A viseira ainda sofre muito preconceito por parte do público masculino. Infelizmente, o acessório foi tachado como algo exclusivo do público feminino. No entanto, o mercado tem tentado mudar esse rótulo e investido cada vez mais em diferentes modelos de viseira masculina, incentivado o seu uso para a prática de esportes em geral.

Mas você sabe qual a função da viseira, em quais tipos de esporte ela pode ser utilizada e a sua vantagem em relação ao boné? Se quer descobrir mais informações sobre o assunto, não pode deixar de ler o nosso artigo de hoje!

As funções da viseira

A viseira é uma espécie de chapéu sem o tampo que cobre a cabeça. A sua principal função é proteger os olhos e o rosto dos raios solares. Isso é essencial, já que essa parte do corpo costuma ser mais sensível e inspira cuidados maiores devido à sua maior propensão a manchas e queimaduras.

Se você costuma passar muito tempo exposto ao sol ao praticar esportes, precisa tê-la sempre à mão. Aqui vale lembrar que a utilização dela precisa vir acompanhada do protetor solar, já que o câncer de pele ocorre principalmente pela falta desse cuidado.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, áreas como o rosto, os ombros, as costas e o couro cabeludo são as mais propensas à doença. Logo, todo cuidado é pouco nessas situações.

A viseira masculina

Nos últimos anos, o mercado da moda viu a importância do público masculino para a economia. Tal fato fez com que as marcas passassem a investir em modelos exclusivos de acessórios para homens, adaptando-os para as suas necessidades e estrutura corporal.

Os chapéus são um bom exemplo disso. Anteriormente, eles ficavam restritos às cores clássicas e materiais pesados e inadequados para a prática de esportes e qualquer outra atividade no verão. Hoje, a realidade mudou bastante. As viseiras são fabricadas em material que absorve o calor e o suor. Além disso, são confeccionadas em tecido atoalhado ou mesmo brim, o que confere mais conforto a quem a utiliza.

Como já dissemos, a principal função desse acessório é proteger o rosto e os olhos dos raios solares. Foi pensando nisso que a indústria desenvolveu uma tecnologia que permite que as viseiras venham com fator de proteção solar. Entre as opções disponíveis temos aquelas que protegem 98% ou mais da radiação UVB e UVA.

A viseira e a prática esportiva

A prática de esportes exige uma série de cuidados por parte do atleta. Primeiro, é claro, a pessoa precisa estar em boas condições físicas. Segundo, precisa encontrar um local adequado para tal atividade. E, por último, é necessário utilizar todos os equipamentos necessários.

Quando se trata de esportes praticados ao ar livre, as precauções aumentam. Os olhos são uma das partes mais afetadas do corpo. Isso porque eles estão sujeitos à radiação, ao vento e à poluição. O excesso de luz pode afetar a visão, por isso é essencial a utilização da viseira.

O acessório, além de ser responsável por prevenir todos esses problemas, evita que o suor escorra pelo rosto, evitando assim que a todo o momento o atleta tenha de parar para secá-lo.

Entre os esportes que pedem a utilização da viseira estão a corrida, a caminhada, bicicleta, vôlei de praia e outras atividades realizadas ao ar livre. Ou seja, ela é fundamental no guarda-roupa de quem se preocupa em manter-se protegido na hora de se exercitar.

No entanto, não se esqueça de que ele deve vir acompanhado de outros itens para garantir maior conforto, como roupas e tênis adequados, além do protetor solar.

As vantagens da viseira em relação ao boné

Muitas pessoas acreditam que a viseira e o boné são a mesma coisa, o que é um engano. Entre as vantagens da viseira podemos elencar, por exemplo, a sua função termorreguladora, já que ela permite que a cabeça transpire melhor.

Isso pode trazer vários benefícios e até mesmo aumentar o desempenho do atleta. Esse acessório é capaz de deixar passar uma quantidade de ar maior do que o boné, evitando a sensação térmica de maior calor ao atleta, o que pode incomodá-lo mais.

Considerações importantes antes de adquirir uma viseira

Bom, depois de conhecer todas as vantagens e funcionalidades que uma viseira pode trazer, é preciso levar em consideração alguns tópicos antes de adquirir o seu acessório. Para isso é necessário que ele esteja de acordo com as suas necessidades.

Atividade que será realizada

Avalie o esporte que fará, se ele envolve água e se ele gera muito calor ao corpo. Essa pesquisa é importante, pois a viseira precisa ser de qualidade, para não deixá-lo na mão no momento em que você mais precisar dela.

Material de confecção da viseira

Por mais que você ame um modelo, é preciso considerar o material com o qual o acessório é fabricado. Atualmente, existem tecidos tecnológicos que permitem uma transpiração maior e não ficam encharcados, o que pode causar peso à cabeça. Ademais, o mercado ainda oferece tecidos com proteção solar e impermeáveis, o que são boas vantagens.

Modelo do acessório

Aqui vai outro aspecto essencial e que precisa ser analisado com cuidado por quem comprará uma viseira: o modelo. Observe a sua necessidade para saber se precisará de um acessório com regulador ou elástico, se ele cabe na sua cabeça, se o visor da frente tem o tamanho ideal, entre outras coisas.

Cor do tecido

Existem algumas cores que retêm maior calor, como o preto. Isso pode aumentar a sensação térmica, logo, se você prefere esse tom, considere um tecido dry-fit. O branco é uma boa opção, pois ele reflete a luz solar. Se você preferir um material que suje menos, existem opções de outras cores no mercado.

No mais, você precisará ter cuidado na hora de guardar o acessório para não deformá-lo. Lembre-se também de seguir as instruções do fabricante na hora de fazer a higienização da viseira.

Viu como a viseira masculina é essencial para a prática do esporte? Não deixe de se proteger, assim você garante que a sua atividade física só traga benefícios para a sua saúde. E agora que tal aprender mais sobre como preparar seu estilo para o verão