É muito provável que você tenha visto por aí que muita gente passou a usar gorro com mais frequência, mais por uma questão de estilo do que pela função prática de aquecer no frio. Esse acessório já virou tão cotidiano que tem gente que viu que dá pra usar tranquilamente até mesmo no calor, sem passar nenhuma vergonha — muito pelo contrário, na verdade.

Um bom gorro te dá um ar casual e urbano na medida certa, ou seja, ele complementa seu estilo de um jeito moderno sem parecer artificial ou programado. Porém, existem diversos detalhes que você precisa ter em mente antes mesmo de escolher qual o melhor modelo para seu estilo. Confira:

Existem gorros de diferentes cores

As cores podem variar demais, então você deve sempre escolher a que te dá mais confiança para usar com os mais diferentes visuais.

Alguns tons mais vibrantes, como amarelo, vermelho ou até mesmo o azul podem ser usados tranquilamente de dia — ou ainda se a roupa que você estiver usando for mais neutra, pois isso dará um destaque bem maior para a cor do gorro.

No entanto, se você é do grupo dos que torcem o nariz quando veem um gorro que chame muita atenção, você pode escolher as cores mais neutras, como cinza, bege ou preto. Com elas não tem erro: você vai poder usar com qualquer roupa e repetir sempre que desejar.

Os modelos são variados

Assim como existem diferentes cores de gorros, também existem diferentes modelos. Eles podem variar de comprimento, de tecido ou de formato, o que dá ao gorro características bem específicas. Sabendo bem quais você mais gosta, vai ficar fácil escolher o que mais combina com seu estilo. Conheça alguns abaixo:

Basic

Os gorros basic são aqueles que você já está acostumado a ver por aí — é bem possível que você já possua algum desse modelo na sua gaveta. Eles têm um tecido mais grosso e dão a possibilidade de você dobrar a borda como bem entender para que se ajuste melhor na sua cabeça. São perfeitos para quem tem pouco cabelo ou uma cabeça menor, pois garantem uma sensação de encorpamento e volume para essa região do corpo.

Os basics também podem ser aqueles gorros de tricô mais justos que você tem há um bom tempo, os que você nunca imaginou ter coragem de sair com eles na rua, apesar de serem extremamente confortáveis e quentinhos… Pois é, eles também podem ser usados casualmente no dia a dia (em dias mais frios, é claro).

Soft

A touca soft é diferente da basic por possuir um tecido mais leve e fino. Isso traz um equilíbrio maior às peças no corpo, já que ela vai se adequar de maneira mais natural à sua cabeça. Além disso, seu tecido costuma ser mais macio.

Esse modelo é perfeito para quem tem mais cabelo ou a cabeça maior, visto que amassa menos o cabelo e não destaca os tamanhos de forma excessiva.

Oversized

O gorro oversized é um dos modelos mais famosos para essa aplicação mais casual no vestuário. Ele possui aquele caimento maior no final, ou seja, sobra um pouco de tecido na parte de trás da cabeça. Ele é o famoso gorro caidinho, e é capaz de te deixar com um ar bem mais modernizado.

No entanto, para usar esse modelo da maneira certa, é preciso ter muito cuidado para não errar no tamanho e deixar tecido em excesso sobrando no final.

Os tamanhos também mudam

Obviamente, o tamanho ideal varia para cada um, mas na maioria dos casos é preciso escolher bem para não parecer que comprou errado no final das contas. De qualquer maneira, caso ainda fique muito grande, sempre dá para você ajustar manualmente: é só dobrar a barra até que fique do jeito que você quer. Tal técnica também pode conferir ainda mais estilo ao seu visual, então leve isso em consideração.

Essa recomendação é válida principalmente no caso dos gorros oversized, já que eles precisam ser do tamanho certo para que não pareçam grandes demais e nem muitos apertados. É importante, entretanto, que sobre um pouco de tecido para dar um efeito interessante à peça.

Para ajudar um pouco na hora de comprar, tente pesquisar por imagens de referência e tenha em mente que o ideal é que o tecido remanescente fique, em média, na altura da nuca.

Usando gorro no calor

Já vimos que não é só para se aquecer que um bom gorro serve. Existem opções com tecidos mais leves como o modelo soft (e até mesmo alguns oversized) que não te farão passar calor de maneira alguma.

Aproveite o calor para usar cores mais claras ou vibrantes e combine o gorro com uma roupa que te agrade. Sinta-se à vontade em usar com qualquer tipo de camiseta, desde as que possuem mangas ¾ até regatas.

E em outras ocasiões?

Você viu que dá para usar gorro tranquilamente no dia a dia, então por que não adotar também em outras ocasiões? Você não vai parecer estranho em usar gorro em diversos outros lugares — pelo contrário, isso vai reafirmar seu estilo e, na maioria dos casos, deixar sua roupa ainda mais moderna.

Quando você tiver que usar algum traje em esporte fino, aproveite também para utilizar um gorro oversized: ele vai complementar o seu visual de maneira despojada. Os oversized também combinam muito com camisas no geral, sejam jeans ou as mais sociais. Só fica arriscado usar quando o evento é muito social, como em formaturas e casamentos.

No final das contas, realmente vale a pena você adotar um gorro para completar o seu estilo, ainda mais agora que você viu que dá pra usar nas mais variadas ocasiões sem problema algum.

E você sabe qual é o melhor de tudo? Não é nem um pouco difícil de encontrar esses gorros: hoje em dia existem diversas marcas já famosas que produzem gorros com qualidade em diversos modelos e cores.

Gostou da ideia? Que tal adotar essa tendência e começar a usar agora mesmo? Confira diversos modelos de gorro em nosso site!