Verão chegou com tudo e, com ele, aquele calor tropical bem característico do Brasil. É uma estação em que todos ficam com o seguinte dilema: andar estilosamente ou confortavelmente? Afinal, é realmente bem chato utilizar roupas e calçados que acabem dificultando a transpiração e façam você ter a sensação de que está suado o dia inteiro, não é mesmo? E também há todo um receio de usar uma roupa mais confortável e sentir como se não estivesse bonito, não é mesmo?

E se dissermos que é possível fazer os dois? Estar confortável para o verão e sair bonito? Que tal descobrir como usar chinelos e manter o estilo tranquilamente?

Pois é, isso é possível sim! Confira 6 modelos de chinelo para utilizar nesse período e como combiná-los para dar aquele up no visual confortavelmente:

1.     Chinelo de dedos

Esse é o modelo clássico que você encontra no mercado, sendo o mais vendido no Brasil. Ele é bastante utilizado em situações casuais, por exemplo, a uma ida a praia ou próximo a sua casa. Porém cada vez mais esse tipo de calçado tem ganho espaço em outras situações, principalmente para compor um look mais voltado para o casual urbano, sendo perfeito para os roles em shoppings, parques e outros locais mais despojados.

Suas tiras podem variar, desde as mais finas até as mais grossas e cada uma delas vai casar melhor com determinado tipo de estilo.

2. Slide

Os chinelos slide, que foram sucesso nos anos 1990, voltaram com tudo nas últimas temporadas devido ao retorno dos estilos com bandana. E, pelo o que parece, vieram para ficar.

Diferente do chinelo de dedos, ele possui uma única tira grossa, horizontal, que pega logo abaixo dos dedos. Também possui um solado mais anatômico, tornando seu uso bem confortável.

Antes de voltar a moda, era bastante usado apenas para ir a eventos bem informais, tais como churrascos, praia, etc. Porém, com seu retorno, passou a compor os mais diversos looks, entre o casual e o esporte fino (para os mais ousados, claro).

Por terem chamado atenção de tantas pessoas, até mesmo as grandes marcas passaram a investir nesse modelo, entre elas a Adidas.

Muitos optam por eles pelo conforto, outros pelo estilo, mas a verdade é que você pode juntar ambos para compor um look único, confortável e incrível.

3. Alpargatas

As alpargatas são outra tendência que está retornando a moda e que ajuda a compor um visual bem despojado e estiloso. Você também pode encontrá-los com o nome de espadrilles. É uma espécie de chinelo de tecido e possui um acabamento bem despojado. Por ser mais fechado, é uma ótima opção para quem quer conforto, aliviar o calor e utilizar algo que dê um ar menos sério, mas não tão informal quanto os outros modelos que falamos anteriormente.

4. Papete

Outro modelo clássico dos anos 1990 (quem não se lembra da Papete do Guga?), a papete voltou com força para o verão 2017. O chinelo é composto de um solado anatômico e duas tiras horizontais presas com velcro, uma tira perto dos dedos e outra próxima ao tornozelo, prendendo-a ao pé.

5. Sandália

As sandálias, tão estigmatizadas nos últimos anos, também voltam para compor o look despojado e compõe bem para as ocasiões que você quer um toque menos informal.

Normalmente feitas de couro, couro sintético ou materiais semelhantes, possuem uma tira que prende o pé ao calçado. As demais podem ser ajustadas das mais diversas formas, fazendo de cada uma delas um estilo único e diferente.

6. Sandália de dedo

A sandália de dedo nada mais é do que uma versão menos informal do chinelo de dedo. Modelos ainda despojados, mas menos casuais, utilizam tiras de couro (couro sintético ou material semelhante) no lugar das tiras de borracha.

Roupas e chinelos para utilizar no verão: como fazer essa combinação?

Ok, agora você conhece 6 modelos de chinelos que pode incluir no seu guarda roupa para andar confortavelmente e não ficar feio durante o verão. Mas afinal, como combinar cada um desses modelos de forma adequada, para não cair em looks ruins ou cafonas? Calma, vamos ajudar nisso também.

Os chinelos de dedo, por serem mais casuais e informais, combinam perfeitamente com aquele visual surfista, com bermudas de tecido sintético ou de tecido mais pesados (brim e jeans), camisetas e regatas. Mas também não é raro encontrar quem use esse modelo até mesmo com camisa social e calça em alguns tipos de evento durante o verão. São uma espécie de curinga, combinando com os mais diferentes tipos de estilo.

O modelo slide também segue as mesmas tendências do chinelo de dedo, também funcionando como curinga no look. Apenas cuidado com as tiras coloridas, para não criar um efeito over sobre as roupas que escolher.

Alpargatas já pedem looks mais sóbrios, por serem menos informais do que esses dois modelos anteriores. Esse modelo fica muito bem com bermudas claras e/ou de tecidos mais sóbrios, como sarja e social. Fica muito bem para você que quer sair com um look mais elegante e confortável na noite.

A papete deve ser usada em momentos bem informais e casa melhor com bermudas de sarja e looks mais sóbrios. Cuidado com estampas, pois acaba poluindo o visual.

As sandálias, por comporem um look menos informal, mais sóbrio, devem ser evitadas com roupas mais despojadas, já que poderão causar uma espécie de “informação conflituosa” em seu look (por exemplo, uma roupa mais leve e uma sandália pode acabar não deixando claro se é um estilo mais informal ou não). Evite-a com as famosas “bermudas de surfista”. Ela pode ser usada com calças de tecidos leves ou bermudas jeans.

As sandálias de dedo, por serem também menos informais, seguem a mesma linha da versão tradicional, compondo um look mais sóbrio.

Agora você já sabe quais são os chinelos para utilizar no verão e como fazer as melhores combinações entre eles e suas roupas! É hora de comprar o seu modelo e aproveitar o verão!

Quer mais dicas de como ficar estiloso e sobre lifestyle? Assine nossa newsletter e receba essas informações direto em seu e-mail!

banner-KENNER-NK5.1