Atualmente a estética urbana e skater está cada vez mais em alta, trazendo uma infinidade de novas tendências visuais que ajudam qualquer amante do esporte a compor um visual maneiro. O shape ilustrado com laser é um bom exemplo disso.

Essa tendência podem tornar o seu skate uma verdadeira obra de arte. Produzimos esse post para saber tudo sobre essa técnica e como incorporá-la na sua coleção de shapes sem gastar muito!   

Onde tudo começou?

Um dos motivos para esse tipo de shape ser tão único é a fusão de arte histórica com tecnologias modernas. O entalhe de materiais já é antigo e consolidado no mundo das artes, com os primeiros materiais produzidos em 1430 na Alemanha.

A tecnologia a laser só começou a ser descoberta no começo do século 20. Nesse período, surgiu o primeiro laser, que foi construído na década de 1960 na Califórnia.  

A união destas duas áreas é ainda mais recente. A popularização desse tipo de shape se deve em grande parte a companhia Magnetic Kitchen, especializada em design e ilustração a laser.

Essa companhia em 2014 lançou um Kickstarter para começar a produzir 17 modelos originais de shapes ilustrados com laser. Com o sucesso e repercussão da campanha, o interesse nessas peças nao para de crescer.

Como é feito um shape ilustrado com laser?

Para fazer uma dessas peças é necessário, além de um design incrível, uma máquina de gravação com laser. Trata-se de um aparelho de altíssima precisão, onde a ilustração é convertida em faixas estreitas que irão compor o desenho final.

Depois desse processo, o raio laser é posicionado sobre a superfície lisa do deck e grava a imagem pulverizando a camada superficial do material. Isso gera um entalhe linha a linha até que a imagem esteja completa. 

É possível gastar pouco com esse shape?

Se você não possui uma grande quantia para investir no seu shape, não se desespere! Apesar de o preço médio ser um pouco alto, você pode ter uma dessas peças gastando muito menos e com um design personalizado e único. Você mesmo pode fazer um destes, é só seguir os passos abaixo:

1º passo: Decida o estilo de ilustração perfeito 

Esse é o momento para exercitar a criatividade e pensar em quais referências você quer trazer para o seu shape, afinal além da qualidade, uma board que reflita o seu estilo e o que você gosta é o que vai torná-lo realmente especial. 

A internet é um ambiente repleto de inspirações para você. Poe isso, procure imagens de arte de urbana, outros shapes que você gosta, artistas, tatuadores, ilustradores ou designers que você admira. Incorpore esses elementos para encontrar o estilo perfeito e você estará pronto para o próximo passo!

2º passo: Encontre a imagem certa

Peça ajuda de algum amigo que entenda de ilustração para colocar no papel a sua ideia. Caso não lembre de alguém que sabe sobre isso, procure uma imagem pronta que você goste em um banco de imagens vetorizadas na internet.

Se você não encontrar um vetor com a imagem que você quer, é possível transformar outros formatos de imagem em um vetor com a ajuda de programas mais profissionais como Adobe Illustrator ou Corel Draw. Existem alguns mais simples e online, basta pesquisar.

Por que um vetor? A ilustração escolhida deve ser um vetor para que até mesmo os menores detalhes da imagem fiquem visíveis no shape final. Isso ajuda a garantir que o contraste esteja alto e uniforme, além de que a profundidade da gravação não tenha defeitos. 

3º passo: Adicione texto 

Se frases marcantes ou palavras de motivação fazem parte do seu estilo, você também pode incorporá-las no seu shape. Se você quiser, encontre uma mensagem para compor o seu design: agora é a hora de imortalizar no deck uma frase de um dos seus ídolos ou um verso da música que você mais gosta. Solte a imaginação!

Depois de encontrar a mensagem certa, é possível escolher diversas fontes personalizadas online. O formato das letras e arranjo das palavras será decisivo para a beleza estética do layout.

Se você quiser um efeito ainda mais pessoal, tente digitalizar sua própria caligrafia, tomando cuidado para selecionar a maior qualidade de digitalização possível. E não esqueça de vetorizar o resultado final! 

Seu board já está quase pronto, o que nos leva ao próximo passo:

4º passo: Deixe o design no tamanho certo

Com ilustração pronta, agora você precisa encaixá-la em um template do tamanho do deck que você quer personalizar. O tamanho do deck vai depender principalmente da sua preferência: se você for usar o shape como um objeto de decoração, é melhor ficar atento ao tamanho que irá se encaixar no ambiente em que o shape ficará.

No encaixe do design no tamanho do shape, fique atento a posição da imagem. Essa é uma dica importante, porque talvez seja necessário girá-la ou fazer pequenos ajustes para que tudo fique perfeito. 

Nesse passo você já conseguirá visualizar como será o resultado final, agora falta pouco para ter o shape pronto em suas mãos!

5º passo: Encontre um profissional para fazer a gravação com laser

Leve o seu design até uma marcenaria perto de você que possua uma máquina gravadora com laser. Se não houver nenhuma, uma pesquisa rápida na internet pode mostrar várias empresas que realizam esse serviço e podem te enviar pelos correios. Seu shape personalizado estará pronto gastando uma fração do preço normal!

6º passo: Aguarde o seu shape chegar

Agora você já pode separar as outras peças para completar o skate ideal. Em algum tempo você pode treinar e fazer manobras com um shape estiloso e com a sua cara. Todo mundo vai perguntar onde você comprou, pode apostar!

Não há dúvidas que um shape ilustrado com laser é um objeto incrível e único que reflete a personalidade de quem o possui. Seja para praticar manobras ou personalizar um ambiente, esse shape é uma peça incrível. Que tal mostrar pra todo mundo como fazer esse shape e gastar menos? Compartilhe esse artigo nas redes sociais!