skate é mais do que um passatempo, um hobby ou um simples esporte. É um estilo de vida que acompanha os skatistas no seu dia a dia em características que vão desde o vestuário às gírias.

E na hora de comprar uma peça para ele ou até mesmo adquirir um modelo novo, é natural que você fique com dúvidas sobre qual escolher. Afinal, são tantas marcas de skate com preços, detalhes e personalizações diferenciadas, não é mesmo?

Foi pensando nisso que resolvemos listar as seis mais famosas e conhecidas por quem é amante da liberdade e adrenalina sobre rodas. Confira!

1. Element

No final dos anos 80, a parceria entre Johnny Schilleriff e um publicitário skatista amador mantinha uma marca de skates conhecida como Underworld Elemental.

Contudo, no início da década de 90 houve uma série de problemas internos, especialmente financeiros, que levaram a empresa à falência.

Porém, a paixão de Schilleriff pelo esporte o fez fundar no ano de 1992, na Califórnia, a Element, que tinha como intuito valorizar o universo sobre rodas por meio da arte, da segurança e da harmonia do praticante com o skate.

Não demorou muito para que ela se tornasse reconhecida e divulgada em diversos torneios. Contando, inclusive, com grandes nomes, como Chad Muska, Bucky Lasek e Bam Margera, entre os esportistas que vestiam a camisa da marca.

Atualmente, a empresa conta com uma linha de roupas e acessórios com uma pegada forte no estilo streetwear, além, é claro, do seu foco que são os trucks, as rodas, os rolamentos e um vasto leque de tábuas insólitas.

2. Flip

Mesmo tendo iniciado suas atividades no início dos anos 90 no Reino Unido, foi apenas em 1994 na Califórnia, a terra dos apaixonados por manobras, que a Flip se estabeleceu.

Lá, ela cravou sua história e seu peso entre as maiores marcas de skate do mundo, por trabalhar com foco em um quesito essencial: a qualidade dos seus produtos, principalmente rodas e shapes a nível profissional.

Não é à toa que dificilmente você escutará alguma reclamação de um skatista quando o assunto é a Flip.

Na verdade, ela é uma das poucas empresas não americanas a ter grande expressão no mercado mundial. Isso, principalmente, por causa de sua gigantesca legião de fãs que são apaixonados pelo seu preço mais acessível e pelo design de suas peças, que traz uma forte inspiração urbana com traços do grafite artístico.

Sua equipe de esportistas também não faz feio e conta com um grupo de feras como David Gonzales, Lance Montain, Ali Boulala e o brasileiro Luan de Oliveira.

Além disso, a marca é conhecida pela sua trilogia de vídeos — Sorry (2002), Reality Sorry (2003) e o Extremely Sorry (2009) — que são referências de produções institucionais.

3. Enjoi

A Enjoi é uma das marcas de skate que conquista, logo de cara, pelo seu logo. Isso porque o panda presente nela, com seus gráficos chamativos e coloridos, inevitavelmente atrai olhares curiosos.

Mas é a incrível variedade de shapes com tecnologia DSM para maior personalização, seja para o skatista amador ou profissional, que conquista os fãs ao redor do mundo. 

Com um time formado por Blue Turner, Mika Adamov e Thaynan Costa, a companhia foi a mais recente desta lista a ser fundada, tendo começado seus serviços em 2000, em Los Angeles, Califórnia.

Inicialmente, ela era dirigida pelo esportista Marc Johnson, que deu lugar, posteriormente, para Matt Eversole. Hoje, ela é comandada pela Dwindle Distribution, propriedade da Globe International.

4. Zero

Da cidade de Carlsbad, na Califórnia, para os quatro cantos do mundo. Esse é um resumo que define bem a Zero, a empresa comandada por Jamie Thomas que surgiu em 1996, com foco em produzir itens de vestuário, mas que viu a produção de equipamentos para skate despontar e se tornar o carro-chefe da marca.

Os shapes e as tábuas, por exemplo, são um detalhe à parte, sempre ganhando elogios pela durabilidade, força, estilo e execução.

O logo da marca, que conta com uma caveira e já ganhou três prêmios seguidos da Thrasher Magazine’s King of the Road Competition, reflete bem o espírito do empreendimento: coragem, garra e adrenalina.

Sentimentos que são inatos aos skatistas, que estão sempre se desafiando em busca de mais manobras radicais e celebrando a liberdade que a prancha sobre rodas proporciona. A equipe da Zero é liderada pelos esportistas Lindsey Robertson, Ryan Smith e Adrian Lopez.

5. Plan B

A Plan B foi fundada em 1991 por Devan Udall, Jackson Kontzer e Mike Ternasky — que faleceu em um acidente automobilístico dois anos depois.

Contudo, mesmo depois desse início turbulento, a empresa conseguiu se firmar na costa Mesa, Califórnia, e se tornar uma das mais conhecidas marcas de skate da história.

E isso se deve ao fato de que na direção da companhia estão dois skatistas profissionais, Danny Way e Colin Mckay, que buscaram incorporar as principais demandas dos praticantes da modalidade para o que eles ofereciam no mercado.

Como resultado, seus produtos trouxeram uma qualidade inquestionável que favorecia o desempenho de manobras e a destreza e habilidades individuais de cada pessoa.

Do ponto estético, a Plan B não é diferente. Seus shapes possuem um visual repleto de cores vivas e brilhantes que são facilmente reconhecidas em qualquer pista.

Dentro da equipe da marca existem duas categorias de esportistas: a amadora e a profissional. Na primeira, estão Scott Decenzo, Trevor McClung e Felipe Gustavo. Já na segunda, os nomes principais são Danny Way, Paul Rodriguez e Torey Pudwill.

6. Girl

Por fim, mas não menos importante, temos a Girl, uma empresa que iniciou suas atividades em 1993 e está sediada no condado de Los Angeles, em Torrance.

A marca, que é bastante conceituada no ramo, produz e comercializa todos os tipos de peças para skate, que incluem shapes, rolamentos e rodas, além de roupas e acessórios para skatistas.

Uma de suas características mais fortes é a presença em todos os seus produtos de cores fortes, colagens, grafismos, ilustrações e lettering.  Esses aspectos a fizeram famosa pelo visual eclético e despojado.

No time da Girl Skateboard estão nomes como Mike Carroll, Rick Howard, Sean Malto e Brandon Biebel.

E aí, gostou de saber mais sobre a história das mais famosas marcas de skate? Então, aproveite a nossa lista para escolher aquela que mais se adequa ao seu estilo de vida e que oferecerá as melhores opções de equipamento para a prática do esporte!

Também tem amigos que curtem skate? Então, compartilhe este texto com eles nas redes sociais!