Descobrir novos lugares, conhecer culturas diferentes e aventurar-se por locais surpreendentes e encantadores, mas sem precisar gastar uma fábula de dinheiro, é o sonho de muita gente, principalmente dos mais jovens. E nem sequer é necessário sair do país para conseguir isso. Você sabia que os melhores hostels do Brasil estão também entre os mais conceituados do mundo? 

Quem curte viajarna maioria das vezes, prefere deixar de lado os luxos e mordomias dos grandes centros urbanos. Contudo, com o aumento do número de hostels espalhados por aí, abrir mão do conforto, de uma boa infraestrutura e de preciosas horas de descanso por preços mais em conta virou coisa do passado. 

A seguir, vamos listar os dez melhores hostels do Brasil para você programar sua próxima viagem sozinho, em casal ou acompanhado dos amigos. Confira!

Motter Home – Curitiba (PR) 

De acordo com o Trivago Rating Index (tRI) de 2016, um índice de avaliações de hotéis e hospedagens feitas pelos próprios usuários, o Motter Home, no bairro Mercês, em Curitiba, foi considerado um dos melhores hostels do Brasil por contar com tudo aquilo que um hóspede precisa para uma estadia aconchegante e animada.  

Localizado em uma casa da década de 50 com decoração vintage, bastante colorida e com painéis de artistas e grafiteiros da região, o hostel tem quartos coletivos e suítes privadas, área comum com mesa de sinuca e computadores, wifi gratuito em toda a casa, cozinha totalmente equipada e até uma mercearia com souvenirs e cervejas artesanais paranaenses. O estabelecimento ainda aluga bikes e vende pacotes de passeios turísticos. 

Local Hostel – Manaus (AM) 

Já pensou em se hospedar em um hostel totalmente sustentável no centro de Manaus? O Local Hostellocalizado perto do Teatro Amazonas e do Largo São Sebastião, reflete perfeitamente o ambiente amazônico em suas instalações, com mobiliário inteiramente feito em madeira com selo verde e materiais reaproveitados. Além disso, eles oferecem aulas de reciclagem, palestras sobre o tema e possuem uma horta vertical beneficiada com adubo orgânico produzido lá mesmo.  

Os quartos coletivos com nomes temáticos da Amazônia acomodam até dez pessoas, mas também há a opção de suítes privadas. O hostel ainda conta com bar, lojinha de souvenirs e wifi liberada. 

Discovery – Rio de Janeiro (RJ) 

Em uma casa do século 19, no bairro de Santa Teresa, o Discovery se destaca por conseguir misturar o clássico da arquitetura carioca com a modernidade de suas instalações, que contam com wifi, ar-condicionado e computadores na área comum.  

Pequeno, com apenas três dormitórios, quartos privativos e banheiro compartilhado, o hostel é muitíssimo bem localizado, próximo da Lapa, das praias do Flamengo, Ipanema e Copacabana, e do Cristo Redentor, além de uma linha de metrô. 

VillChic – Jericoacoara (CE) 

Em uma autêntica casa de veraneio, o Villa Chic, em Jericoacoara, uma das mais belas e concorridas praias brasileiras, mescla aconchego, com dormitórios espaçosos, churrasqueira, piscina e um café da manhã farto, a um ambiente rústico, com beliches, mesas, sofás e cadeiras de madeira.  

A menos de dez minutos da praia, o hostel ainda tem parcerias com escolas de windsurf e kitesurf, e promove happy hours e jantares temáticos para que seus hóspedes desfrutem ao máximo de suas viagens e do clima acolhedor do Nordeste. 

Bahia Prime Hostel – Salvador (BA) 

Considerado um dos melhores hostels do Nordeste, o Bahia Prime é extremamente bem localizado, próximo ao Farol da Barra e da Praia da Barra, e uma ótima pedida para quem deseja curtir o Carnaval de Salvador, e, por conta disso, é também bastante concorrido. 

Em uma casa colonial centenária de 900 metros quadrados, este hostel conta com o que há de melhor, de suítes privativas a quartos para 18 pessoas, ar-condicionado, segurança 24h, wifi gratuito, além de oferecer passeios pela cidade. 

The Green Haven – Ubatuba (SP) 

No litoral paulista, o The Green Haven se destaca pelos seus quartos com vista para o mar e por seus churrascos animados para reunir a galera. A Taberna do Pablito, o bar do hostel, é uma das melhores atrações do local, que ainda oferece festas com música ao vivo, shots de graça, wifi gratuito, mesa de sinuca, lavanderia, cozinha equipada, ar-condicionado e banheiros privativos.  

Tucano House Backpackers – Florianópolis (SC) 

Considerado um dos melhores hostels do Brasil pelo site de reservas de hospedagens HotelBookers, a Tucano House fica localizada no coração da Ilha da Magia, na Lagoa da Conceição, ponto estratégico da capital catarinense.  

Com mais de dez anos de existência, eles já foram premiados pela incrível atmosfera do lugar, que conta com uma galera jovem e até alguns funcionários gringos, café da manhã excelente e localização privilegiada, perto da praia, bares, pubs e baladas. 

Britânico – Gramado (RS) 

E que tal curtir Gramado em um hostel no melhor estilo contemporâneo inglês? O Britânico realmente faz jus ao nome e conta com camas inspiradas nos trens europeus, com cortina lateral de privacidade e pontos de luz e de energia. Os dormitórios ainda possuem wifi liberado, frigobar, ar-condicionado e banheiro privativo.  

Para melhorar ainda mais, o hostel fica bem perto das melhores atrações turísticas da cidade, como o Mini Mundo, o Lago Negro, o Museu de Cera e a Avenida das Hortênsias. 

Solar63 – Porto Alegre (RS) 

Ainda no sul do Brasil, agora em Porto Alegre, o Solar63 merece destaque por sua excelente infraestrutura e por sua localização privilegiada, na Cidade Baixa, bairro com diversas opções noturnas e de lazer, como bares, restaurantes e baladas, além de ser próximo do Parque da Redenção, um dos mais belos do Rio Grande do Sul.  

Parahyba – João Pessoa (PB) 

Localizado a 200 metros da praia do Bessa, famosa por ser cenário de desova de tartarugas marinhas, o Parahyba dispõe de ótimas instalações, como suítes privativas, quartos para até 8 pessoas, cozinha completa, churrasqueira, diversas redes espalhadas por suas múltiplas áreas comuns, hortas orgânicas e lavanderia. 

Viajar pelo nosso país pode ser tão ou mais deslumbrante e culturalmente enriquecedor do que ir para o exterior. Agora que você já conhece os melhores hostels do Brasil, e existem ainda muitos outros, que tal programar sua próxima viagem? E se quiser mais dicas valiosas como estas, siga nossas páginas nFacebook e no Instagram. Até a próxima e aproveite!