Se você gosta de praticar esportes e estar em contato com a natureza, então o hiking foi feito para você. A modalidade tem conquistado muitos adeptos nos últimos anos e não é para menos, já que a prática pode ser incrivelmente agradável.

Se você está cogitando a hipótese de adotar esse esporte, então não pode perder o post de hoje. Vamos tratar sobre o que você precisa fazer para começar a praticar hiking. Vamos lá?

O que é?

Muitas pessoas confundem a prática de hiking com a de trekking. Embora sejam muito parecidas (o que justifica um pouco a confusão), elas têm atuações um pouco diferentes. O hiking é a prática de caminhadas relativamente curtas, com duração média de um dia.

Nesse caso, o objetivo é caminhar por ambientes naturais, ter contato com as árvores, cachoeiras e outros ambientes com ar fresco. Como você deve imaginar, ela não exige muitos equipamentos, já que você não dorme no lugar e normalmente percorre caminhos por meio de trilhas.

Pode ser que você tenha pensado: “que mamata, fazer hiking é muito fácil”! Ledo engano! A prática exige cuidados especiais, e vamos tratar de alguns deles ainda nesta postagem.

O trekking, por sua vez, tem um perfil um pouco diferente. Tudo começa pelo tempo de duração, que é indeterminado e marcado por longas caminhadas. Como dura mais tempo, os aventureiros normalmente têm barracas e todos os equipamentos para dormirem durante a aventura.

Além disso, as trilhas são feitas em espaços com pouco acesso e muitos obstáculos, o que pode dificultar muito.

Como começar a praticar hiking?

Antes de colocar o pé na estrada e começar a se exercitar, é bom considerar alguns pontos. Veja!

Cheque sua condição de saúde

Para começar, é muito importante saber qual a sua condição de saúde. Como a atividade é muito intensa e exige muito dos praticantes, é bom ver se o seu corpo está bem e vai dar conta do “batidão”. Estar em forma é a melhor maneira de ter mais resistência e menos dificuldade nos trajetos.

Pesquise sobre as trilhas próximas a você

Feito isso, você pode começar procurando lugares e trilhas perto da sua casa. Sempre existem alguns locais lindos e poucos explorados — tenho certeza que você vai se surpreender.

Procure por um grupo na sua cidade

As pessoas que praticam hiking acabam criando laços e ficando muito amigas. Muitas delas fazem as caminhadas em conjunto, e isso as torna bem próximas. Para colher esses benefícios, você pode procurar e tentar fazer parte de algum grupo.

Se achar difícil, acesse o Google e encontre praticantes em fóruns sobre o assunto; e, claro, aproveite para entrar em contato com eles.

Pesquise sobre parques e reservas

Independentemente de arrumar um grupo ou não, você também pode procurar por parques e reservas para praticar o esporte. Essa é uma maneira de conhecer lugares que você gostaria e se programar.

Invista na compra de equipamentos

Por mais que não necessite de tantos equipamentos como o trekking, você sempre precisará de alguns itens. Então, nada melhor do que se garantir e comprar os materiais aos poucos. Invista em uma boa mochila (de preferência impermeável), um bom tênis (ou outro calçado específico) e roupas confortáveis.

Deixe o medo de lado

Para praticar um esporte como esse, é preciso ter coragem e força de vontade. Pode ser que você tenha de praticar sozinho algumas vezes, mas acredite: existe recompensa! Você vai se deparar com belas paisagens e se viciar na sensação de experimentar o novo.

Devo me preocupar com o quê?

Bem, conhecendo um pouco mais sobre como o esporte é, dá aquela vontade de começar a praticar agora mesmo, certo? Veja alguns pontos que você deve levar em consideração:

Pondere as situações

Pense nas situações que você pode enfrentar praticando esse esporte, como chuva, lama, frio e calores intensos. Essa combinação dificulta bastante a trilha, fazendo com que muitas pessoas se percam.

É claro que a nossa ideia não é assustar você, mas fazer com que entenda melhor a importância de ter os equipamentos corretos.

Pense no clima do local

É sempre bom saber qual o clima do local onde você pretende ir. Assim, você é menos surpreendido e fica mais preparado para o que pode acontecer — como temperaturas mais baixas, muito altas ou até geadas.

Fica bem mais fácil arrumar sua mochila dessa maneira, não é mesmo?

Defina um roteiro

Você até pode pegar uma trilha e ficar andando sem parar, mas certamente é bem mais legal planejar. Essa é uma maneira de se preparar para conhecer tudo o que um determinado lugar tem e se divertir bastante.

Verifique os equipamentos

Já parou para pensar se os equipamentos funcionam bem ou precisam de algum ajuste? Muitas pessoas não fazem isso, até repararem que o tênis está furado ou que a mochila está rasgada — fazendo com que percam objetos. É sempre bom dar uma rápida checada e se preservar.

Aposte nas roupas certas

As roupas também devem ser ideais para esse esporte. Nesse caso, não é recomendado usar calça jeans, pois o tecido é mais pesado e desconfortável. Ele é famoso por prender sua movimentação em momentos que exigem mais agilidade.

Aposte em roupas como a calça de tactel e outros tecidos leves. E claro: não se esqueça do filtro solar e do repelente!

Use protetor solar e repelente

Caminhar durante o dia pode acabar com a sua pele, então é sempre bom se proteger com o protetor solar. Compre um que seja do seu agrado e recomendado para o seu tipo de pele, pois assim você se preserva de forma eficiente.

Somado a isso, não se esqueça do repelente. Os mosquitos das matas podem te deixar bastante irritado.

Tenha kits de emergência

É claro que nunca imaginamos (nem queremos) que algo dê errado, mas isso pode acontecer. Nesse caso, é melhor ter um kit de emergência. Assim, você cuida de você, de quem está contigo e não se desespera.

Agora que você já entende mais sobre o que precisa fazer para praticar hiking, tem tudo para se apaixonar por esse esporte. Acredite: a adrenalina e os visuais encantadores são de viciar!

Se você quer continuar acompanhando nosso conteúdo e receber todas as dicas que temos produzido, não deixe de assinar a nossa newsletter. Dessa forma, você não precisa se preocupar e recebe tudo no seu e-mail!