Quando o assunto é musculação na adolescência, muitas pessoas ficam sem saber se a prática dessa atividade é positiva ou negativa. Prova disso é a quantidade dos mitos que se difundiram, fazendo com que os jovens (e muitos pais) fiquem em dúvida sobre qual caminho seguir.

Se essa é a sua situação, conheça hoje 8 mitos e verdades relacionados ao tema. Essa é uma forma de detectar onde você está pisando, desmistificar muitos assuntos e descobrir quais atitudes devem ser tomadas para se cuidar da boa forma. Vamos lá?

1. “Outras atividades podem ser melhores do que a musculação nesse período da vida” — verdade

Pode ser difícil escutar isso, mas algumas atividades estimulam seu desenvolvimento de forma mais completa. Se você é do tipo que vai entrar para a musculação apenas para crescer e virar um monstro, talvez ela não seja a melhor opção nesse momento.

Isso porque a hipertrofia pode não trazer tantos benefícios assim. O que se espera é que os adolescentes envolvam-se com atividades esportivas e tenham estímulos maiores. Pare e pense: nessa idade, a musculação pode ser monótona e fazer com que a pessoa se feche, tendo menos facilidade para se relacionar.

Em contrapartida, outros exercícios podem fazer com que você socialize com mais facilidade, aumentando sua interação e desenvolvendo pontos importantes. Tudo isso é muito importante e fundamental quando se é jovem. 

2. “Existe uma hora certa para iniciar a musculação” — verdade

O mais prudente é dar início à prática no mínimo depois que o adolescente já completou 13 anos, mas o ideal mesmo é que aconteça a partir dos 16.

Além disso, o profissional pode perceber a maturidade física do praticante e indicar se ele deve ou não começar, pois esse ponto pesa mais do que a idade. Se o adolescente já está desenvolvido fisicamente, por exemplo, pode aderir à musculação com mais segurança. 

3. “Musculação não é uma atividade recomendada para adolescentes” — mito

Durante muito tempo, acreditou-se que o adolescente não deveria malhar (e, por incrível que pareça, muita gente acreditou). Antes de explicarmos, é importante que você saiba que esse é um grande mito e deve ser deixado para trás de uma vez por todas!

Os médicos hebiatras — especialistas no desenvolvimento de adolescentes — normalmente pontuam que a atitude não compromete em nada. É claro que, assim como em outras idades, é fundamental que o treino respeite as necessidades físicas e seja supervisionado por um profissional formado.

Fora isso, a prática pode, sim, ser adotada por pessoas dessa faixa etária. Os treinos de força, assim como as atividades aeróbicas, fazem muito bem e são responsáveis por tirar os jovens do sedentarismo. Além disso, fortalecem os ossos e melhoram a autoestima, ganhos muito importantes.

4. “Adolescente não deve malhar como um adulto” — verdade

Como alguns músculos ainda estão sendo desenvolvidos, o adolescente deve ter alguns cuidados que o adulto não precisa levar tão a sério. Justamente por isso, a intensidade das atividades não deve ser a mesma.

Quando executados de maneira incorreta, os exercícios podem trazer muito mais danos ao corpo, gerando lesões musculares e até ortopédicas. Motivos de sobra para ficar de olho, concorda?

Além disso, o treinamento deve ser mesclado, aliando os exercícios mais tradicionais a outras capacidades, como velocidade e potência (que são bem altas nesse período da vida).

Assim, o jovem é estimulado em várias vertentes. As atividades de musculação em conjunto com o crossfit, por exemplo, podem ser uma ótima pedida!

5. “Seu crescimento pode ser comprometido pela musculação” — mito

Trata-se de outro mito comum, e pode ser que você já tenha escutado essa “lenda” por aí. A musculação feita da forma correta não compromete em nada o crescimento.

Mas é claro que ela não deve lesionar as regiões de expansão dos ossos, pois isso pode trazer algum impacto. Portanto, fique atento para que a malhação seja realizada da forma correta, sem excesso de peso e sem forçar muito o seu corpo antes de atingir a maturidade física.

Isso porque o disco epifisário, que é o principal responsável pelo crescimento, pode acabar se lesionando e comprometendo todo o processo. Para não sofrer desse mal, siga as orientações de um profissional sério e bem capacitado.

6. “Adolescente não deve tomar suplemento” — mito

Esse é um ponto que causa muita especulação, então vamos dizer que ele fica no meio do caminho: nem mentira e nem verdade. Na maioria dos casos, a suplementação pode ser desnecessária se o jovem for saudável e se alimentar bem — o que é a realidade mais comum.

Ainda assim, vez ou outra, alguma inconsistência pode ser percebida. Nessas situações, a suplementação não é proibida. Já em contextos mais específicos, nos quais o adolescente tem uma prática esportiva muito intensa ou alguma deficiência natural, os suplementos podem ser uma boa saída também.

É fundamental que esse procedimento seja regularizado por uma consulta com um nutricionista ou nutrólogo. Assim, a dose e o tipo de suplemento a ser ingerido são decididos com mais facilidade.

7. “Durante a musculação, existe um ganho na densidade óssea” — verdade

Essa é outra questão interessante (na qual muitas pessoas não acreditam). O treinamento com musculação pode aumentar a densidade dos ossos, tornando-os mais fortes e resistentes. Essa é uma forma de garantir a rigidez e lidar com uma absorção de cálcio mais eficiente durante a adolescência e a vida adulta.

8. “Os pais podem (e devem) ajudar na escolha da academia” — verdade

Essa é uma decisão muito difícil, principalmente em um período em que o adolescente quer independência. Mesmo assim, os pais devem se preocupar com a escolha da academia dos filhos e acompanhar o processo (mas sempre com um passo atrás, para dar certa autonomia nesse momento).

É importante analisar se o ambiente é saudável, se os esteroides anabolizantes são desestimulados e se os profissionais são sérios e capacitados. Esses cuidados são fundamentais e, assim, você pode ficar mais tranquilo. 

Depois de ler este artigo e desvendar os principais mitos e verdades sobre a musculação na adolescência, é bem provável que você tenha percebido como a prática pode ser benéfica, mas exige certos cuidados. Fazer exercícios físicos é ótimo para o desenvolvimento, mas leve a sério e execute-os da maneira correta.

Para acompanhar outras dicas, que tal assinar a nossa newsletter e receber todo o conteúdo no seu e-mail?