Desbravar longas trilhas, conhecer novos lugares, explorar montanhas e vales, descobrir cachoeiras e desfrutar paisagens incríveis são coisas que somente o trekking pode oferecer. Para realizar essa caminhada, no entanto, não basta simplesmente calçar um tênis, pegar uma mochila e adentrar alguma trilha.

O percurso do trekking pode ser bastante longo, levando vários dias para ser concluído. Por isso, é fundamental que os praticantes estejam preparados, levando a quantidade certa de bagagem e colocando na mochila todos os equipamentos e acessórios que possam ser necessários.

Para evitar qualquer tipo de problemas na sua trilha, separamos 8 acessórios para trekking que não podem faltar em um percurso mais longo. Confira!

Mochila

Este é o acessório mais básico e provavelmente um dos mais importantes para a sua trilha. A mochila é imprescindível para que o atleta carregue todos os acessórios, alimentos e garrafa d’água para o percurso.

Deve-se escolher uma mochila resistente e que tenha boa capacidade lembre-se de que todos os seus equipamentos devem caber nela e não atrapalhar a sua caminhada.

Bússola e mapa

Atualmente existem diversas tecnologias que tornaram ferramentas como as bússolas e os mapas bastante obsoletas. No entanto, não se esqueça de um detalhe: ao fazer uma trilha percorre-se locais onde não existe rede de telefonia ou qualquer tipo de conexão.

Por isso, é fundamental que se tenha na mochila uma bússola e um mapa da região. Isso será fundamental para evitar que você e seus amigos se percam em seu trekking.

Canivete

Possuir um canivete é essencial durante o seu trekking. O acessório pode ser utilizado para abrir pequenas coisas e embalagens, cortar alimentos, auxiliar no preparo de eventuais curativos, ajudar em algumas pequenas emergências, entre diversas outras finalidades.

Kit de primeiros socorros

Acessório de trekking obrigatório para todos os praticantes. Não se pode, em hipótese nenhuma, deixar de portar um estojo de primeiros socorros que contenha itens como gazes, esparadrapo, sabonete, álcool, band-aid e alguns remédios.

Acidentes podem acontecer e, por isso, é importante sempre estar preparado para o pior. É aconselhável também colocar no kit alguns medicamentos que sejam de seu costume tomar. Isto pode evitar pequenos empecilhos como dores musculares e de cabeça, por exemplo.

Cantil

Em longas caminhadas este é mais um acessório obrigatório. Deixar na mochila um cantil de água é muito importante para mantê-lo hidratado durante todo o percurso. É aconselhado também que, em todas as paradas ou caso você encontre rios e cachoeiras limpos recarregar o cantil com água.

Saco de dormir

Não deixe de fora da mochila um saco de dormir. Muitas vezes não é possível contar com infraestrutura de hospedagem e é necessário acampar. O saco de dormir garantirá um bom sono e ajudará a repor as energias para um novo dia de trekking. Leve sempre um modelo que possua enchimento de qualidade e que garanta o seu conforto.

Repelente

Ninguém aguenta os mosquitos e pernilongos de uma trilha. Para evitar de ficar todo picado e de ter uma reação alérgica a algum inseto, não deixe de colocar um bom repelente na mochila.

Capa de chuva

Em matas e trilhas o tempo pode variar bastante. Por isso, tenha sempre uma capa de chuva à mão. O acessório pode te proteger de qualquer temporal que apareça de surpresa.

Agora que você já sabe todos os acessórios para trekking indispensáveis para um percurso longo, confira 8 trilhas brasileiras para colocar em prática tudo o que você aprendeu neste post!