Quem gosta de comprar roupas e se vestir bem busca sempre manter um estilo que, acima de tudo, represente a sua personalidade – além de, é claro, expressar seu bom gosto. E uma das tendências mais em evidência nos dias de hoje é a moda Streetwear, um estilo único inspirado nas ruas.

Preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre este jeito de se vestir. Confira!

O que é a moda Streetwear?

O Streetwear traz peças de roupas de rua utilizadas no dia a dia das pessoas que costumam viver nas cidades. Com influência de grandes tribos urbanas e do estilo esportivo, o Streetwear surgiu como uma maneira encontrada por jovens para mostrar que não queriam ser como os pais, buscando uma identidade própria, expressa, principalmente, pela maneira de escolher e usar as roupas. 

A origem da moda Streetwear

A moda é algo que se modifica a todo instante: de uma estação para outra, as tendências são completamente diferentes e, muitas vezes, controversas – assim como as histórias que tratam do surgimento do Streetwear.

Como o mundo ainda não era globalizado como hoje, na época de seu surgimento, não é difícil acreditar que a moda tenha tido duas origens distintas. Uma, na Inglaterra e outra, nos Estados Unidos, durante uma época em que o Streetwear já alcançava uma disseminação global.

Surgimento do Streetwear em Londres

O primeiro relato que temos sobre o surgimento desta moda é durante o período da Revolução Industrial. Foi nesta época que intensificou-se o desenvolvimento dos grandes centros urbanos e foi também quando a confecção industrial em massa pôde trazer padrões em grande escala para a população. 

Paralelamente a isso, este foi o período em que, não só a indústria, mas tudo passou a evoluir de forma rápida: o comércio, as comunicações, a ciência, a arte e as estruturas sociais. Isso levou a moda a sofrer diversas revoluções neste momento, influenciada pelo cinema, televisão e, principalmente, o rock n’ roll. Foi então que os jovens tornaram-se um mercado impossível de ser deixado de lado pela indústria da moda.

Os jovens da burguesia inglesa buscavam um estilo mais enérgico em relação a seus pais, que sofreram com as privações e dificuldades dos anos de guerra. Inspirados pelo rei Eduardo VII, conhecido por personificar a elite ociosa inglesa, os garotos usavam calças mais justas, casacos com lapela de veludo e acinturados.

No meio operário, começava a aparecer os Teddy Boys, que vestiam casacos grandes, escuros, cheios de botões, com calças jeans mais justas. As camisas eram engomadas e combinavam com coletes e gravatas finas. Os sapatos possuíam a sola emborrachada. Este foi o início da moda Streetwear na Inglaterra.

Surgimento do Streetwear nos Estados Unidos

Durante os anos 80, em Los Angeles, o designer de pranchas de surf Shawn Stussy começou a transferir seus desenhos personalizados para as camisetas. Suas roupas se destacaram rapidamente entre as marcas de surf da época e ganharam uma proporção muito maior. E o que começou como um pequeno negócio virou um caso global. 

Seu sucesso local representou uma oportunidade de viajar o mundo, o que possibilitou a chance de estender a sua maneira de se vestir para outros lugares, longe da costa oeste norte-americana. Encontros com interessados no Japão e na Itália ajudaram a transformar o Streetwear em um fenômeno internacional. 

Desde então, a moda se popularizou com o surgimento de lojas especializadas, vídeos de skate, a criação de outras marcas e o estabelecimento de lojas on-line, e caiu no gosto das celebridades, principalmente no meio do Hip Hop.

As influências do Streetwear atualmente

Podemos definir, hoje em dia, três grandes personagens que influenciam constantemente o mundo do Streetwear. Internacionalmente, Kanye West e Justin Bieber têm marcado o que há de mais novo neste mundo e ajudado a consolidar alguns elementos dessa moda. Já no Brasil, o grande responsável por carregar este estilo é o cantor sertanejo Lucas Lucco.

São personagens que utilizaram a música para ganhar notoriedade, porém, fazem uso deste estilo para criar uma identidade própria e, até certo ponto, são responsáveis por pautar o que fará sucesso em termos de roupas, já que a sua popularidade tem grande peso e influência sobre o público.

As marcas mais famosas de Streetwear

Supreme

Fundada em Nova York por James Jebbia em 1994, a Supreme exerce forte influência e é considerada umas das principais marcas do Streetwear. Em suas peças, a grife consegue transmitir um espírito jovem e descolado. Por meio de parcerias com profissionais influentes, como o fotógrafo Richard Prince, o designer gráfico Peter Saville e os artistas Takashi Murakami, Jeff Koons e Damien Hirst, a Supreme conquista jovens do mundo inteiro.

Hood By Air

Shayne Oliver é o nome da Hood By Air. Em 2015, pelo desfile da semana de Paris, Shayne conquistou o Swarovski Award para melhor marca masculina no CFDA (Council of Fashion Designers of America), uma associação comercial composta por mais de 350 entre as mais importantes agências de moda dos Estados Unidos.

Nomes como a cantora Binx e o produtor multitalento Arca estão presentes nas passarelas com atitude e personalidade. A HBA surgiu no meio de coletivo de arte e representa a nova moda americana e das comunidades LGBT. Com forte identidade visual, as roupas carregam uma filosofia e um estilo de vida próprios, o que faz da Hood By Air uma das marcas mais insanas do momento.

Off-White

Fundada em 2014, já é possível ver as roupas da Off-White pelas principais lojas do mundo. É liderada por Virgil Abloh, considerado o mago do Streetwear, e por Kanye West, diretor criativo da marca. As peças são modernas e criativas, apresentam um mix de materiais rasgados e envelhecidos, contrastando com cores fortes e elementos gráficos.

Palace Skateboards

Fundada por Lav Tanju em 2010, em Londres, a Palace surgiu do mundo do skate. A proposta inicial era criar produtos que pudessem incentivar a comunidade dos skatistas, fazendo roupas e acessórios que agregassem conforto e personalidade pelas ruas de Londres.

Em poucos anos, a Palace se tornou uma das marcas mais influentes do skatewear e fez grandes parcerias com Adidas Originals, Umbro e Reebok. Hoje, suas peças são usadas por celebridades da cultura pop, como Rihanna, e pelos grandes nomes do skate mundial.

Fear of God

Fear of God tem a proposta de mesclar a alfaiataria com o Street. Fundada em 2012 por Jerry Lorenzo em Los Angeles, as peças ganharam um estilo mais estruturado sem perder o espírito Streetwear, e conseguem ser, ao mesmo tempo, versáteis e ousadas.

A marca expressa em suas peças um estilo de vida simples, prático, com ideias para usar no dia a dia, criadas a partir das ruas de LA. São camisetas e jaquetas oversized, bombers alongadas, hoodies, leggings para usar por baixo de bermudas.

Public School

A marca começou voltada para o público masculino e é considerada um aposta no mundo da moda. Em 2013, recebeu o CFDA de melhor marca masculina do ano. Eles ainda ganharam o prêmio CFDA/Vogue Fashion Fund, e foram contemplados com a quantia de US$ 300 mil (mais de 1 milhão de reais!) para investir nos negócios.

As roupas de Dao-Yi Chow e Maxwell Osborne, estilistas da marca, são comerciais, práticas e fáceis de usar, além de carregarem um estilo urbano e sportswear.

Stüssy

Criada por Shawn Stüssy na década de 1980 na Califórnia, é umas das marcas mais queridas da cultura Streetwear. Inicialmente, a marca recebeu fortes influências das cenas de surf e Hip Hop. Em 1984, Shawn, em parceria com o seu amigo Frank Sinatra Jr., criou algumas peças e, quatro anos depois, abriram uma boutique em Soho, Nova York.

A marca passou a trazer elementos do surf, reggae, punk, rap e até do new wave. Atualmente, a marca é liderada pelo filho de Sinatra e as peças são encontradas em marcas como Urban Outfitters.

A Bathing Ape

Talvez a mais importante marca nos anos 2000, A Bathing Ape foi a grande propulsora do estilo nessa época, ganhando importância pela disseminação da moda em todo o mundo.

Mesmo tendo sido vendida ao grupo Hong Kong I.T., a marca mantém sua identidade e, por sua herança para o mundo Streetwear, vai continuar sendo muito mais do que apenas uma referência ao Planeta dos Macacos.

Adidas Originals

A Adidas é um empresa alemã de equipamentos desportivos, considerada a maior do mundo no setor. A linha sportswear, Adidas Originals, marca presença pela variedade de produtos.

Tênis, bolsas, casacos e camisas vão do clássico até o vintage, com diferentes cores e estampas. A marca sempre busca por novidades e parcerias. As colaborações com nomes como Kanye e Pharrell e com marcas como Palace e Neighborhood estão entre os muitos lançamentos bem-sucedidos, que enriquecem a história da marca.

Vans

A marca foi fundada em março de 1966, completando cinquenta anos em 2016. Ela veio, inicialmente, para preencher o mercado de roupas de skatistas e admiradores do estilo. Foi fundada pelos irmãos Paul Van Doren e James Van Doren em parceria com os sócios Gordon Lee e Serge D’Elia.

Sua evolução acompanhou a do mundo do skate. E, a marca, que produzia, inicialmente, apenas tênis, hoje possui uma infinidade de outras peças. Porém, hoje pode ser considerada uma marca Streetwear por tudo que representa para o mundo da moda e pela junção do estilo da moda skate com outras tendências atuais.

Os ícones do Streetwear

Shawn Stüssy

Shawn é um designer e surfista americano. Como já mencionamos, é um dos principais responsáveis por popularizar a moda street. Sua marca, a Stasis, incorpora influências das culturas Hip Hop, Surf e de várias outras. 

Hiroshi Fujiwara

Fujiwara nasceu na cidade de Ise, e se mudou para Tóquio aos 18 anos de idade. Na capital japonesa, se tornou uma referência da cena street. Durante uma viagem a Nova York, no início dos anos 80 – quando o Streetwear se popularizava – ele foi apresentado ao Hip Hop. Se tornou, então, um dos primeiros DJ’s de Hip Hop no Japão, sendo responsável por popularizar o gênero. 

Fujiwara é conhecido como um padrinho da moda Ura-Harajuku e é um designer Streetwear globalmente influente, sendo, inclusive, o pioneiro da linha HTM da Nike e da Fenom para a Levis.  

Nigo 

Nigo é um designer japonês. É mais conhecido por ser o criador da marca de roupas A Bathing Ape, também conhecida como Bape. Sua trajetória no mundo da moda começou com a venda de algumas camisetas e moletons em uma pequena loja. 

A marca cresceu rapidamente e se tornou uma febre entre os mais jovens. Sua influência no Streetwear é tão grande que o astro Pharrel Willians se juntou a ele para produzir duas marcas: Billionaire Boys Club e Ice Cream Footwear.

Kanye West é outra celebridade do Hip Hop que costuma buscar Nigo para ajudar em seus negócios da moda. O criativo japonês é mais um exemplo de que música e moda andam lado a lado, já que ele é o DJ do grupo de Hip Hop japonês Teriyaki Boyz.

Presley, James Dean e Marlon Brando

Os três são os grandes ídolos da juventude na década de 50. Neles, notamos a grande diferenciação em relação à geração anterior, pelo desejo de rompimento dos jovens com a vida dividida apenas entre trabalho e família. A moda e o estilo de se vestirem é o que retrata estas vontades. 

Elvis Presley

Elvis foi um dos primeiros símbolos de moda, com seu cabelo grande, com um topete e costeletas bem definidas, e o uso de camisetas, calças jeans e jaquetas pretas de couro. Este era o estilo que todos queriam seguir nos anos 50, quando o estilo rock estava em alta.

James Dean

Um garoto tímido, nascido no interior dos Estados Unidos, que se consagrou como um dos mais populares atores norte-americanos da história, sendo um símbolo da sua época. Seu estilo era sua marca registrada: camiseta branca mais justa, jaqueta vermelha, calça jeans e o cabelo penteado para trás. Um estilo mais singelo e que pode ser facilmente reproduzido na moda dos dias de hoje.

Marlon Brando

Marlon Brando é, sem dúvida alguma, um dos maiores atores da história. A partir dele, começamos a notar como cinema e moda vão caminhando de mãos dadas até a chegada da internet e as celebridades de hoje em dia. Calça social com cinto ou calça jeans, camiseta básica branca e preta: era este o guarda-roupa de Marlon Brando, um estilo que tem seguidores até os dias de hoje.

A influencia do skate no Streetwear

O skate pode ser considerado mais do que um esporte: é um estilo de vida. Andar de skate está diretamente relacionado ao segmento da moda que vemos atualmente nas ruas. Todo skatista, antes de sair para andar com a sua prancha – seja apenas em um rolê ou para uma competição – tem um ritual próprio para se vestir. Há um cuidado em escolher a camisa certa, em harmonia com o tênis, o boné e a bermuda ou calça. Para muitos, até mesmo as rodinhas são levadas em consideração nesse momento.

Com a maior aceitação do skate como um estilo, já encontramos marcas famosas como a francesa Céline, fazendo campanhas de skate, ou o conceituado estilista norte-americano Marc Jacobs criando desenhos de tênis para a Vans.

Streetwear no Brasil

O Brasil possui uma cultura da moda Streetwear que está cada vez mais em evidência. Quando deixamos de reparar apenas no que está sendo produzido lá fora, vemos marcas nacionais se consolidando, criando um DNA brasileiro nesta vertente, trazendo influências da nossa estética tropical e uma tendência contemporânea.

Existem algumas marcas tupiniquins que estão se destacando neste cenário e que, certamente, valem a pena serem conferidas.

Cem Freio

A Cem Freio é fruto do trabalho de Apolinário, um jovem paulistano fortemente conectado aos movimentos negro e gay na periferia paulistana. É uma marca nova, mas que já conquistou um importante espaço no segmento da moda, trabalhando o conceito agênero. O próprio Apolinário costuma dizer que não se importa com o gênero da pessoa que irá usar as peças de suas criações. 

Storvo

A Storvo sempre busca, em suas coleções, manter o seu estilo mais irreverente, inspirado no estilo independente e mais underground. Há 10 anos no mercado, a marca brasileira consegue mesclar os seus ideais com uma pegada urbana e jovem.

Piet

A Piet é uma grife criada no ano de 2012, inspirada no estilo de vida dos grandes centros, mas que investe em uma identidade própria, essencialmente urbana e jovem. As peças carregam um tom minimalista e não se apegam tanto às questões de gênero, algo que tem virado tendência no último ano. 

Astro Runners

A Astro começou com uma ideia lançada em uma plataforma colaborativa, em 2010. Os quatro amigos que encabeçam a marca conseguiram fazer o lançamento da primeira coleção apenas em 2015, trazendo tons contemporâneos, fortemente urbanos, característicos de grandes centros, como São Paulo.

Pyramid

A marca gosta de mesclar os conceitos de belo e estranho. Suas coleções contêm uma grande variedade de estampas, quase sempre místicas e misteriosas. As peças prezam pelo bom acabamento e conforto, o que faz da Pyramid uma das grifes brasileiras que vêm se destacando no cenário nacional.

Quero me vestir assim. O que não pode faltar?

O Streetwear agrega, hoje, elementos de diferentes de culturas, e cada marca possui uma identidade própria. Com isso, a possibilidade de criar combinações para se vestir é praticamente infinita.

No entanto, existem algumas peças que sempre estão em alta e que não podem faltar no seu guarda-roupa – elas são garantia de estar bem vestido e por dentro dessa moda. Veja quais são:

Calça jeans

A boa e velha calça jeans nunca sai de moda, sendo utilizada desde os anos 60 e a Revolução Industrial. Hoje, divide espaço com dezenas de outros tipos de calça, mas, por estar sempre em alta, é fundamental ter algumas delas no seu guarda-roupa.

O próprio estilo da calça varia de acordo com a marca pela que você escolher. Algumas são mais justas, com mais detalhes e mais claras. Outras são mais largas, com outro tipo de acabamento. A diferença está no seu gosto, em escolher um modelo que te agrade e seja confortável.

Camisas

As camisas que estão em alta atualmente são as chamadas oversized: são camisas mais compridas, que costumam ficar abaixo da linha da cintura. Modelos mais básicos continuam em alta, e você pode marcar o seu estilo escolhendo as estampas, cores e acabamentos das peças.

Moletons

Estas peças eram muito utilizadas para a prática de atividades esportivas. Porém, algumas marcas resolveram incorporar o moletom na moda street. Hoje, é comum vermos vários looks com este tipo de roupa. É uma boa variação para épocas e lugares onde o frio é um pouco mais rigoroso.

Tênis cano alto

Também conhecidos como boots, os tênis de cano mais alto estão em alta. E você tem uma diversidade enorme para escolher. Os modelos vão desde os mais coloridos e ousados até os monocromáticos. Nike, Puma, Adidas e Converse têm criado modelos legais e são as mais conhecidas do mercado.

Bonés aba reta

Os bonés sempre foram bem utilizados por esportistas. Era comum vê-los em uso por jogadores de futebol, atletas de beisebol, pilotos de fórmula 1 e astros do basquete. Porém, na década de 90, alguns grupos de Hip Hop começaram a usar os bonés de times da NBA e a moda pegou. Várias marcas começaram a produzir seus próprios bonés e, atualmente, os de aba reta dominam o mundo do Streetwear.

Esta é a história da moda Streetwear. Como você pôde conferir, ela engloba diversos estilos. Surf, skate, rock, hip hop, pop: tudo influencia em como são feitas as peças e onde as marcas irão inovar para agradar o seu público. Podemos ver grandes marcas esportivas, como Adidas e Nike, investindo pesado neste mercado, assim como marcas que eram focadas em estilos apenas para surfistas ou skatistas.

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