Esqui e snowboard são dois esportes radicais, de neve, queridinhos dos aventureiros de plantão. Quem é apaixonado por esse universo está sempre em busca de novos lugares para praticar, ainda mais quando se trata dessas duas modalidades.

E na América Latina você pode conhecer lugares incríveis para isso. Mas quem vai ficar pelo Brasil não precisa se preocupar! Temos mais de uma estação de esqui para você.

Apesar de não ter neve, o Brasil possui pistas artificiais muito bem avaliadas. Para ajudar você na escolha de seu próximo destino de viagem, listamos 8 estações de esqui e snowboard, localizadas no Brasil e na América Latina.

Continue a leitura, arrume as malas e prepare-se para a sua próxima aventura!

1. Valle Nevado — Chile

Localizado a 46 quilômetros de Santiago (quase uma hora de viagem), o centro de esqui Valle Nevado é conhecido por ser o maior da América Latina. Com uma paisagem da Cordilheira dos Andes de tirar o fôlego, o local tem a vantagem de ser a pista com uma das neves de melhor qualidade do hemisfério sul do globo terrestre.

As agências de turismo de Santiago, principalmente, oferecem passeios para a região, com o aluguel de roupas incluído. Chegando lá, é possível optar pelo esqui ou pelo snowboard, sempre com a orientação de instrutores.

Também há um hotel no local, além de atrações como teleféricos, lojas, restaurantes, cinema e muitas outras opções de entretenimento.

2. Cerro Castor — Argentina

Cerro Castor é uma pista com 29 quilômetros de extensão, que fica na região de Ushuaia, no sul da Argentina. O cenário é ótimo para quem deseja praticar atividades radicais na neve, em pistas de extrema qualidade e munido de excelentes equipamentos.

Como a estação fica na cidade, é fácil mesclar os momentos de diversão dos esportes na neve com a ida a ótimos restaurantes e lojas com bons preços. Você pode, ainda, pegar o famoso “trem do fim do mundo”, que leva até uma estação postal, e ganhar um carimbo especial no passaporte por lá.

3. Chapelco — Argentina

Também na Argentina, a 20 quilômetros de San Martín de Los Andes, está o Centro de Esqui de Cerro Chapelco. O local oferece nada menos do que 24 pistas, com 30 quilômetros para a prática de esqui, e 12 meios de elevação.

O vilarejo de San Martín de Los Andes é pequeno e tem um ar acolhedor que encanta os visitantes. Com praias, mirantes e passeios que oferecem rafting e canoagem (no verão), o destino é indicado para quem gosta de aventura e quer fugir dos centros muito visitados por turistas.

4. Las Leñas — Argentina

Se você já sabe esquiar e gosta mesmo é de terrenos radicais para dar aquela emoção ao esporte, Las Leñas é perfeita. A estação fica longe de todas as cidades turísticas: 1.500 km de Buenos Aires, 500 km de Mendoza e 800 km de Córdoba. Ou seja: nada de destinos turísticos conhecidos nessa viagem.

É possível encontrar muitas pessoas esquiando na região, já que ela é considerada ideal para quem realmente quer curtir o esporte. São 65 quilômetros de solo esquiável, divididos em 29 pistas, sendo que algumas até possuem iluminação para aqueles que preferem praticar a atividade à noite.

O local tem alguns hotéis com boas opções de entretenimento e restaurantes, que servem desde comida mexicana até alemã.

5. Chillán — Chile

A Estação de Chillán tem 32 pistas de esqui e uma das vistas mais bonitas da América Latina. Rodeado de bosques, o lugar mescla verde e neve em um cenário encantador.

As pistas terminam no resort de mesmo nome, que tem piscinas de água termal prontas para acolher os turistas em um momento de relaxamento pós-esqui. Em Chillán também fica a maior pista da América do Sul, chamada Três Marias, com 13 quilômetros de extensão.

6. Farellones e El Colorado — Chile

A 32 quilômetros de distância de Santiago, esses são os centros mais práticos para quem vai ficar na capital chilena e não quer deixar de aproveitar um dia de esportes na neve. Farellones é um pequeno vilarejo com lindas casinhas de madeira — que o tornam muito estiloso e aconchegante.

O local foi um dos primeiros a ter uma pista de esqui, acessível a partir de um teleférico. Há mais de 120 quilômetros de pistas para todos os níveis: desde o iniciante até o expert. Além do esqui, é possível praticar outros esportes por lá, como a tirolesa e o tubing (uma boia para escorregar na neve e se divertir durante longas horas).

Próxima a Farellones está a estação El Colorado, situada entre duas aldeias que possuem uma excelente estrutura turística, com cafés, restaurantes, escola de esqui, loja para locação de equipamentos e até casas noturnas.

El Colorado tem mil hectares disponíveis para a realização de esportes, sendo 40 quilômetros esquiáveis, 22 pistas e 18 meios de elevação.

7. Le Canton — Brasil

Localizada na cidade de Teresópolis, no Rio de Janeiro, a Le Canton acaba não sendo muito conhecida no Brasil. Mas trata-se de uma excelente alternativa para quem quer praticar snowboard e esqui sem precisar deixar o país.

A estação artificial tem uma pista de 60 metros, que permite manobras radicais e treinos para quando chegar a hora de esquiar em uma estação na Argentina ou no Chile.

8. Ski Mountain Park — Brasil

O Ski Mountain Park fica em São Roque, no interior de São Paulo, e é o mais conhecido para a prática de esqui no Brasil. Em uma pista feita com polietileno, os praticantes podem se sentir na neve, já que a sensação é a de estar esquiando no clima frio.

Lá, é possível praticar esqui e snowboard, além de participar dos eventos e festivais que o local promove para incentivar a prática da atividade no país.

Como você pôde ver, na Argentina e no Chile estão localizadas as melhores estações de esqui e snowboard, mas no Brasil também é possível praticar esses esportes. A dica é visitar as pistas nacionais, treinar bastante e programar uma viagem para colocar tudo em prática.

E então, pronto para esquiar? Compartilhe este conteúdo nas redes sociais e convide seus amigos para uma aventura gelada!