Você sabia que o calçado pode ser essencial para o sucesso da sua trilha? Apesar de ser considerada um detalhe sem importância por muitos, a escolha do calçado é fundamental em uma caminhada na montanha.

Se você fosse praticar uma corrida, por exemplo, não usaria um chinelo de dedo, não é mesmo? E nas trilhas não é diferente. É preciso analisar cautelosamente suas necessidades e verificar qual calçado melhor se adapta a elas, sempre levando em consideração a segurança e o conforto.

Quer conhecer mais sobre os tipos de calçado para trilha? Então vamos lá!

Como escolher o tipo correto de calçado para trilha?

Este é um ponto muito importante e que causa dúvida em grande parte dos praticantes desse esporte. É extremamente difícil escolher um calçado adequado de acordo com as características da trilha, pois ela pode ter áreas secas e úmidas, subidas e descidas, além de variações na temperatura. Então, o que fazer?

A melhor maneira é usar o bom senso! Pesquise todos os aspectos da trilha, verificando quais as chances de chuva ou tempo seco, e a temperatura principal. Assim, você poderá escolher um calçado que mais se adapta às condições predominantes da trilha e não causará problemas, como bolhas ou dores constantes.

Quais os tipos de calçado para trilha?

Botas

As botas são calçados indicados para trilhas mais técnicas. Podem ser do tipo militar, feitas de couro e pouco utilizadas em atividades ao ar livre. Como são feitas de um material pesado e duro, as botas dessa categoria não deixam o pé respirar, causando bolhas. Por isso, devem ser usadas em trilhas mais curtas.

Já as botas de caminhada, ou Hiking Boots, são muito utilizadas em todos os tipos de atividades de montanhismo. Elas são uma forma mais segura de tênis e podem ser usadas em locais que possuem um maior nível de dificuldade, como terrenos com imperfeições e trilhas longas. Suportam mais carga, e, devido a isso, são indicadas para iniciantes que precisam de mais suporte durante a caminhada.

As Backpacking Boots são as botas indicadas para trilhas de longa distância, que duram mais de um dia e têm obstáculos pelo caminho. Elas se adaptam às variações da trilha, podendo inclusive ser utilizadas para neve.

Tênis

Sim, os tênis são ótimos calçados para trilha! Mas é preciso saber escolher. Os tênis do tipo comum são indicados para trilhas mais amenas, com poucas imperfeições e variações de temperatura. São um tipo de calçado que não oferece estabilidade e segurança para carregar cargas pesadas, mas são flexíveis, confortáveis e maleáveis.

Já os tênis de corrida são ideais para trilhas no litoral. Não devem ser utilizados em caminhadas que possuem lama, ou possibilidade de chuva, pois são instáveis e podem causar quedas bruscas. Eles devem ser usados para a finalidade atlética do montanhismo, pois são muito leves e flexíveis.

Papetes

São calçados pequenos, confortáveis e leves, mas não são a melhor opção dos montanhistas. Como não podem ser utilizadas em qualquer tipo de trilha, as papetes muitas vezes são deixadas de lado. Mas elas podem ser uma ótima opção se combinadas com as botas, sendo utilizadas nos acampamentos e em trilhas curtas, que não possuem peso ou calor.

Viu só? É extremamente importante saber escolher o tipo ideal de calçado para trilha! Assim, você evitará surpresas durante o seu percurso. Vale lembrar que é preciso colocar a segurança em primeiro lugar, optando sempre por calçados de qualidade.

Agora que você já sabe qual o tipo de calçado usar, que tal começar a sua trilha? Então conheça 8 trilhas brasileiras imperdíveis e inicie sua aventura!