, aquela mais colada, você pode dobrar a barra e usar com sandálias ou chinelos sem medo, fica bem moderno!

É só você observar os gringos que visitam o Brasil: não dá outra, volta e meia eles aparecem de calça jeans ou sarja usando sem medo seu confortável chinelo. O complemento fica a seu critério, podendo variar da regata bem cavada até a camisa com mangas dobradas.

Nesse estilo mais praiano ainda dá para se jogar em acessórios como um chapéu estilo panamá, um boné estiloso ou algumas pulseiras masculinas de couro e corda. Ah, bons óculos de sol também não podem faltar!

Voltando aos calções e bermudas, esses são bem fáceis de resolver. Ficam bem tanto com chinelo como com sandália, tanto as bermudas mais largas como as mais justas em jeans, por exemplo.

E o que não combina de jeito nenhum?

Se tem uma coisa que não combina é parecer desleixado! Estilo envolve pensar no look, por mais despretensioso que você queira que ele pareça, ok?

E nesse quesito também está incluso um cuidado mínimo com os pés. Mantenha as unhas cortadas e lixadas, para que não fiquem muito compridas e nem com ponta muito retas. Já que os pés ficarão mais em contato com o ar e com a poeira, por estarem perto do chão, utilize uma base sem brilho nas unhas para que elas não fiquem com aspecto feio ao longo do tempo.

Ter os pés sempre hidratados também é uma boa pedida. Afinal, você não quer ficar desfilando pés rachados por aí, certo? Não há necessidade de longas horas de cuidados, basta lixar e passar um creme de pés após o banho que você estará em dia com seus pisantes naturais.

Outra coisa que pode queimar totalmente um visual é usar um calçado maior ou menor que o pé, principalmente quando se trata de chinelos. Se não encontrar um número que encaixe perfeitamente, é melhor que sobre um pouco do que falte e os dedos ou calcanhar fiquem para fora.

Agora, entre os itens que não ficam muito bem com sapatos abertos estão a camisa polo e calças muito compridas que ficam arrastando demais no chão. Ah, obviamente que um terno também não vai combinar, mas isso você já sabe, certo?

Agora que você está pronto para colocar todo seu estilo e personalidade em prática, que tal se jogar nas compras e atualizar o guarda-roupa? Existem várias lojas online bacanudas para você conferir e escolher com praticidade, como as Lojas Capixabas.

Pensar no seu visual e em como impressionar usando chinelos e sandálias é importante, e fica muito mais fácil quando temos aquele help amigo para solucionar os dilemas do dia a dia. Gostou do post de hoje? Então assine agora a nossa newsletter e acompanhe as novidades mais quentes sobre moda e comportamento!

banner-KENNER-NK5.1