Referenciado por editores de moda, modelos e homens de sucesso. Com uma personalidade ímpar, o estilo total black masculino, que antes era usado apenas como símbolo de luto, se tornou, ao longo da história, peça-chave para um guarda-roupa elegante e produções certeiras.

A cor não teve muita dificuldade para cair no gosto popular, afinal com tantos adeptos famosos usando, ela foi sempre sinônimo de grande versatilidade, conseguindo caminhar entre o casual e o elegante.

Imponente por si só, em peça única ou quando utilizada totalmente em um look, demonstra poder e segurança, tornando qualquer um preparado para as mais diversas situações. O famoso “pretinho básico” já deixou de fazer jus ao adjetivo, porque de básico, não tem nada: é puro estilo!

Já não foi preciso meia década à frente da Saint Laurent para que o legado deixado por Slimane provasse que uma nova identidade visual e coleções de ares sombrios com tino de promessa a rock star, são capazes de alavancar vendas e conquistar milhões de seguidores.

1. Saiba mais sobre o total black

Finalmente, o preto, que deu o tom tantas vezes nas coleções, colocou para escanteio a ideia de escolha básica que lhe foi associada por tanto tempo. No Instagram, por exemplo, passou a ser usado com louvor por garotos influenciadores que esbanjam estilo por aí, através de seus cortes de cabelo da moda.

Alguns caras que merecem nossa atenção por investir sempre no total black é o digital influencer brasileiro Gabriel Gontijo, os blogueiros Pelayo Díaz e Leonardo Azevedo, e Ricardo Tisci, estilista da Givenchy.

Eles fazem parte do grupo de garotos que optam pelo melhor do preto no maior estilo high-low, ou seja, investindo na mistura de peças mais caras e mais acessíveis, sem desvalorizar o look. Aliás, o valorizam ainda mais através de acessórios e calçados muito estilosos!

2. Tipos de camisas

2.1. Social

Se a informalização do ambiente de trabalho, cresce mais a cada dia que passa, com escritórios abrindo portas para algumas peças e tornando as sextas-feiras casuais mais recorrentes, o movimento contrário também parece acontecer quando a camisa social vai para as ruas com um ar muito mais descompromissado.

O que antes era visto como uma amarra e convenção social ligada a quem fosse moldado pelo sistema, agora em diferentes modelagens (como no caso do slim fit) chega para conquistar a todos sem preconceito. Os mais desencanados preferem o tamanho over sized, ou seja, aquele com aspecto maior que a sua numeração, fechadas até em cima.

A gola padre, termo utilizado por fazer referência ao modelo usado pelos cardeais, ganhou as ruas e os armários de skatistas, seja com a manga curta ou com a manga comprida. Houve também quem optasse por manga nenhuma, como uma camiseta.

Para a noite, o charme fica por conta dos acessórios e agora é o momento de usar aquele par de abotoaduras que fogem do convencional. Afinal, camisa não precisa estar relacionada a caretismo. Na internet é possível encontrar algumas até o brasão do seu super-herói favorito da Marvel ou DC.

2.2. Camisetas lisas

As camisetas são a pedida ideal para as altas temperaturas de países com clima tropical, como o Brasil. Opte pelas de algodão por serem mais leves e frescas ou invista em uma com tecido tecnológico. Este é produzido especialmente para proporcionar comodidade e bem-estar.

Na modelagem, a gola V que foi sucesso até pouco tempo, deixou de ser novidade e deu espaço para a gola canoa, reconhecida pela abertura capaz de deixar um pouco dos ombros à mostra. Esta parece sofrer com a falta de acabamento de forma proposital. Na cor preta, sem estampas, torna-se peça fundamental no guarda-roupa de qualquer homem.

2.3. Camisas de bandas

Lisas ou estampadas, com frases divertidas ou com algum tipo de cunho político-social, não importa. Todas carregam um estilo, mas as famosas camisetas de bandas são as favoritas. Principalmente quando o assunto é rock and roll.

Motorhead, Guns n’ Roses e Nirvana se tornaram clássicos dessas estampas. Bandas que conquistaram mais do que fãs, mas uma legião de seguidores pelo mundo. A primeira incorpora o total black ao assumir em seus figurinos tachas, couro, spikes e muitas caveiras, no mesmo estilo banda de motoqueiro do deserto americano.

Talvez seja por isso que algumas marcas como Topshop, Free People e Nasty Gal, conhecidas por proporcionarem um visual mais cool, decidiram que essas bandas seriam a cara em suas coleções. 

2.4. Xadrez e flaneladas

Aposta ideal para o cara iniciante no estilo que opta pela camiseta de banda, mas que ainda tem medo de se arriscar, a camisa xadrez sobreposta ou amarrada na cintura é a saída perfeita em um ponto de cor, relembrando o estilo que fez sucesso dos anos 90. 

Camisetas flaneladas são, até hoje, vistas como peças essenciais para quem toma o grunge como inspiração. Afinal, o estilo que sabia unir o melhor do punk e da moda regional, soube aproveitar muito bem as camisas de lenhadores canadenses por causa do clima, da região da fronteira entre EUA e Canadá e, principalmente, por causa das madeireiras locais. O próprio pai de Kurt Cobain, líder de toda uma geração, trabalhava na indústria. 

O punk que até então era visto como a ausência de moda se tornou modismo, ditando estilo por todo o globo. 

3. Calças

No mesmo fluxo, o jeans destroyed com aparência surrada e desgastada parece sair de todas as prateleiras como água. Já que aqui o preto dá o tom da vez, a cor surge em diferentes tonalidades e lavagens, em calças agora muito mais justas, de modelagem skinny e cintura bem mais baixa que o habitual.

Outro modelo que merece toda a nossa atenção são as calças biker, encontradas por aí nas versões jeans e moletom. Elas que chegaram há pouco tempo no Brasil, mas que em território europeu e norte-americano já vinham fazendo um certo sucesso e ganharam respeito quando falamos em total black. Desde que foi apresentado, o modelo parece ter se popularizado.

Com referências aos motociclistas, daí o porquê do nome, elas apresentam patches canelados, geralmente se assemelhando a nervuras ou estrias, que facilitam o movimento. O intuito é manter o estilo, mas sem deixar o conforto de lado. São ótimas para serem usadas com sneakers e tênis de corrida, mas também podem casar perfeitamente com botas.

Preces atendidas do garoto que só quer fazer seu slackline sem medo de cair, se sujar ou ficar todo amassado, em um domingo preguiçoso. Mesmo garoto que graças a peça conseguirá registrar saltos e performances super elaboradas, quando fizer aulas de parkour.

Em se tratando de modelagem, o mesmo parece ter acontecido com as calças de alfaiataria. Por isso, o que até então era curinga e exigência para ambientes mais formais de trabalho, como bancos e escritórios, se tornou mais democrática ao ganhar espaços menos sisudos como agências de publicidade, faculdades e baladas.

Com corte e caimento perfeitos ou feitas sob medida, as calças sociais produzidas com tecidos mais nobres ganharam singularidade graças a truques de styling: barra dobrada e canelas de fora se consagraram virando um verdadeiro hit.

4. Calçados

Os calçados, definitivamente, só fizeram por valorizar muito mais as produções, onde o preto predomina por completo, com aquele toque final que faltava.

4.1. Tênis

O previsível desaparece quando você passa a associar seu modelo favorito de Vans ao jeans e a um terno slim. Em qualquer ocasião, vai do barzinho com os amigos ao casamento do primo da sua namorada.

E quem poderia imaginar que o seu All Star, fiel companheiro na hora de sair de long board por aí com a turma, poderia te salvar?

4.2. Botas

Os coturnos e botas pesadas, ao melhor estilo militar, parecem casar perfeitamente com aquele jeans skinny.

A surpresa também foi quando as chelsea boots, que mais se assemelham a botinas usadas por trabalhadores rurais, começaram a aparecer na mesma frequência que o preto nas coleções da Saint Laurent.

O modelo conhecido por seu elástico na lateral, com origem na montaria, surgiu por volta do século XIX, na era Vitoriana, e se popularizou entre altos e baixos nos pés dos Beatles e de Bob Dylan mais de cem anos depois. 

A facilidade em transitar desde looks informais até produções como terno e gravata, tornam a peça que hoje pode ser encontrada facilmente nos sites de compra brasileiros, a pedida da vez. 

4.3. Sapatos

Fosco ou de verniz, os estilistas conseguiram fazer do Oxford, por exemplo, uma peça supervalorizada. O modelo de herança irlandesa perdeu todo o ranço de antiguidade ganhando várias releituras.

5. Acessórios

5.1 Pulseiras, pingentes e cordões

São nestes perfis que o óbvio parece pular pela janela. Quando a dramaticidade de uma produção total black formada por jeans e camiseta, fica por conta de acessórios metalizados, estes costumam fazer menção a símbolos Iluminati e animais peçonhentos.

Na era em que lendas do metal são cultuadas como deuses consagrados, crucifixos, terços e elementos relacionados ao cristianismo, entram na brincadeira para dar um plus em qualquer look. Valem os que são banhados a ouro, prata ou em suas versões mais simples, o que não significa que sejam menos estilosas. 

Joias ou bijuterias masculinas podem ser encontradas desde os camelôs mais populares até as joalherias mais refinadas.

Já os insetos vivem um verdadeiro morde e assopra. Se durante alguns períodos andaram em baixa, hoje estão em alta e fazem parte de pingentes, pulseiras e até em tênis.

A marca paulistana Skull parece ter encontrado no carente segmento de acessórios masculinos, o caminho das pedras para o sucesso. Hoje, suas peças são elaboradas e moldadas a partir de uma liga de cobre e latão e se tornaram objetos de desejo entre os mais descolados. Atenção especial para as pulseiras de arame e os pingentes cheios de significados

5.2 Chapéus

Há ainda quem não se intimide com os olhares estranhos ao movimento total black e busque no chapéu de feltro aquele charme europeu que por lá já é habitual faz tempo. 

As altas temperaturas parecem não favorecer muito o seu uso realmente, como acontece com o modelo panamá, que tem a palha como matéria-prima, mas ainda assim é opção para quem vive ou vai passar férias por cidades mais frias e com o clima mais ameno, como Curitiba e a região serrana do Rio de Janeiro.

5.3 Bonés

Se o chapéu ainda pode deixar os nativos das terras tupiniquins com o pé atrás, o boné definitivamente se tornou uma extensão para lá de usual na maioria das produções. Os modelos de aba reta se tornaram os favoritos depois de serem vistos constantemente na cabeça de rappers adeptos do total black como Jay-Z e Kanye West.

Vezes com o logo popular NY da tradicional New Era, vezes com o nome de times como Chicago Bulls, Yankees ou L.A Dodgers, o fato é que eles já garantiram seu espaço nos looks masculinos dos mais variados estilos!

5.4 Gorros

O gorro também surge como opção e, o mesmo que serve para esquentar e proteger do frio, também serve para dar aquele ar informal e descompromissado. De linho, crochê ou algodão, não importa. Você pode encontrá-lo facilmente nos melhores e-commerce, naquele brechó maneiro que só você e seus amigos conhecem ou até no armário do seu avô, com aspecto mais surradinho que ele já nem lembrava mais que tinha.

5.5 Óculos

O combo fica ainda mais completo quando adicionado de um par de óculos modelo wayfare, ou podemos te desafiar a usar o modelo “bolinha” desfilado quase sempre por John Lennon, Ozzy e Rita Lee. Na hora de escolher a lente, o metalizado ganha mais uma temporada (veio para ficar de vez!) e se torna o contraponto perfeito.

5.6 Bandana

Em festivais ou naquela manifestação política nas ruas, não importa, Axl do Guns lá nos anos 90 já provava que o lenço amarrado na cabeça como bandana também podia fazer todo o diferencial. Cobrindo o rosto ao melhor estilo faroeste, lenços também podem ser uma ótima pedida em grandes apresentações musicais na hora de proteger contra areia e ainda dar o charme.

É impressionante como tudo parece corroborar, ao melhor estilo possível, para que você não tenha problemas com queimaduras de sol e frio durante aquela trilha bacana que há meses você vem planejando fazer com a turma e a menina com quem tem saído, não é?

5.7. Bolsas

Na era onde os homens se assumem cada vez mais metrossexuais, inclusive os próprios autores do antigo e do novo testamento do rock, ter uma bolsa se tornou indispensável para quem precisa transitar de casa para o escritório ou para a faculdade com mil e uma coisas.

Mochilas são bacanas e comandam a preferência nacional. Mas, quando as escolhidas são muito esportivas, podem acabar pegando mal no seu trabalho. As de couro mais flexíveis ou as que, pelo menos, simulem o material, conseguem transmitir mais seriedade e estilo.

Isso sem contar que graças às novas tecnologias no desenvolvimento da matéria-prima, elas podem esquentar menos e até parecerem mais leves.

As bolsas estilo tote, sacola ou carteiro também podem agradar bastante, sendo que a segunda até mais que a primeira. Os modelos tote aparecem quase sempre em versões maiores permitindo que o homem consiga carregar objetos como notebook, agendas, pastas, carteira, celular, chaves e até uma muda de roupa. Não esqueçamos de quem ainda leva a marmita de casa. 

São ideais para os rapazes sem tempo de passar em casa, que precisam ir direto do trabalho para a faculdade, dando um pulo na academia ao final do expediente.

5.8 Relógios

A mesma lógica para o uso de bolsas parece funcionar bem para os relógios, outro utensílio indispensável a uma produção monocromática. O modelo esportivo deve se limitar ao lado de fora do escritório, se você quiser parecer mais respeitável. 

O bacana agora é que assim como o gorro que citamos acima, o relógio antigo do seu avô também pode dar a bossa que faltava à sua produção. O estilo vintage e clássico de alguns modelos podem fazer o balanço perfeito com uma produção mais moderna. Seja com uma pulseira de couro ou com uma de metal.
Esta última que tem como uma das suas maiores facilidades complementar o mix de pulseiras do mesmo material ou de corda.

Para os receosos de plantão, a ideia de que a tática de misturar acessórios era coisa de mulher parece ter ficado ultrapassada. 

6. Utilizando texturas

Como em terra de look monocromático, quem aposta no mix de texturas e na sobreposição de peças é rei, dá o nome quem sabe o que combinar com qual peça. De tal forma que jaquetas de couro, cardigãs, suéteres, cashmere e aquele blazer super diferente sejam capazes de dar um novo olhar para o total black.

A ideia é apostar em peças mais foscas com outras de material mais brilhante. Camisas também ganharam texturas e essas são percebidas através do brilho diferente, formas estampadas e alto-relevo. A ideia aqui é fugir de uma produção chapada e sem graça, já que o que não for facilmente perceptível ao olhar, acredite, pode gerar sensações singulares ao toque.

Calças resinadas ou enceradas, com aspecto semelhante ao do couro, se mantiveram no gosto popular há algumas temporadas, após aparecerem um pouco mais soltas que as versões femininas, formando um ótimo contraponto com o algodão e o linho.

Para os iniciantes, apostar em uma gravata diferente que faça chamar mais atenção para o tórax e para o rosto já é um grande começo.

7. Ser “normal” está em alta

Praticidade parece ser a palavra de ordem, afinal o gótico que propõe o all black passa a ser admirado na mesma medida em que a moda de rua flerta em estreitar laços com o movimento intitulado norm core — termo utilizado para designar um estilo mais casual. 

O sonho para qualquer rapaz, que apesar de todo o acesso as tendências, prefere otimizar seu tempo acessando bons sites de compras, capazes de oferecer produtos de qualidade e bons descontos. Ou frequentando grandes lojas de departamento como as brasileiras Riachuelo e Renner, e as internacionais como a espanhola Zara e a inglesa Topman, que também tem franquias espalhadas por aqui.

A Renner que inclusive tem investido em uma equipe de estilo que siga na maré proposta pela ginga rapper americana, desenvolvendo e produzindo peças à mais fiel proposta. Onde as calças ou conjuntos de moletom finalmente saem às ruas e ganham o street wear.

8. Revistas são bons referenciais do que usar

Publicações independentes que nadem contra a maré do mercado editorial têm conquistado seu lugar ao sol por mostrar uma moda muito mais realista que interaja com a conta-corrente do leitor.

A intenção dessas revistas com baixo número de publicações impressas, mas que podem ser baixadas com facilidade graças ao processo de democratização da internet, é pregar um estilo muito mais pessoal e que fuja dos padrões impostos pela capitalização desenfreada da moda.

Sem grande compromisso com publicidade, vezes nenhuma, Dazed Digital, i-D e Double são algumas das melhores referências. Com imagens bem pensadas, investem sempre em novas promessas do mercado e são ótimos meios de captar ideias.

Redes sociais como o Tumblr e Pinterest também provam a cada postagem que o preto padrãozinho pode ser muito estiloso, além de funcionarem como um look book personalizado!

9. Quem dá o estilo é você

É possível sim se diferenciar em uma multidão onde temos diversos adeptos do estilo total black masculino. Com uma enxurrada de informações e tendências que parecem se renovar muito mais rápido do que a cada seis meses, quando ocorrem as semanas de moda, cabe a cada um captá-las, selecioná-las e usá-las da melhor forma que se encaixe no seu dia a dia. O que não pode em se tratando de total black é ter medo de ousar e arriscar.

E se você quer ficar por dentro da moda e das tendências do universo masculino, sendo adepto ou não ao total black, não deixe de nos seguir nas redes sociais. Estamos no Instagram e no Facebook com muitas dicas de moda e promoções para você!