As camisas de bandas clássicas estão sempre presentes no guarda-roupa de quem flerta com o estilo rocker, não é mesmo? Inicialmente, elas eram utilizadas por um público de nicho que as compravam nos shows em que tinham a oportunidade de ir ou em lojas underground. Porém, nos últimos anos, elas se tornaram mais populares e têm sido usadas como marcas até mesmo por pessoas que não possuem um grande conhecimento sobre a banda que estão vestindo.

Quer compor um look com muita personalidade e ficar por dentro das referências utilizadas? Preparamos uma lista das 8 bandas mais clássicas da moda e como utilizar suas camisetas. Fique ligado!

Ramones

Não só influente no rock como estilo musical, a banda também foi uma forte influência no look rocker atual. Eles surgiram nos anos 70, em Nova York, e foram ícones do movimento punk com suas canções simples e repetitivas. Sua influência no vestuário parte do uso das jaquetas de couro, camisetas, jeans rasgados e tênis: visual prático e estiloso até hoje.

Com seus álbuns e visuais autênticos, os Ramones são considerados uma das melhores bandas de todos os tempos. Então, nada mais justo que homenageá-los em seus looks, certo? Para não fazer feio, conheça “I Wanna Be Sedated” e “Sheena Is a Punk Rocker”.

AC/DC

A banda surgiu na Austrália, em 1973, mas só foi dominar o mundo com o clássico “Back in Black”, nos anos 80, o segundo álbum mais vendido de todos os tempos. O AC/DC já teve diversas reviravoltas desde a sua formação pelos irmãos Angus e Malcolm Young, porém, resistiu ao tempo e já vendeu mais de 200 milhões de cópias no mundo todo.

Sua música é considerada um hard rock, passando pelo heavy metal e pelo rock ‘n roll puro. Como eles estão na ativa até hoje, escute desde os álbuns ícones “Highway to Hell” e “Back in Black”, até os mais atuais, como o fenomenal “Rock or Bust”.

The Beatles

Quando falamos de bandas clássicas, não podemos nos esquecer dos Beatles. Eles surgiram na cidade inglesa de Liverpool, em 1960, e se tornaram o fenômeno que liderou a Invasão Britânica na música. Ao todo, já venderam mais de 600 milhões de cópias, carregando o título de artistas que mais venderam na história.

Eles passaram por diversos gêneros dentro do rock, desde uma pegada mais folk até o psicodélico. É claro que você já escutou algo dos Beatles, mas é essencial conhecer o “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”, considerado uma obra-prima do rock.

The Rolling Stones

É impossível comentar da Invasão Britânica sem falar também dos Rolling Stones. Eles vieram da capital inglesa, formados em 1962. Famosos por seus shows, começaram como símbolos da juventude rebelde dos anos 60. Até hoje, figuram nas listas de maior arrecadação de turnês e têm cerca de 250 milhões de álbuns vendidos.

O símbolo dos Rolling Stones é a boca com a língua de fora, icônico em diversas peças e em toda a imagem visual da banda. Para ficar por dentro, comece escutando os hits “Paint It Black” e “Sympathy for the Devil”, além da tradicional “(I Can’t Get No) Satisfaction”.

Nirvana

Mais atual, o Nirvana foi uma banda breve, mas que revolucionou o cenário musical dos anos 90 com o grunge. Eles surgiram em 1987 e trouxeram visibilidade à música de Seattle. Além das letras depressivas e seu som agressivo, a banda tem impacto na moda até hoje, devido ao seu estilo despojado, com a camisa xadrez, peças largas e all star.

Infelizmente, o vocalista Kurt Cobain cometeu suicídio em 1994, o que levou ao fim da banda. Entretanto, eles sempre entram em revival na moda, por isso, é bom ter uma camisa deles guardada. De seus álbuns, é totalmente necessário conhecer o “Nevermind”, representante mor do grunge.

Metallica

Surgiu em 1981, na cidade de Los Angeles, e começou como uma banda de nicho, devido ao som pesado do trash metal. Logo no início dos anos 90, o Metallica se direcionou para uma sonoridade um pouco mais mainstream e dominou o mundo. Com isso, eles se tornaram uma das bandas mais reconhecidas e bem-sucedidas do heavy metal.

O Metallica é disposto em diversas fases e continua na ativa até hoje, sempre lançando novos materiais e realizando turnês. Por isso, escute seus álbuns desde a fase inicial em “Master of Puppets”, partindo para seu maior sucesso com o “Metallica”, até o mais atual: “Handwired… to Self-Destruct”.

Guns ‘n Roses

Com certeza, o Guns ‘n Roses é uma das bandas mais controversas de todos os tempos. Eles surgiram em Los Angeles, no fim dos anos 80, e venderam cerca de 100 milhões de cópias. A polêmica vem da imagem carregada do “sexo, drogas e rock ‘n roll”, porém, se consagraram com diversos hits no rock e no conhecimento popular. Afinal, quem nunca cantou “Sweet Child O’ Mine”?

O som deles é tabelado como hard rock, mas flerta com uma variedade muito grande de gêneros, como o heavy metal e o blues. Apesar da discografia curta, é essencial ouvir o “Appetite for Destruction” e também os gêmeos “Use Your Illusion” em seus dois volumes.

Iron Maiden

Referência do heavy metal, o Iron Maiden é uma banda britânica que começou nos anos 70, mas atingiu a glória nos anos 80, com diversos álbuns platinados. Adotando uma imagem bem mais carregada — repleta de figuras sombrias — e um som pesado, eles se tornaram ícones do metal.

O álbum mais famoso deles é o “The Number of the Beast”, de 1982, contudo, eles também tocam até hoje, inclusive realizaram diversos shows no Brasil. Com um currículo extremamente extenso, é a oportunidade ideal para criar um look rocker mais agressivo.

Como usar estas camisas?

Já deu uma olhada nas bandas e sabe qual combina mais com você, mas ficou na dúvida de como incorporá-las no seu guarda-roupa? Relaxa! As camisas de bandas clássicas têm diversas possibilidades que fogem do look caricato de fã de rock. O ideal é combinar com peças que estão na moda e ficar de olho nas tendências.

Para um visual mais suave do dia a dia, você pode combinar as camisetas com calças jeans azul rasgadas e um tênis casual, como um vans. Outra opção é utilizar com calças e bermudas com barra mais curta, que estão em alta e são ótimas para o verão.

A camiseta também pode migrar para o streetwear, quando combinadas com moletons, bermudas e tênis mais esportivos, como os clássicos da Adidas. Se você quiser apostar mais na vibe rocker, a combinação com jaquetas de couro ou jeans, camisas xadrez e, é lógico, um all star fica ótima. Por fim, você pode fazer customizações em seu look, como transformar a camiseta em uma regata e criar cortes alternativos.

Em primeiro lugar, você deve considerar o seu estilo pessoal e, a partir dele, ir mesclando com as camisas de bandas clássicas para garantir a sua autenticidade. E, claro, não utilize uma roupa sem saber sua mensagem, então, conheça a banda por trás dela!

E aí, gostou do look rocker e quer saber mais das tendências atuais para compor seu visual? Assine nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que está rolando!