Ao contrário do que muitos pensam, o Brasil não é apenas o país do futebol. Ele também é um lugar repleto de torcedores apaixonados por MMA e que não abrem mão de acompanhar os lutadores brasileiros que se destacam nesse esporte.

E com tantos nomes nacionais despontando nessa modalidade e ganhando destaque pelo carisma, personalidade e amor à bandeira verde e amarela, é cada vez mais importante para quem é fã saber tudo sobre eles, não é mesmo? 

Foi pensando nisso que listamos os 5 maiores lutadores que são (ou já foram) responsáveis por nos deixar ansiosos por uma vitória ao ver um confronto no octógono. Acompanhe!

1. Anderson Silva

De voz mansa e jeito tranquilo, Anderson Silva, o Spider, conquistou a torcida brasileira com seu carisma e, principalmente, seu desempenho em 2011 em uma luta com Vítor Belfort.

Com uma vitória por nocaute e uma agilidade impressionante, ele se tornou o maior e mais importante representante do país no MMA, o que ajudou a popularizar o esporte no Brasil.

Embora tenha começado sua carreira ainda em 1997 participando do Cage Rage, na Inglaterra, e do Pride, no Japão, foi em 2006 que ele estreou no UFC e alcançou, com apenas 2 combates, o cinturão dos pesos-médios.

Desde então o faixa-preta em judô, taekwondo, jiu-jitsu e muay thai coleciona 34 vitórias e apenas 8 derrotas.

Uma delas foi contra o norte-americano Chris Weidman, ocasião em que aconteceu um dos momentos mais emblemáticos do MMA, quando fraturou sua perna esquerda ao desferir um golpe em seu adversário.

Foram necessários 13 meses para que a recuperação do campeão fosse efetiva e ele pudesse retornar aos octógonos que o consagraram.

2. Vítor Belfort

Outro nome que figura entre os principais lutadores brasileiros é o de Vítor Belfort. Com 20 anos de carreira, ele fez história no UFC ao se tornar o vencedor mais jovem na história da modalidade, ainda aos 19 anos, ao derrotar Tra Telligman e Scott Ferrozzo.

Mas ele não se conteve apenas com essa conquista. Ao longo da sua trajetória no esporte conseguiu 25 vitórias, a maioria por nocautes, e o título de campeão da categoria peso-pesado.

Contudo, Belfort também enfrentou grandes oponentes, como Kazushi Sakuraba, em 1999 – quando fraturou o punho –, Chuck Liddell, em 2002, e Anderson Silva, em 2011, que somaram ao seu cartel cerca de 14 derrotas.

Porém, os baixos na carreira não impediram o atleta carioca de brilhar também no Pride, com confrontos positivos contra Gilbert Yvel, Heath Herring e Bobby Southworth.

Além das lutas, Vítor também apresentou a versão brasileira do The Ultimate Fighter ao lado de Wanderlei Silva, em que seus times competiam entre si em busca da vitória.

3. José Aldo

A história de José Aldo no mundo das artes marciais começou em Manaus, quando ainda tinha 13 anos e, devido às dificuldades financeiras da família, conquistou uma bolsa para treinar jiu-jitsu.

Com garra e determinação, ele se dedicou à carreira de lutador e entrou para o Vale-Tudo em 2004, estreando no Eco Fight Championship. De lá para o Ultimate não demorou muito, onde ele logo alcançou o título de cinturão peso-pena.

Com impressionantes 26 vitórias e apenas 2 derrotas na carreira, o Scarface brindou os fãs com confrontos diretos e cheios de técnica e habilidade. Chad Mendes em 2012 e Chan Sung Jung e Frankie Edgar no ano seguinte são alguns exemplos.

Apenas em 2015 um adversário – McGregor – foi capaz de interromper uma sequência invicta de 18 lutas que Aldo vinha fazendo na modalidade há quase uma década.

Porém, isso não foi o suficiente para inibir o lutador, que ainda se mantém com um alto aproveitamento e teve sua história transformada no filme Mais Forte que o Mundo, lançado em 2016.

4. Wanderlei Silva

Wanderlei Silva foi um dos grandes lutadores brasileiros no MMA reconhecidos mundialmente não apenas pelo seu talento, mas pela sua disciplina e superação.

Nascido em Curitiba e de família humilde, aos 13 anos ele se matriculou em uma academia de boxe que o inspirou a ter contato diário com os esportes. Anos depois, em 1996, ele estreou no Vale-Tudo e nocauteou Dilsinho.

Em seguida, emendou algumas disputas no International Vale-Tudo Championship até 1999, quando decidiu estrear no Pride. Foi justamente no Japão que ele enfrentou Kazushi Sakuraba, responsável por uma das derrotas mais marcantes de Vítor Belfort.

Contudo, o que parecia um adversário de peso não se mostrou um oponente à altura do Axe Murderer. Com a fama oriunda da luta ele entrou para o UFC, categoria na qual colecionou 12 derrotas – inclusive para Belfort –, 1 empate e 35 vitórias. 

Em 2014 ele anunciou sua aposentadoria e deixou uma legião de fãs com saudade dos grandes embates que proporcionava.

5. Amanda Nunes

Por fim, não poderíamos deixar de listar entre os maiores lutadores brasileiros ela que é sinônimo de garra e dedicação para o público feminino que também é fã do esporte: Amanda Nunes.

A baiana, que trocou a Bahia pela Flórida para realizar seu sonho de ser uma campeã do UFC, coleciona uma série de vitórias – 9 no 1º round, 9 por nocaute e 2 por finalização. Amanda tem um treinamento árduo que vai desde as graduações em judô e jiu-jitsu aos anos de prática em boxe e karatê.

Em um espaço dominado pelos homens, The Lioness, como foi apelidada, mostrou que coloca muito marmanjo no chinelo e que o MMA também tem espaço para as mulheres.

Uma das suas lutas mais marcantes, inclusive, foi contra a famosa Ronda Rousey, favorita na categoria e preferida pela maioria do público.

O combate, porém, mostrou que a preparação e o empenho fizeram de Amanda imbatível. Em apenas 48 segundos sua oponente estava no chão por nocaute técnico. E ela, por sua vez, foi consagrada no octógono.

Gostou da nossa seleção com os melhores lutadores brasileiros no MMA? Todos eles são grandes personalidades do esporte não apenas pelas suas vitórias, mas principalmente pelas suas jornadas de luta e superação. Por isso, vale a pena acompanhá-los e saber como cada um segue a sua carreira.

E se você gostou de saber mais sobre o assunto, não deixe deixe assinar agora a nossa newsletter!