Há estilos e tendências em moda que aparecem ou retornam com tanta força, que é praticamente impossível não acrescentá-los ao seu guarda-roupa. É o caso das regatas masculinas oversized, isto é, com um tamanho maior do que aquele que normalmente você usa.

Elas fazem parte de uma tendência maior de camisetas com a mesma característica de se alongar até o meio da coxa — por isso também são chamadas de long-line —, em vez de ir até a cintura, como ocorre normalmente.

Para marcar uma única diferença, podemos dizer que os modelos chamados de oversized são, além de longos, largos — o que os torna campeões no quesito conforto. Já os long-line são mais estreitos.

Aliás, as camisetas oversized, por sua vez, fazem parte de um movimento, maior ainda, de adoção de peças com tamanho maiores no guarda-roupa masculino.

Nos desfiles de moda de grifes famosas como Balenciaga e Sacai, já é possível encontrar as mais variadas peças em tamanhos maiores do que o habitual. Um exemplo são os quimonos masculinos, cada vez mais presentes nas dicas de blogueiros e de outras pessoas que são referência na moda masculina.

Nas ruas, essa tendência está dominando o street style, trazendo de volta as regatas oversized, mas também propondo novidades, como a combinação de várias peças desse estilo sobrepostas em um mesmo look.

Antes, porém, de aderir a essa tendência e comprar a sua regata masculina, é importante ficar por dentro de alguns detalhes que podem te ajudar a tirar o máximo do visual que elas oferecem.

Regatas masculinas: botando no contexto

Saber um pouco do contexto em que a roupa surge ajuda a entender que estilo ela representa e como fica melhor quando usamos.

As regatas masculinas oversized, por exemplo, têm tudo a ver com a cultura negra americana dos anos 1990. Elas viraram moda quando a galera do hip hop começou a usar camisetas dos times de basquete americano.

Basta ir ao Youtube e dar uma olhada nos clipes dos rappers daquela época para ver que usavam as regatas das equipes de NBA, sempre em um número maior do que o necessário.

Olhando para isso, a gente percebe que a moda das oversized nasceu em um contexto extremamente urbano e de uma cultura alternativa, de gueto, isto é, carregava com ela uma vocação para contestação e para a rebeldia, até sumir das ruas no final daquela década.

Agora, quase 20 anos depois, as regatas masculinas oversized voltaram com tudo e, dessa vez, pouco se vê os modelos de times de basquete. Elas aparecem em diversos tipos diferentes, vestindo artistas muitos populares, como o sertanejo Lucas Lucco, e nada identificados com o gueto, como o astro Justin Bieber.

Estilosos, confortáveis e modernos, os modelos oversized e long-line viraram febre em diversos países e tornaram-se campeões de vendas em lojas como a Forever 21. Inclusive, devem fazer parte do guarda-roupa masculino urbano por ainda muito tempo, especialmente entre os adolescentes e faixa de adultos mais jovens.

Como se usa as regatas masculinas?

Embora não estejam mais identificadas com o estilo gangsta do hip hop, as regatas masculinas oversized, ainda assim, podem ser consideradas uma escolha ousada — mais pela quebra do padrão do que por qualquer outra coisa. Por isso, quanto mais você se acostuma com o modelo, mais à vontade se sente com ele.

As combinações possíveis são quase infinitas porque, na realidade, as longs vão bem com quase tudo, pois são muito estilosas. No caso das regatas, especificamente, o que mais funciona são as combinações com bermudas, sejam elas jeans ou de tactel, e tênis.

Mas nada impede arranjos com calças compridas ou outros ainda mais criativos. Basta dar uma olhada nos visuais de Justin Bieber, Kaster Willians ou de outras referência de moda street para enxergar as possibilidades.  

Uma sugestão é que, sendo as camisetas já de tamanho grande, fica desnecessário usar com modelos de calças mais largas, como a cargo. Prefira cortes mais justos, como o da chino ou da skinny.

É muito comum a combinação das camisetas oversized com jaquetas, como as jerseys, com moletom e outras variações de casaco. Funciona muito bem, especialmente em climas mais frios.

Acessórios variados também são muito bem-vindos. Bonés, colares e pulseiras ajudam a reforçar a ousadia das oversized e refletir a personalidade de quem está usando. Quanto mais autêntico, melhor.

Cuidados ao usar

De forma geral, pode-se dizer que as regatas masculinas oversized funcionam bem no contexto do street wear e de um visual mais jovem, quase adolescente. Então, em ocasiões mais formais ou que exigem uma idade maior de “seriedade”, elas certamente não são a melhor escolha.

Outra limitação dos estilos oversized e long-line é quando se trata de homens mais baixos do que a média. Isso porque o comprimento da camiseta gera uma sensação de que a pessoa baixa é ainda menor do que ela realmente é — uma ideia que nenhum baixinho gosta de passar.

A solução, nesse caso, é investir nos padrões monocromáticos, combinando o tom da oversized com o da peça de baixo, que preferencialmente deve ser uma calça; é melhor evitar bermudas e shorts nessa situação.

A regata, ou camiseta long-line, não pode ter muitos detalhes ou padronagem diferente na barra porque isso quebra o alongamento proporcionado pelo uso de tons semelhantes.

Para quem está acima do peso, a oversized funciona muito bem, pois é o oposto das incômodas camisetas justas. Já para os que são muito magros, cuidado para não exagerar e passar a sensação de que está “nadando” dentro da camisa.

A gente entende de moda street

Gostou das nossas dicas? Pois é, o nosso blog está cheio de informações importantes para você que quer usar o melhor desse estilo e se sentir à vontade na cultura e na moda urbana.

Se quiser um exemplo de texto que tem tudo a ver com o que você acabou de ler sobre regatas masculinas, clique para ler os toques que temos para te dar sobre a escolha dos bonés que têm tudo a ver com você .