Todo mudo quer fazer compras com bons descontos. E um dos melhores momentos do ano para aproveitar promoções é a última sexta-feira de novembro. Essa é a famosa Black Friday, na qual lojas físicas e virtuais de todos os segmentos baixam os preços dos seus produtos para vender mais e agradar o consumidor.

O movimento surgiu nos Estados Unidos, sempre ocorrendo na sexta-feira que sucede o dia de Ação de Graças. Tal evento conta com grandes descontos, alguns de até 70%, e chama atenção de um número enorme de pessoas pelo mundo afora.

No Brasil, a Black Friday também já é bastante conhecida e causa uma certa euforia nos compradores. Contudo, é necessário ter um pouco de cautela nesse dia para conseguir fechar bons negócios.

Pensando nisso, trouxemos este post com tudo que você deve saber antes ir às compras. Acompanhe!

Como pesquisar

Várias lojas adeptas à promoção divulgam com antecedência seus catálogos de produtos com os itens que estarão com descontos no dia. Outra maneira de fazer pesquisas certeiras é conferir o site de cada uma delas.

O site BlackFriday.com.br reúne algumas das ofertas de grandes empresas, desde companhias aéreas e roupas até livrarias. O importante é que você acompanhe os preços originais e faça uma boa comparação para ver se os descontos estão realmente valendo a pena.

Geralmente, essas promoções são anunciadas uma semana antes da data oficial. Ainda assim, algumas lojas podem até fazer descontos graduais em produtos um pouco menos procurados no decorrer da semana. Aliás, essa também é uma boa maneira de economizar e conseguir comprar mercadorias com menor concorrência. 

Com a pesquisa feita, você pode traçar uma rota — para o caso de lojas físicas — de onde vai começar as compras, sabendo quais produtos estão com melhores preços naquela loja.

Caso opte por comprar online, a pesquisa também é válida. Procure e compare preços em pelo menos três sites diferentes, verificando a veracidade das ofertas. Durante a pesquisa, você também vai encontrar informações sobre os horários de validade da promoção e sobre as políticas de cada estabelecimento.

Cuidados na Black Friday

Preços falsamente melhorados

Algumas empresas brasileiras já foram notificadas pelo Procon de São Paulo por forçar uma “maquiagem de descontos” nos produtos. Essas lojas aumentavam os valores dos produtos dias antes da Black Friday e baixavam os preços em seguida, para a oferta parecer mais interessante.

Portanto, esse é o primeiro alerta de cautela. É bom pesquisar os preços dos produtos que você deseja comprar e verificar se os descontos oferecidos pelas lojas estão mesmo de acordo com os anúncios de promoção. 

Procedência da loja

Outro ponto que merece atenção é a confiabilidade da loja onde você escolheu comprar, principalmente no caso das lojas virtuais. O Procon relata que, todos os anos, pelo menos 1 entre 5 consumidores são lesados de alguma maneira. Entre os prejuízos estão o não recebimento da mercadoria e a entrega de produtos trocados.

Esse descuido na hora da compra também é influenciado pela época do ano. Com a proximidade do Natal e das festas de final de ano, as compras online tendem a crescer. Para evitar surpresas desagradáveis, compre somente de lojas cuja procedência você conhece. 

Segurança

Existem diversas maneiras de saber se uma loja virtual é segura. A primeira delas é fazer pesquisas em sites como o Reclame Aqui, por exemplo. Pesquisar se a loja tem redes sociais também é outra forma de saber se ela pode ser confiável.

Tente encontrar dados como endereço, CNPJ e razão social. Com essas informações, você pode entrar no site da Receita Federal e verificar a regularidade da empresa. Caso os dados da companhia estejam como “baixada”, “inativa” ou “cancelada”, desista da compra. 

Um dos pontos mais importantes é o cuidado na hora do pagamento. Somente insira os dados do seu cartão se no canto esquerdo do URL aparecer um cadeado e se a própria URL começar com “https://”. Essas características indicam que o site tem um check-out seguro e que seus dados estarão a salvo na troca de informações. 

Dicas extras

1. Tenha foco

Não adianta tentar comprar todos os produtos e itens que você deseja, principalmente em lojas físicas. Provavelmente a concorrência será bastante alta. Por isso, é melhor você definir uma ou duas prioridades (de preferência as de maior valor, já que terão mais descontos) e focar nelas. Caso contrário, pode acabar ficando sem nenhuma boa compra. 

2. Faça um orçamento

Na hora da exaltação, você pode se animar e acabar levando para casa mais do que deveria. Para manter o controle financeiro, estabeleça um limite de orçamento para as compras. Afinal, não vale a pena encontrar boas ofertas e depois penar para conseguir pagar, certo? 

3. Fuja dos horários de pico

Normalmente, as promoções começam a valer a partir de 0h na sexta-feira e vão até às 23h59min (ou até durarem os estoques). Para compras online, é bom ficar de olho nos horários em que os sites recebem mais acesso. Os picos costumam ser entre 0h e 2h e entre 12h e 14h. 

4. Guarde comprovantes

A dica vale tanto para compras em lojas físicas quanto para virtuais. No primeiro caso, se o produto que você comprou deve ser entregue em sua casa, você precisa ter comprovantes da compra, especificando o tipo do item. 

No segundo caso, os documentos são ainda mais necessários. Dê print de telas que confirmem a compra, o  pagamento e a descrição da mercadoria. 

5. Denuncie

A Black Friday foi criada para que os consumidores comprem com bons descontos ao mesmo tempo em que as lojas ganham um pico de vendas. Qualquer fraude ou maquiagem de produtos devem ser denunciadas.

As lojas mais recomendadas para compras são identificadas com o selo “Black Friday Legal”. Esses são os estabelecimentos que se comprometem a fazer ofertas reais e a entregar as mercadorias nos prazos. Confira a lista das lojas participantes.

A Black Friday é uma ótima oportunidade para fazer compras ao mesmo tempo em que você economiza uma boa quantia. Encontrar produtos que deseja com um preço especial é realmente uma chance que acontece poucas vezes no ano.

Para ter uma boa experiência com essa data, siga as dicas que trouxemos no post de hoje e aproveite os descontos. Boas compras! Aproveite para compartilhar essas informações com seus amigos nas suas redes sociais!