O uso de regatas e bonés é considerado extremamente controverso no quesito estilo masculino. Há ainda quem afirme de forma categórica que ambos devem ser evitados em todas as circunstâncias (salvo raras exceções como uma ida à academia ou praia), mas essa é uma visão muito fechada da moda e de suas infinitas possibilidades.

O excesso de regras não deve ditar como você tem de se vestir, mas algumas dicas podem te ajudar a usar essas duas peças sem perder o estilo. O youtuber Whindersson Nunes, por exemplo, faz isso muito bem, mantendo sua veia streetwear em diferentes ocasiões. Usar famosos que arrasam no street wear como fonte de inspiração pode ser o primeiro passo.

Evite o look férias

Tanto a regata quanto o boné são peças típicas de veraneios de muita praia e piscina e, usados simultaneamente, podem remeter a um visual mais surfista. Quando não estiver nesses ambientes, busque evitar ao máximo usar outras peças desse estilo, como bermudas e sandálias.

Apostando, por exemplo, em uma calça jeans detonada e botas mais casuais é possível criar um look mais urbano. 

Fuja do básico

A regata já tem um corte mais despojado, e o boné carrega a pesada ideia de desleixo. Nessas circunstâncias, é muito fácil errar a mão e acabar com um visual completamente sem graça. Uma boa forma de não cair nessa armadilha é buscar peças mais descoladas, como regatas com estampas marcantes ou bonés coloridos e até mesmo estampados.

Escolha uma peça para ser o centro das atenções e monte o look a partir dela — assim, você não vai acabar com uma aparência caricata ou básica demais. Essa dica pode ser muito bem visualizada em Whindersson Nunes, que costuma usar bonés chamativos como carro-chefe em suas composições, contrapondo o resto do look mais básico.

Aposte em sobreposições

Uma excelente maneira de apimentar o look é abusar das sobreposições. Dessa forma, você consegue aproveitar o que já tem no guarda-roupa e dar uma cara nova ao que estava guardado. As regatas são peças curingas que podem ser combinadas com uma infinidade de roupas, dependendo do estilo que mais lhe agrade.

Busque usar tecidos leves, especialmente no verão, de forma que o look não fique pesado e desconfortável. Uma boa opção é usar as regatas com cardigãs ou camisas de flanela para um visual mais street.

Você pode ousar ainda mais em climas mais amenos e combinar as regatas com um blazer ou uma jaqueta de couro para criar um estilo mais casual. Um boné sóbrio virado para trás arremata o look. 

Obedeça às ocasiões

Embora as regras que regem a moda e o estilo pessoal de cada um não sejam muito rígidas, ainda há locais em que não é possível usar peças tão despojadas. Ocasiões como casamentos e formaturas não combinam com bonés ou regatas, não sendo possível unir a vestimenta formal que elas exigem com essas peças.

Outro ambiente que não costuma comportar seu uso é o local de trabalho. Portanto, busque se informar sobre o código de vestuário de seu trabalho antes de tirar o boné de casa. 

Pratique esportes sem perder seu estilo masculino

Esportes ao ar livre e roupas confortáveis são uma combinação à prova de erros. É preciso estar à vontade para correr, andar de skate, praticar hiking ou trekking. Mas isso não é desculpa para não se vestir com esmero, afinal tanto a regata quanto o boné permitem ampla movimentação e podem ser extremamente estilosos.

Então, além dos necessários equipamentos de segurança, invista no seu visual enquanto se exercita! 

Uma boa ideia é investir em bonés no estilo “trucker cap” para esses momentos, pois ele possui uma tela na parte de trás que permite que o couro cabeludo respire. Tudo isso sem esquecer da qualidade, afinal a durabilidade da peça é um fator importante a ser levado em consideração devido à prática de esportes. 

Diferencie os tipos de peças

As regatas não são todas iguais, assim como os bonés também não são. As regatas mais cavadas combinam melhor com um visual casual, enquanto o estilo “machão” é melhor que seja reservado para a academia e para a prática esportiva.

Os bonés têm diferentes tipos de aba e de ajuste. Os de aba reta são mais estilosos, mas os de aba curva protegem melhor os olhos dos raios solares, sendo mais indicados para atividades externas sob o sol forte. É de extrema importância conhecer os cortes e os ajustes das peças, para tirar o melhor proveito delas em suas composições.

Mantenha-se limpo

Por mais despojado que seja o look montado a partir das regatas e do boné, isso não é motivo para se descuidar da higiene. Isso é ainda mais crucial com relação aos bonés, que devem ser lavados com frequência.

O principal culpado de caspas e mau cheiro não é a peça em si, e sim a falta de cuidados com ela. Da mesma forma com que se deve lavar uma regata usada o dia inteiro, deve-se lavar um boné que passou o dia inteiro na cabeça.

Dê preferência a bonés feitos de tecido para facilitar a lavagem; tons monocromáticos são melhores para evitar que manchem, especialmente se forem lavados em máquina. Além disso, evite usar bonés com o cabelo molhado, pois o couro cabeludo precisa de uma chance para respirar.

Fora isso, a umidade constante pode causar problemas além da caspa, como o aparecimento de fungos e outras patologias. 

Respeite seus gostos

Lembre-se sempre de respeitar suas preferências e de se sentir bem com suas escolhas de vestuário. Use aquilo que te deixe confortável, opte pelos tamanhos e cortes que valorizem o seu corpo e te deixem à vontade. As regras da moda não são fixas e podem (e devem) se ajustar ao estilo de cada um.

Tentar se encaixar perfeitamente em um molde é uma das principais fontes de gafes no mundo da moda.

E aí, curtiu nossas dicas de como combinar bonés e regatas sem perder o estilo masculino? Então, compartilhe este post em suas redes sociais para que seus amigos também fiquem por dentro das formas de utilizar essas peças sem sair da moda!

safe_image