O período de volta às aulas pode ser um pouco mais difícil do que as pessoas pensam. Depois de um período de descanso para a mente e para o corpo, voltar a acordar cedo e reconquistar uma rotina de estudos pode não ser a tarefa mais simples do mundo.
 
A boa notícia é que você pode reconquistar essa rotina com mais facilidade. Quer saber como? Veja nossas dicas e comece a organizar os estudos agora mesmo.

#1 Tenha um plano de estudo

Traçar um objetivo ainda é uma ótima maneira de alcançá-lo – e isso não é diferente no caso dos estudos. Para ter sucesso na hora de parar e se dedicar aos livros, é bom ter um plano do que vai estudar por dia, quanto tempo, quais matérias merecem mais destaque e os outros detalhes que isso envolve.

#2 Sistematize os horários semanalmente

Ter em mente que horário do dia e que matérias você vai estudar pode ser muito bom, pois, além de organizar o seu dia, também faz com que você saiba qual o momento de parar.
 
Além disso, ter os horários estipulados por semana fazem com que o conteúdo não se acumule e você acabe precisando estudar desesperadamente antes da prova ou do vestibular. O reconmendado é estudar a aula que você teve no mesmo dia, o que é muito produtivo e ajuda a fixar o conteúdo com mais facilidade.

#3 Afaste-se das distrações

Estamos constantemente conectados, seja pelo WhatsApp, Facebook ou qualquer um dos diversos outros meios que tornam o ato de se concentrar mais difícil que o normal. Para conseguir render no tempo que você programou, é bom que você fuja um pouco dessas distrações, desligando o celular ou não tendo contato com ele no período de estudos.

#4 Conte com a ajuda de aplicativos para organizar seus estudos

A tecnologia também pode ser uma parceira nesse momento, ajudando você a se organizar e a gerir melhor o seu tempo. Para isso, você pode contar com a ajuda de alguns aplicativos gratuitos. Um deles é o Chains.cc, uma verdadeira ferramenta motivacional que ajuda você a “não quebrar a cadeia” e construir bons hábitos de estudo. Você também pode acompanhar o seu desenvolvimento e interagir com outras pessoas focadas no estudo.
 
Outra boa opção (e igualmente gratuita) é o Evernote, disponível para iOS, Android e Windows. Esse aplicativo ajuda a organizar as anotações, assim você consegue controlar melhor o que precisa estudar ou dúvidas para alinhar com os professores, por exemplo. 

#5 Aposte em um ambiente ideal

Ter um ambiente organizado pode parecer bobeira, mas ajuda muito. Assim você não se perde no meio da bagunça e consegue focar melhor.
 
Além disso, se esforce para que esse lugar seja devidamente iluminado e arejado, assim você não força a sua vida ou sente desconforto com o calor.

#6 Não abra mão de se divertir

Para ter bons resultados no estudo, é bom que a cabeça esteja boa, pois isso ajuda na assimilação e fixação dos conteúdos. Por isso, não abra mão de se divertir com os amigos, ter momentos de lazer e dar aquela volta de skate. Isso tudo é muito importante e pode ajudar você a conquistar resultados melhores.
 
Seguindo essas atitudes boas e práticas para organizar os estudos logo de cara, você não vai passar apertado no fim do semestre. E você, tem alguma dica bem-sucedida além das que compartilhamos aqui hoje? Então que tal compartilhar nos comentários e ajudar outras pessoas?