A maior festa brasileira — o carnaval — está chegando e as cidades do país inteiro já se preparam para receber os foliões. O estado de Minas Gerais tem 2 municípios que organizam, todos os anos, um grande carnaval e são muito procurados pelos turistas: Ouro Preto e Diamantina.

Ambos os locais são históricos e, no carnaval, promovem blocos que desfilam pelas ruas, grandes shows e muitas outras atrações. Como neste ano não poderia ser diferente, já estão com tudo preparado para que a folia seja inesquecível.

Continue a leitura e conheça um pouco mais sobre a história e a tradição da festa que acontece nessas duas cidades para decidir se o seu destino em 2017 será Ouro Preto ou Diamantina!

O que Ouro Preto oferece?

A fabulosa cidade de Ouro Preto foi escavada num vale profundo das montanhas mineiras, ressurgindo dia após dia como uma miragem durante a densa névoa das manhãs.

No ano de 1933, devido a todo o seu valor cultural, foi decretada como Cidade Monumento Nacional e, mais tarde, em 1980, a Unesco declarou-a como Patrimônio Cultural da Humanidade, fazendo com que a cidade ganhasse muito mais visibilidade perante o mundo inteiro.

Dentre as suas tantas tradições, está o carnaval. O bloco “Zé Pereira dos Lacaios”, já com mais de 140 anos de história, é o mais antigo, mas há também outras opções bem animadas, como o Bloco do Mato, o Bandalheira, o Bloco Pirata, o Bloco dos Chifrudos e muito mais.

Esses grupos espalham-se pelas ruas e ladeiras locais, levando a festa por todos os cantos, acompanhados por pessoas do país inteiro.

Como a cidade possui uma enorme quantidade de universitários e repúblicas estudantis, o carnaval republicano traz um clima jovial e bem descontraído para as festas.

Para quem deseja, além de curtir a folia que acontece por toda a cidade, prestigiar um pouco de sua história e cultura, há várias alternativas de passeio para fazer um “tour” por Ouro Preto. Dentre elas, as que mais atraem turistas são:

  • Museu da Inconfidência — onde é possível conferir um enorme acervo sobre a inconfidência mineira;
  • Igreja de São Francisco de Assis;
  • Casa dos Contos — o turista pode conhecer um pouco mais da história da inconfidência mineira por lá;
  • Igreja de Nossa Senhora do Carmo;
  • Pelourinho;
  • Câmara Municipal.

Além dos atrativos turísticos e do carnaval, também é possível encontrar diversas opções de hotéis e pousadas muito confortáveis para descansar e se deliciar com a culinária típica da região em vários restaurantes de excelente qualidade espalhados pela cidade.

O que esperar de Diamantina?

A bela cidade de Diamantina, com seus quase três séculos de história, é riquíssima em tradições, além de possuir um patrimônio cultural, natural e arquitetônico muito bastante preservado. A formação do local esteve diretamente ligada à exploração de ouro e diamante.

No ano de 1938, todo o conjunto arquitetônico do centro histórico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Mais tarde, ao fim dos anos 90, a Unesco concedeu o título de Patrimônio Cultural da Humanidade, fazendo com que Diamantina viesse a se tornar uma das cidades históricas mais visitadas de todo o Brasil.

Dentre as suas várias tradições, está o carnaval, que é bem animado na região. Vários palcos são montados na cidade que recebe sempre grandes atrações e a festa é gratuita. São disponibilizados alguns camarotes, mas a escolha é do folião.

O carnaval em Diamantina, apesar de bem divertido, tem um clima mais familiar e resgata as tradições carnavalescas, com atrações para todas as idades e todos os gostos.

A diversão fica por conta do tradicional e agitadíssimo “Espaço do Samba”, com atrações ligadas ao samba de raiz; do “Espaço da Folia”, para toda a família curtir a programação bem no coração do município; e do “Espaço do Motta”, onde bandas tradicionais e artistas locais se apresentam, relembrando o movimento boêmio e carnavalesco da década de 70.

Há também o “Espaço do Mercado Velho”, onde os foliões podem encontrar opções de alimentação e mais música, com artistas e bandas locais; e o “Espaço da Criança”, com uma proposta diferente e lúdica, de brinquedos e brincadeiras, para a criançada aproveitar também.

Para os mais jovens, que preferem um carnaval mais agitado, é possível aproveitar as festas organizadas pelas várias repúblicas estudantis da cidade que, ano após ano, mantêm a tradição da folia republicana com muita animação e não param enquanto o recesso não chega ao fim.

Para quem, além de curtir as festas, vai passear pela cidade, existe uma grande variedade de pontos turísticos para se conhecer e apreciar em Diamantina, como:

  • Antiga casa da intendência;
  • Conselheiro Mata;
  • Capela de Nossa Senhora da Luz;
  • Igreja da Nossa Senhora do Amparo;
  • Igreja de Nossa Senhora das Mercês;
  • Casa da Glória;
  • Centro Cultural David Ribeiro — Mercado Velho;
  • Casa de Juscelino Kubitshek;
  • Casa da Chica da Silva;
  • Basílica Sagrado Coração de Jesus;
  • Museu do Diamante;
  • Catedral Metropolitana de Diamantina — Santo Antônio da Sé.

A inspiração barroca, com edificações históricas, exuberante paisagem natural, igrejas seculares e fortes tradições religiosas, musicais e folclóricas, dão à cidade toda uma singularidade especial que encanta a quem passeia por suas ruas e ladeiras.

Carnaval em Ouro Preto ou Diamantina?

As duas cidades mineiras são excelentes opções de destino para passar o carnaval. Ambas são lindíssimas e oferecem folias bem animadas e cheias de atrações, além de proporcionarem ótimos passeios, muita tradição e cultura de sobra para quem também vai conhecê-las melhor.

Porém, como foi visto anteriormente, o carnaval de Ouro Preto é bem jovial, enquanto Diamantina já consegue ser mais familiar, porém sem deixar de agradar aos jovens também, pois acontecem festas para todos os gostos e todas as idades.

Se a sua intenção é curtir uma folia republicana, os dois municípios são alternativas válidas, já que contam com várias casas de estudantes que organizam, ano após ano, uma grande festa para ninguém ficar parado.

E aí? Conseguiu se decidir entre o carnaval de Ouro Preto ou Diamantina? Quer conferir mais dicas? Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e não perca nenhuma novidade!