Gerenciar bem o próprio dinheiro é algo fundamental para todos nós. Desenvolver uma gestão financeira que nos permita alcançar nossos objetivos sem passar por apertos inesperados pode não parecer uma tarefa fácil, principalmente no início da carreira. Os gastos parecem surgir sempre de forma inesperada, atrapalhando nossos planos. Não é mesmo?

O que muita gente não sabe é que existem estratégias simples que podem fazer toda a diferença na hora de criar um planejamento para gerenciar o próprio dinheiro. Por isso, separamos sete dicas bacanas para que você saiba a melhor maneira de controlar os gastos sem sofrimento. Confira!

1. Identifique seus gastos

Em primeiro lugar, é importante saber quais as despesas regulares que você possui. Se você tem uma única fonte de renda, seria interessante buscar resumir os gastos também em poucos fatores. O maior deles costuma ser definido pela soma de gastos fixos.

Suas contas da casa, parcelas de um veículo, ou de outros produtos comprados a prazo, faculdade, entre outros. Identifique os custos fixos e também os que, apesar de não obrigatórios, surgem com frequência entre seus gastos. 

Entre eles, você pode colocar gastos com combustível, alimentação, saídas nos fins de semana etc.

Partindo desse ponto, você poderá calcular quanto gasta normalmente e quanto sobra para outros fins.

2. Coloque na ponta do lápis

Levantar essas informações não dará muito resultado se você não desenvolver um planejamento eficaz para gerenciá-las. De nada adianta calcular quanto você tem gasto mensalmente se esse controle não se mantiver disponível para consulta e atualização. Por isso, é hora de botar tudo na ponta do lápis!

Crie uma planilha com uma descrição específica dos seus gastos, incluindo número de parcelas e valor de cada uma. Lembre-se de incluir itens como gastos não programados e atualizá-la sempre que necessário.

Mesmo aquele cafezinho pode fazer diferença, por isso não deixe de incluí-lo em seu controle. Só assim os números baterão no fim do mês.

3. Elimine dívidas

Se há uma coisa que pode comprometer todo o seu planejamento para o futuro é possuir uma dívida. Manter valores em aberto é uma prática que sempre resulta em prejuízo financeiro e faz com que você sinta como se seu salário não possuísse o potencial que você esperava.

Por isso, organize-se para pagar todas as dívidas e eliminar os prejuízos causados pelos juros. Isso deve ser uma prioridade.

Faça as contas e veja quanto você pode investir mensalmente para quitar todas as parcelas que possui. Se possível, considere também adiantar parcelas de pagamentos parcelados, pois isso pode trazer alguns benefícios como abatimento de juros e oferecimento de algum desconto.

Rapidamente, você se livrará de alguns gastos e terá um espaço maior em seu orçamento para investir naquilo que você sempre sonhou!

4. Tenha cuidado com o cartão de crédito

É comum que acabemos exagerando um pouco no uso do cartão de crédito para facilitar o pagamento das contas, resumir nossos gastos a um único item e, principalmente, ganhar algum tempo até o pagamento. Porém, esse pode ser um hábito perigoso. Por isso, tenha muito cuidado!

Não use descontroladamente o cartão de crédito e mantenha um controle constante sobre seus gastos com ele. Caso contrário, você pode acabar recebendo uma fatura maior do que esperava e entrar no ciclo vicioso de não pagar o valor total cobrado. Isso fará com que você pague juros cada vez maiores, diminuindo suas reservas financeiras e tornando-o refém do cartão de crédito.

Portanto, controle de perto o ritmo de seus gastos. Evite parcelar a maioria de suas contas, criando o hábito de pagar à vista sempre que possível.

Isso possibilitará que seu cartão de crédito seja uma ferramenta que ajude você a gerir melhor seu dinheiro, e não um vilão que sabota todo o seu planejamento.

5. Faça uma reserva financeira

Guardar dinheiro é sempre uma boa ideia. Fazendo isso, você não só cria um plano alternativo para lidar com gastos imprevistos como também investe no próprio futuro. Uma reserva financeira pode viabilizar aquela tão sonhada viagem ou mesmo acabar se tornando o pontapé inicial para dar entrada em um imóvel ou no seu carro novo, por exemplo.

Por isso, crie o hábito de salvar algum dinheiro mensalmente, seja num cofrinho, numa conta poupança em seu banco ou mesmo em planos de investimento. Assim, você previne os imprevistos e cria possibilidades para o futuro.

 Cada moedinha vale! 

6. Use a tecnologia para controlar os gastos

Nos dias de hoje, com a tecnologia presente em todos os lugares ao nosso redor, é fundamental saber aplicá-la para facilitar nossa vida. Por isso, pense no que ela pode oferecer para ajudar você nesse objetivo.

É possível colocar seu planejamento de gastos em um documento na nuvem, por exemplo. Assim, você pode acessá-lo de qualquer computador, seja em casa, na faculdade ou no trabalho, e atualizar a planilha com uma informação nova.

Existem, também, diversos aplicativos que podem te ajudar na organização financeira. Faça uma pesquisa na loja de aplicativos de seu smartphone e veja como gerenciar seu dinheiro pode ser mais fácil do que você imagina.

7. Tenha disciplina

Todas essas dicas podem ser facilmente aplicadas ao seu dia a dia. Com organização, você é capaz de encontrar uma forma para controlar os gastos rapidamente. Porém, é fundamental que você tenha disciplina para cumprir esse planejamento. 

Lembre-se de que, para manter as contas sob controle, você deve manter as informações atualizadas. Não deixe de inserir informações sobre gastos, mesmo que seja algo pequeno ou algum caso de emergência.

E mantenha o foco em seus planos! É comum que surjam momentos nos quais sentimos vontade de gastar um pouco mais em um jantar ou comprar algo que não estava no planejamento. Porém, pequenos deslizes podem fazer com que seu dinheiro acabe antes da hora, colocando você em apuros.

É importante ter em mente que gastos inesperados podem surgir. Aquele jantar ou encontro com os amigos não pode ser deixado de lado.

O que você deve ter como ideologia de vida é a moderação. Sabendo controlar os gastos com entretenimento, sem exageros, você perceberá é possível cuidar bem das suas finanças sem deixar de viver com conforto e de fazer o que você gosta.

Quer saber mais? Então conheça cinco aplicativos que podem ajudar você a controlar as contas!