Tem estado desanimado ou cansado? Foi ao médico fazer exames e ele te mostrou números pouco animadores? Aquela calça de que gosta tanto já não fecha com facilidade?

Pode ser que você tenha caído no sedentarismo — o que acontece, muitas vezes, por não se saber os benefícios da prática de esportes.

O corpo humano foi feito para se movimentar. A atividade cardíaca se normaliza com a prática constante de exercícios físicos, e os hormônios agem instantaneamente para te recompensar: o organismo produz endorfina, ligado ao relaxamento.

E manter-se em movimento é essencial para eliminar excessos de colesterol e gordura, por exemplo. Mas não adianta só ficar falando sobre se exercitar e não apresentar soluções, não é mesmo?

Vamos abordar, abaixo, alguns esportes casuais que exigem menos de sua rotina e podem trazer benefícios para sua saúde. Acompanhe!

Futebol

Uma das principais vantagens de se praticar o futebol é social. Ao marcar presença em uma partida, você estreita os laços com seus amigos e pode fazer alguns novos. O espírito de equipe une as pessoas e cria intimidade.

Os pontos-chave para a prática são: agilidade, explosão e reflexo rápido. O esporte desenvolve isso muito bem. A estrutura do jogo exige movimentos rápidos que são decisivos. Com isso, você usa bastante seus músculos e aperfeiçoa-os, tornando seu corpo mais funcional para o dia a dia.

O aumento de massa muscular nas pernas, nas costas e no abdômen também é considerável, o que pode beneficiar o praticante estética e funcionalmente. Vale lembrar que tais regiões são importantes para a manutenção da postura.

Por se tratar de um esporte em que os jogadores estão em constante movimento, o coração estará batendo em um ritmo elevado ao longo da partida. Esse é um importante exercício para o órgão, aumentando sua resistência e ajudando a regular a pressão sanguínea.

Corrida

A corrida é um dos esportes com mais adeptos pelo mundo. Ela é prazerosa e pode ser praticada na rua, na esteira ou em qualquer lugar com alguma extensão de chão.

Além disso, é muito mais flexível: enquanto esportes em grupo dependem do ânimo e da disponibilidade de todos do time, a corrida envolve só o próprio corredor.

Correr é uma forma de desafiar a si mesmo e sentir que está conquistando objetivos: a cada dia praticar um tempo a mais, até um ponto de referência X, ou chegar ao número Y de calorias na esteira. O benefício psicológico da superação dos próprios resultados é bem interessante e inspira o prosseguimento da atividade.

Quanto à parte física, esse é provavelmente o exercício mais associado à perda de gordura. De fato, seja em longas distâncias ou intervalos de alta intensidade (HIIT), a corrida traz gastos calóricos interessantes.

Seu foco são os músculos de regiões como perna, panturrilha, costas e abdômen inferior. A prática constante auxilia, também, na funcionalidade do corpo no dia a dia, bem como na manutenção da postura e da estabilidade. Além, claro, de dar mais disposição e pique, especialmente para o cotidiano “subir escadas”.

Caminhada

Caminhar traz basicamente os mesmos benefícios de correr, mas, claro, em um nível reduzido (em razão da menor intensidade). Trata-se de uma alternativa interessante para quem não pode praticar esportes que causem impactos nas articulações, como a própria corrida ou determinadas lutas.

Por outro lado, se você está saindo do sedentarismo, a caminhada é ideal como uma atividade de transição. Ela ajuda a adaptar seu corpo, aos poucos, à prática de exercícios mais pesados, aumentando gradativamente a resistência cardíaca e fortalecendo os músculos necessários.

A parte interessante dessa prática é que você pode facilmente encaixá-la em sua rotina, afinal andar é um meio de chegar de um ponto a outro, não é mesmo? 

Pense em distâncias mais curtas, que você não precise percorrer de carro, e vá a pé. Ande com amigos e bote a conversa em dia. Leve seu cachorro para passear e, se for o caso, ambos sairão do sedentarismo. Considere, ainda, fazer uma trilha.

Bicicleta

A bicicleta, na escala de impacto dos esportes ao ar livre, é a que oferece o menor. É ideal para pessoas com problemas de articulação, que precisam evitar o impacto no solo, mas, ainda assim, querem se movimentar.

Como a corrida, pode ser praticada em uma bicicleta fixa ou móvel, com níveis de intensidade variáveis. Inclusive, é um esporte acessível para quem, por algum motivo, tenha dificuldade de se locomover.

Com as cidades cada vez mais conscientes do espaço da bicicleta no trânsito, o número de ciclovias tem crescido consideravelmente. Isso propicia a prática mais segura na rua, além de praças, parques e clubes.

Natação

A água é o fator que torna a natação, de certa forma, um esporte de baixo impacto e, ao mesmo tempo, bastante exigente. Praticando-a, você põe seu corpo todo em atividade. Braços, pernas, ombros, peito, costas: vários músculos entram em ação para executar os movimentos necessários.

Além disso, é possível aumentar a resistência cardíaca e a capacidade aeróbica. Ou seja: a prática ajuda a estabilizar a pressão e proporciona um aumento gradual do fôlego e da disposição.

Vale destacar, ainda, que cada aula ou sessão promove um gasto calórico bem alto, em razão da utilização de vários músculos de uma vez.

Lutas

Lutas são meios interessantes de trabalhar a coordenação motora e os músculos funcionais para o dia a dia. Várias modalidades envolvem flexibilidade, postura e movimentos ágeis.

Além dos claros benefícios envolvendo gasto calórico e desenvolvimento de grupos de músculos diferentes para cada categoria, a luta pode transportar seu aprendizado para a vida real, seja com os conhecimentos de defesa pessoal ou com a disciplina, que é tida como um ponto essencial em diversas modalidades.

Musculação

Levantar pesos na academia, juntamente aos exercícios aeróbicos, é provavelmente o exercício mais abrangente que há.

Com a instrução de um profissional capacitado, você pode ganhar uma quantidade considerável de massa muscular, se concentrar na perda de gordura e até mesmo praticar exercícios funcionais, para recuperar-se de uma lesão ou apenas aperfeiçoar os movimentos cotidianos.

Além disso, diversas academias têm diversificado sua oferta, com aulas de spinning, dança e exercícios baseados em movimentos de lutas, sobretudo o boxe. Há aulas para todos os gostos.

São incontáveis os benefícios da prática de esportes. Sejam sociais ou físicos, eles impactam cada praticante de maneira positiva.

Perceba que várias das atividades são bem flexíveis e adaptáveis a rotinas corridas, nem que se tire 20 minutos do dia para exercícios rápidos dentro de casa. Só não vale continuar no sedentarismo!

E você? Já pratica algum desses esportes ou pretende começar? Não deixe de conferir nossa coleção de artigos esportivos e fique bem equipado!