Os primeiros adeptos do surf no Brasil começaram a aparecer na década de 1930, no litoral de São Paulo — mais precisamente na cidade de Santos. A partir disso, os surfistas passaram a tomar conta das areias brasileiras e levaram a influência do esporte para além das praias.

Atualmente, a prática já não é apenas uma atividade esportiva. O surf também é um estilo de vida que denota atitude, jovialidade e liberdade. O modo de se vestir dos praticantes desse esporte — e dos adeptos ao estilo surfista — destaca justamente essas expressões.

Com uma modelagem de roupas mais folgada, bermudas e calções confeccionados com tecidos leves, camisetas, regatas e camisas, o surfwear chama a atenção pelo conforto e pela praticidade.

Em geral, as peças do vestuário surfista costumam ser de qualidade, com materiais resistentes — afinal, elas precisam aguentar a maresia, o sol e a água salgada.

Quer conhecer mais sobre o surfwear? Acompanhe os tópicos seguintes!

O surf como estilo de vida

Como mencionamos, definir o surf como apenas um esporte é, no mínimo, reduzir tudo o que essa filosofia representa. Mais do que uma atividade física, ele é considerado um lifestyle, um modo de viver e de se vestir mais despojado.

É comum que as rotinas de trabalho e as formalidades do dia a dia deixem o nosso visual mais sério e desconfortável o que costuma remeter à ideia de estresse e baixo-astral. Afinal, não deve ser nada agradável vestir todos os dias um uniforme de trabalho para se apresentar em uma empresa por anos a fio.

Ainda que possa parecer ultrapassada a combinação de terno, gravata e sapato, por exemplo, esse modo de se vestir continua em uso, sendo o dress code obrigatório de muitas organizações. Por outro lado, o estilo surfista propõe exatamente o contrário desse tradicionalismo e dessa rigidez.

A ideia é romper com preconceitos, transmitir uma estilo de vida livre e indiferente a imposições da sociedade. Mais do que uma roupa, o surfwear é uma bandeira que figura como um manifesto em prol da existência desapegada e liberta de parâmetros preconcebidos.

As primeiras fabricantes de vestimentas de surf nasceram com o simples propósito de aprimorar as roupas dos surfistas e desenvolver um vestuário específico, que fosse único e eficiente — para dar liberdade aos movimentos dos atletas, não estragar a prancha e não rasgar facilmente.

Foi exatamente com esse ideal que nasceram as bermudas especiais e também as roupas específicas de surf, como os wetsuits. O que chama a atenção é que esses fabricantes começaram, em sua maioria, como surfistas em busca de melhores roupas para a prática do esporte.

Vale ressaltar que a fabricação era sempre artesanal, bem menor do que o mercado atual de surfwear. Marcado por um estilo que esbanja irreverência, o estilo caiu rapidamente nas graças do público, principalmente das pessoas mais jovens.

Todavia, estão enganados aqueles que pensam que apenas os garotos, os adeptos do surf ou moradores de regiões litorâneas são apaixonados pelo estilo surfista. A ideologia e a casualidade do surf atravessaram todas as barreiras e, hoje, é praticamente impossível caminhar na rua sem encontrar alguém trajando uma roupa de alguma grife de surf.

Composto por clássicas bermudas, moletons muito estilosos, camisetas de estampas únicas com referência praiana, o estilo surfista funciona como um antídoto contra toda a mesmice que é viver moldado por regras. Além disso, o surf sempre se inspirou no ideal da simplicidade filosofia que muito contribuiu para o aumento de sua popularidade.

Boom do estilo surfista no Brasil

No Brasil, o seriado “Armação Ilimitada”, exibido pela TV Globo na década de 80, contribuiu muito para a descoberta desse universo do surf por parte dos brasileiros. Ele foi uma das primeiras produções a abordar esse mundo, que rapidamente caiu no gosto da população.

Ainda que o país tenha tardado em conhecer as marcas de surf, quando encontrou foi amor imediato. Afinal, não há nação que não ame uma praia e tudo aquilo que ela representa: sol, areia, água salgada e água de coco.

Atualmente, existe uma grande diversidade de marcas. Entre as maiores, vale citar as mais clássicas como Quiksilver, Rip Curl e Billabong, as nacionais, tais como Hang Loose e Mormaii, e outras que carregam a ousadia como principal atributo, a exemplo de marcas como Volcom e Lost.

Isso sem falar na seção feminina, representada por marcas como a Roxy. Enfim, sobretudo para as pessoas que vivem em uma grande metrópole, o estilo surfista soa muito atraente, pois compõe um visual leve, que inspira conexão com a natureza e alívio do estresse.

Esses elementos são considerados um luxo na vida da cidade. No entanto, ao mesmo tempo em que o estilo surfista traz um espírito de maior leveza à metrópole, a moda surfwear traz também uma inegável sofisticação urbana ao ambiente costeiro.

Seja como for, não importa de onde a pessoa venha, é difícil não se render à ideia de viver sempre preparado para o verão. Certo?

Adotando o estilo surfista

Se o estilo surfista é para você, existe uma dica para tornar esse estilo ainda mais natural e atraente. O truque para que o surfwear seja tão adequado para o ambiente das cidades quanto para as praias consiste em saber separar aquilo que é “forçado” daquilo que é genuíno.

Quem pensa que para seguir o estilo surfista basta apenas usar uma peça característica — como uma camisa floral e outras vestimentas com inspiração de praia — está enganado. Em vez de esbanjar estilo dessa forma, essas pessoas transmitem, na verdade, uma vibe de turista desleixado.

Por exemplo, se a camisa utilizada é “loose”, então a combinação ideal é uma calça mais sofisticada ou vice-versa. Para resumir a ideia, é preciso ter um olhar que preze pelo equilíbrio das peças em vez de querer transmitir algo a todo custo.

Se a pessoa está se aventurando agora no estilo surfista, o mais recomendado é que ela comece com pequenas iniciativas, adotando práticas como trocar jeans por chinos, por exemplo. Assim, pouco a pouco ela começará a se sentir mais à vontade e fazer combinações mais sofisticadas.

Para aqueles que não dispensam o uso de shorts, o ideal é adotar aquelas bermudas estampadas com temas de verão. É importante também atentar para o comprimento dos shorts, que devem estar logo acima do joelho. Shorts muito curtos não são característicos do estilo surfista e transmitem um visual mais esportivo, ligado à corrida, por exemplo.

A camisa floral é a peça central do surfwear — e também a mais fácil de ser encontrada para representar o estilo. Logo, ninguém deve ter medo de usar uma camisa com uma estampa corajosa — quer dizer, com tons mais chamativos.

Para combinar, um terno, um casaco esporte, jeans ou um chino são opções a se considerar, juntamente, é claro, com os seus chinelos favoritos. Existem diferentes opções destes no mercado, uma melhor do que a outra ter mais de dois pares disponíveis em casa não é exagero!

Assim, como mencionamos, o estilo surfista compreende elementos simples, limpos e bem projetados, que atendem às necessidades do estilo de vida praiano. Por isso, em vez de buscar chamar a atenção, o ideal é prezar pela neutralidade.

Com essa combinação equilibrada que sugerimos, é possível ter um look que se adequa bem aos dias e às noites, seja na praia ou no coração da cidade.

Para alguns outros acessórios chamativos, que têm origem na moda urbana — como tênis estampados e ternos coloridos —, é importante não esquecer que peças mais ousadas não devem ser o que há de mais importante no look. Ou seja, o modo mais simples de destacar aquele tênis incrível e colorido é manter o traje o mais básico possível, gerando equilíbrio.

O tênis é citado porque, é claro, em um ambiente urbano deixar os pés à mostra pode não ser a melhor opção. No entanto, se a ideia é transmitir mais personalidade e despojamento, o chinelo é uma escolha muito incentivada.

Seja como for, não deve existir preconceito contra as cores. Algumas pessoas não gostam de um visual simples demais e isso não deve ser um problema. Nada impede que, em um traje neutro, os sapatos sejam os responsáveis por dar um toque de cor ao look.

Caso os tênis estampados não te agradem, um par de tênis de solado baixo com meias brancas já é suficiente para montar um visual de verão e proporcionar um visual mais fresco.

Para aqueles que estão mais ambientados ao estilo surfista, investir em ternos de cores suaves em tons de cinza, azul e verde é uma boa escolha. Eles são peças incríveis e são capazes de revolucionar o modo como as pessoas veem o seu estilo.

Esses ternos incorporaram toda a aparência e a identidade do surfista. Como não poderia deixar de ser, eles podem ser usados com camisas florais para um evento ou podem simplesmente ter por baixo uma camisa neutra. Quer dizer, eles combinam com quase tudo.

Você não precisa estar na praia para usar o estilo surfista

Não existe mais a ideia de que o estilo surfista corresponde ao usado exclusivamente em ambientes com calor de 40º, cheiro de água salgada, com areia sujando os pés, com a brisa do mar batendo no rosto e onde só se usa chinelos.

É claro, ainda que a inspiração do estilo tenha vindo do litoral, definitivamente não é preciso estar na praia para ser um adepto do surfwear. Como mencionamos, o estilo apareceu no Brasil no litoral de São Paulo, em Santos, em meados de 1930.

De lá para cá, muitas pessoas aderiram ao estilo surfista no seu dia a dia — não somente os adeptos do esporte, mas também indivíduos ligados à natureza ou com espírito aventureiro. Em síntese, as pessoas que vestem o surfwear valorizam um visual desapegado de padrões, despojado, leve, fresco, confortável e prático.

A era Gabriel Medina

Ao despontar na elite do surf mundial, Gabriel Medina fez crescer no Brasil o interesse pela modalidade e, consequentemente, o interesse pelo estilo surfista. O sucesso do atleta, primeiro brasileiro a vencer um campeonato mundial, tem popularizado o esporte e tudo o que ele envolve.

No litoral norte de São Paulo, mais precisamente em Maresias, onde o surfista nasceu e foi criado, por exemplo, lojas de surfistas começaram a ser mais procuradas. É possível dizer que o “estilo Medina” virou o mais visado por quem vai às compras na cidade do campeão — São Sebastião.

A Avenida Francisco Loup, por exemplo, que beira a praia de Maresias, esbanja uma lista de lojas especializadas em surf e, ao caminhar por ali, não é difícil encontrar quem seja influenciado pelo Gabriel Medina mesmo sem nunca ter surfado.

Inclusive, uma das lojas que comercializa roupas e acessórios de surf pertence à família de Medina. No local, há uma linha de roupas exclusiva do campeão à venda. Desde que Medina ganhou projeção no esporte e despontou na mídia, a loja identificou o aumento do fluxo de clientes, segundo informações.

Antigamente, só aqueles que apreciavam o surf, seja como praticantes ou espectadores, procuravam as lojas. Depois que Medina passou a ser conhecido no mundo todo, mais pessoas que não surfam também têm se inspirado no estilo surfista.

Como acontece com todo ídolo — status que Gabriel Medina ostenta hoje —, é comum que as pessoas tentem imitá-lo. Quando Ronaldinho estava no auge, por exemplo, muitos começaram a copiar o corte de cabelo dele. Com o Medina está acontecendo exatamente a mesma coisa: ele agora é uma grande referência de estilo.

A propósito, por falar no assunto cabelo, não é necessariamente preciso dar um mergulho para conquistar um visual de fios mais desalinhados, com aquela aparência de quem acabou de dar um pulo no mar. Na verdade, usando um pouco de gel de cabelo — ou mesmo creme para pentear — é possível obter uma textura modelável.

Por proporcionar um tratamento mais saudável e com um cheiro melhor, o gel é mais recomendável do que a água salgada e deixa você com o controle total do cabelo. Isso vale para qualquer corte: se você tem cabelo médio ou longo, basta usar uma quantidade um pouco maior e aplicar no cabelo, massageando com os dedos.

5 peças básicas do surfwear

Seja por causa das vibrações positivas, do bronzeado eterno, das viagens, das fogueiras à beira-mar em noites de luau, da conexão com a natureza, enfim, não importa os motivos. A questão é não se pode negar o fascínio pelo estilo de vida do surfista, seja a pessoa uma adepta ou não da filosofia.

Basta lembrar dos pioneiros da prancha estilo longboard dos anos 60 e de outras figuras clássicas da moda surf; como Kelly Slater, por exemplo, para que as imagens remetam à ideia de liberdade e “good vibes”.

Ou seja, com base em todas essas cenas que vêm à mente, é natural que todos queiram entrar e fazer parte desse universo quase místico que é o mundo do surf. Não há como não amar a ideia de ser para sempre jovem, se reunir com os companheiros, viajar o mundo em uma van e viver um verão interminável em busca da onda perfeita.

O estilo surfista sempre teve como base a capacidade de relaxar sem esforço, a ideia de apenas sentir o momento, apreciando as coisas simples e a natureza.

A imagem do surfista sempre esteve associada a personagens que esbanjam energia positiva, pessoas repletas de otimismo e ideais românticos — seu estilo, em toda sua indiferença relaxada, expressa exatamente tudo isso.

Porém, ainda que nem todos possam desfrutar de um estilo de vida como esse em tempo integral, é possível flexibilizar a rotina e adotar algumas iniciativas que deixam a vida mais leve, tendo como inspiração esse estilo de vida. Confira, nos tópicos abaixo, alguns itens indispensáveis para que você possa aderir à moda surf!

Camisetas

As camisetas são peças básicas para qualquer um, independentemente do estilo adotado, mas têm ainda mais peso quando utilizadas entre os surfistas. Em geral, elas se destacam pela composição em tecidos leves, com estampas que remetem às praias, ao mar e as manobras realizadas sobre as ondas.

Além de se destacarem pelas cores que lembram a natureza, como o azul do mar, do céu e o amarelo do sol, as camisetas são itens que nunca saem da moda surfwear e podem ser usadas em qualquer lugar onde o surfista estiver.

Bermudas de surf

As bermudas de surf são muito características do surfwear e são a prova de que essa moda está presente em todos os cantos. Não é preciso ir muito longe para encontrar pessoas usando uma típica bermuda de surf — tanto em áreas de praia (onde essas bermudas substituíram as sungas de banho, para muitos homens), ou até mesmo nas ruas de uma cidade.

Tendo em vista que ela é fabricada com um tecido muito leve e de rápida secagem, a bermuda de surf é tida com um acessório fundamental para a prática da modalidade esportiva. Entretanto, ela também é muito útil para as saídas cotidianas, para a prática de exercícios ou até mesmo para apreciar a noite de uma forma mais informal.

Óculos espelhados

Os óculos também são acessórios que estão sempre presentes no estilo surfista. Geralmente, em uma exibição ou campeonato de surf, o atleta que aparece concedendo uma entrevista, está sempre de óculos de surf. Estes, na maioria das vezes, são do estilo espelhado.

Popular também entre os que não são atletas, é possível encontrar esse item no rosto de muitas pessoas numa ida à praia.

Regata

A regata é outro item bastante utilizado entre a galera do surfe. Considerada uma peça básica e leve, ela é fundamental para quem está sempre no calor da areia da praia. Geralmente, as regatas são peças utilizadas em conjunto com as bermudas de surf nos passeios até o litoral ou qualquer outro lugar quente.

Porém, é no ambiente urbano que se nota a dimensão desse item da moda praia. As regatas também são amplamente utilizadas com calças compridas, bermudas e calções. Quer dizer, esse é mais um item simples do estilo dos surfistas que cai bem em vários looks.

Moletom

Como não é difícil perceber, os surfistas prezam pelo conforto e por peças leves. Contudo, nem sempre está calor na praia. Para os dias mais frios ou com um clima um pouco mais ameno, o moletom se apresenta como a peça ideal.

Basicamente, ele é uma peça fácil de usar e de combinar com qualquer outra roupa — além de oferecer o conforto e o bem-estar necessários a todo adepto do surf ou do estilo surfista. Graças à evolução dos materiais e à sofisticação dos tecidos, já existem aqueles moletons que não são tão quentes.

Dessa forma, essa moda se espalhou ainda mais, chegando até mesmo àqueles que apreciam a brisa do mar no fim de tarde e que desejam apenas ficar tranquilos e confortáveis. O moletom também é um item popular entre os que gostam de sair protegidos do vento e do frio que chegam com o pôr do sol em algumas cidades.

Chinelos

A única coisa capaz de competir com a liberdade proporcionada pelo ato de caminhar descalço é o chinelo. No entanto, andar com os pés nus na cidade, ou mesmo numa vizinhança com cães não parece uma boa ideia, concorda? Por isso, o chinelo é o calçado perfeito.

Com ele não é preciso usar meias e a sudorese quase não existe. Enfim, aplicado ao visual surfista o chinelo só tem a agregar à filosofia de conforto e funcionalidade, sem comprometer o estilo. Afinal, os modelos disponíveis no mercado apresentam um visual cada vez mais sofisticado.

Finalmente, sobre o estilo surfista e suas influências, vale dizer que o diferencial desse grupo é o de possuir opiniões pautadas em um estilo de vida que é, verdadeiramente, uma alternativa flexível à rigidez do mundo.

Ainda que muitos surfistas sejam alheios à política e busquem não erguer bandeiras de partidos tradicionais, esse é um grupo com uma visão diferenciada de mundo, que defende com unhas e dentes diversas causas como o desenvolvimento urbano responsável, a proteção da fauna e outras questões ambientais e climáticas.

Não é à toa que esse estilo de vida tão inspirador esteja popular em vários cantos do mundo — entre crianças, adolescentes e adultos, homens e mulheres —, fazendo com os que se identificam com tal filosofia adotem o surfwear mesmo a milhas e milhas do litoral.

E agora? Já sabe como se vestir com o surfwear, esbanjando um estilo surfista impecável? Se ainda ficou com alguma dúvida, não se preocupe! Basta deixar seu comentário!